Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

VPS ou Dedicado sem cPanel


LeandroRS

Posts Recomendados

Olá amigos!

É possível hospedar vários sites num VPS ou Dedicado sem usar um painel como o cPanel?

Atualmente uso um VPS com cPanel, mas queria cortar custos e daí minha dúvida.

Pergunto pois sempre usei cPanel. Acho que provê inúmeras facilidades e até recursos de segurança. Será que compensa economizar com a licença cPanel e deixar de usá-lo? Dá para hospedar diversos sites no mesmo VPS ou Dedicado sem usar o cPanel para gerir as contas / sites?

Obrigado ;-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem alternativas gratuitas ao cPanel: Kloxo, zPanel, Webmin entre outros. Porém, precisa saber configurar e necessitam de alguns requisitos.

Uma outra alternativa seria a contratação de servidores onde já incluem a licença cPanel na mensalidade, claro, se não estiver em um preço muito alto. (Posso indicar empresas americanas se desejar).

O investimento no cPanel é bom, sim. Mas com alta do dólar é realmente necessário pensar em formas de economizar sem perder muito da qualidade! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Claudio disse:

Existem alternativas gratuitas ao cPanel: Kloxo, zPanel, Webmin entre outros. Porém, precisa saber configurar e necessitam de alguns requisitos.

Uma outra alternativa seria a contratação de servidores onde já incluem a licença cPanel na mensalidade, claro, se não estiver em um preço muito alto. (Posso indicar empresas americanas se desejar).

O investimento no cPanel é bom, sim. Mas com alta do dólar é realmente necessário pensar em formas de economizar sem perder muito da qualidade! :)

Pois é... há tempos eu deixei de trabalhar com hospedagem devido a todos os percalços resultantes de não possuir estrutura própria e sempre depender de equipamentos de terceiros, ficando refém tanto da qualidade e eficiência deles quanto do preço praticado.

Com isso, passei há alguns anos a utilizar o servidor contratado apenas para manter meus portais, onde tiro rendimento da publicidade, porém, apesar de o número de acessos continuar crescente, embora tenha sido difícil enfrentam e superar o advento do Facebook que "roubou" o público dos sites geradores de conteúdo útil, apesar de números animadores na audiência, infelizmente continuo com uma crescente queda no faturamento, recebendo hoje cerca de menos de 40 a 50 % do que recebia em 2015.

Logo, recebendo menos da metade e tendo que manter os mesmos gastos, ou até mesmo com gastos maiores, visto que os meus domínios internacionais dobraram de preço e os custos de hospedagem também subiram (embora hospede atualmente num cloudserver no Brasil), as contas não estão fechando e estão me obrigando a procurar meios e cortar custos.

Não gostaria de sair do cloud (ou do VPS) para ir para um "plano de revenda" onde poderia hospedar todos os meus sites, pois tenho receio de o mesmo não "aguentar o tranco". Por isso, procuro uma forma de me manter no Cloudserver ou num VPS, porém, reduzindo meus custos atuais.

Hoje, tenho:

Citar
  • 2 vCPUs Intel(R) Xeon(R) CPU X5560 @ 2.80GHz;
  • 3Gb de RAM;
  • 60Gb de HDD;
  • 15mbps de Link;
  • SO CentOS 6.7 x64;
  • WHM/cPanel;
  • Custo mensal de R$ 155,00 que será reajustado este mês para R$ 175,00

Com o que faturo com meus sites hoje, estou "trocando figurinha", se é que me entendem... por isso pensei em deixar o cPanel de lado para economizar pelo menos uns R$ 35~40 por mês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, LeandroRS disse:

Pois é... há tempos eu deixei de trabalhar com hospedagem devido a todos os percalços resultantes de não possuir estrutura própria e sempre depender de equipamentos de terceiros, ficando refém tanto da qualidade e eficiência deles quanto do preço praticado.

Com isso, passei há alguns anos a utilizar o servidor contratado apenas para manter meus portais, onde tiro rendimento da publicidade, porém, apesar de o número de acessos continuar crescente, embora tenha sido difícil enfrentam e superar o advento do Facebook que "roubou" o público dos sites geradores de conteúdo útil, apesar de números animadores na audiência, infelizmente continuo com uma crescente queda no faturamento, recebendo hoje cerca de menos de 40 a 50 % do que recebia em 2015.

Logo, recebendo menos da metade e tendo que manter os mesmos gastos, ou até mesmo com gastos maiores, visto que os meus domínios internacionais dobraram de preço e os custos de hospedagem também subiram (embora hospede atualmente num cloudserver no Brasil), as contas não estão fechando e estão me obrigando a procurar meios e cortar custos.

Não gostaria de sair do cloud (ou do VPS) para ir para um "plano de revenda" onde poderia hospedar todos os meus sites, pois tenho receio de o mesmo não "aguentar o tranco". Por isso, procuro uma forma de me manter no Cloudserver ou num VPS, porém, reduzindo meus custos atuais.

Hoje, tenho:

Com o que faturo com meus sites hoje, estou "trocando figurinha", se é que me entendem... por isso pensei em deixar o cPanel de lado para economizar pelo menos uns R$ 35~40 por mês.

Compreendo.
Os amigos acima citaram outras alternativas, eu nunca usei em produção, os mais experientes com essas ferramentas a cima disseram que este é bom:

 

1 hora atrás, Thiago Sabaia disse:

CentOS Web Panel

Você pode estar pesquisando sobre ele aqui mesmo no fórum Se trocar pelo cPanel sua economia será de R$ 60,00, em média.

Site: http://centos-webpanel.com/

Demo: http://centos-webpanel.com/demo

Antes de tomar qualquer atitude para troca de gerenciador de arquivos, leia bastante a documentação, experiência dos colegas, pesquise bastante para não fazer trabalho em vão e ter certeza de que quer isso. O CWP é gratuito. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já conhecia alguns, mas o Centos Web Panel realmente parece muito bom e não está "abandonado" como alguns outros painéis.

Mas no caso do tópico em questão, eu gostaria de saber se há como administrar um dedicado ou VPS (ou ainda um cloudserver) sem o cPanel ou sem um gestor deste tipo.

Obrigado amigos ;-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?