Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Por que somente a registro.br é detentora dos domínios nacionais?


tiagocaus

Posts Recomendados

Por que somente a registro.br é detentora dos domínios nacionais?

Com serviços arcaicos "ter a necessidade de enviar cartas!!!", não ter a capacidade de poder criar um modulo para o WHMCS. Pelo que sei foi um grupo de pessoas que se dispôs a fazer.

 

Porque não pode haver concorrência de empresa similar a registros internacionais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas em todos os domínios são assim.

TLDs .net .com e .name, se não me engano, são todos operadoras pela Verisign, que então revende para outros, que vende para os clientes.

A Verisign também não oferece módulos para WHMCS, somente uma API para provedores, que é o que o registro.br oferece.

Se você se tornar PROVEDOR, aí sim poderá criar um módulo e integrar com seu sistema. Se não temos revendas nacionais de domínios tipo ResellBiz Brasil, é porque não tem muito interesse, já que a margem é pequena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que a Internic seja o similar no registro.br, quem cria os módulos não são a Internic ou o Registro.br, são os intermediadores, mas de fato o registro.br está muito atrás, talvez porque está no brasil, porque ao menos o nome do diretor é de peso, Demi - o sobre nome não sei - algo como Getschko.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, tiagocaus said:

Por que somente a registro.br é detentora dos domínios nacionais?

Com serviços arcaicos "ter a necessidade de enviar cartas!!!", não ter a capacidade de poder criar um modulo para o WHMCS. Pelo que sei foi um grupo de pessoas que se dispôs a fazer.

 

Porque não pode haver concorrência de empresa similar a registros internacionais?

Porque somente a Verisign é detentora dos domínios .com e .net ? Um registro de domínios precisa garantir unicidade (ex: só pode existir um google.com), e isso só se consegue com uma única organização. O que é diferente de .com/.net para .br é que a Verisign não vende diretamente ao titular, apenas por canais de venda homologados pela ICANN, enquanto o Registro.br tanto vende diretamente quanto via canais de venda, mas não requer que esses canais de venda sejam homologados pela ICANN. Não há concorrência no .com/.net, que são administrados exclusivamente pela Verisign. 

Sua informação sobre o módulo está errada; sua primeira versão foi escrita totalmente por mim, que sou funcionário, e serviu de base para um redesenvolvimento do zero feito por outro funcionário, o Flávio Yanai, com algumas contribuições minhas. Hoje o módulo tem algumas contribuições de usuários, mas ainda é pouco; o objetivo de publicar em open-source (o que você vai notar é muito raro no mundo de domínios, que em geral fecha e codifica os programas) era que a comunidade participasse mais do desenvolvimento. 

Veja o log de commits no GitHub antes de afirmar esse tipo de coisa: https://github.com/registrobr/whmcs-registrobr-epp/commits/master

E no que você quiser ajudar, é só dar fork, fazer alterações ou incluir novos recursos, e será incorporado ao código... 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, jgmoura disse:

Acredito que a Internic seja o similar no registro.br, quem cria os módulos não são a Internic ou o Registro.br, são os intermediadores, mas de fato o registro.br está muito atrás, talvez porque está no brasil, porque ao menos o nome do diretor é de peso, Demi - o sobre nome não sei - algo como Getschko.

Demi Getschko https://pt.wikipedia.org/wiki/Demi_Getschko

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutes ago, jgmoura said:

Acredito que a Internic seja o similar no registro.br, quem cria os módulos não são a Internic ou o Registro.br, são os intermediadores, mas de fato o registro.br está muito atrás, talvez porque está no brasil, porque ao menos o nome do diretor é de peso, Demi - o sobre nome não sei - algo como Getschko.

Na verdade o similar ao Internic (ICANN) é o CGI.br. O similar ao Registro.br é a Verisign, e quem escreveu grande parte do módulo de .br para WHMCS foram sim funcionários do NIC.br (Registro.br é o nome do serviço, a empresa é o NIC.br). 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em todo mundo é assim, a diferença é que as regras e formas de trabalhar são diferentes.

Para mim os 2 pontos chatos da Registro.br é a transferência de domínios e a questão do CPF vinculado a conta. 

 Super T Host | Revenda de Hospedagem SSD a partir de R$ 59,95 por mês
 Utilize o cupom PDH e ganhe 60% de desconto nos 3 primeiros meses nos planos de Revenda.
 www.superthost.com.br - WhatsApp 21 4125 4334

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minute ago, Thiago Sabaia said:

Em todo mundo é assim, a diferença é que as regras e formas de trabalhar são diferentes.

Para mim os 2 pontos chatos da Registro.br é a transferência de domínios e a questão do CPF vinculado a conta. 

A transferência de domínios é fruto do modelo jurídico brasileiro; no modelo norte-americano e de vários outros países onde se aplica a "Common Law", se alguém disser que tem direito a transferir um domínio as empresas podem aceitar isso como verdade, e se não for quem disse que tinha mas não tinha que paga o pato. A palavra do cidadão comum tem fé pública. 

No Brasil, somente os cartórios tem fé pública... e daí vem os procedimentos de transferência de domínios, de cancelamento de domínio, de reabilitação de ID... 

O CPF vinculado você se refere ao quê exatamente ? Eu pensei em duas questões diferentes e queria ver qual a que pega para você... 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, rubensk disse:

O CPF vinculado você se refere ao quê exatamente ? Eu pensei em duas questões diferentes e queria ver qual a que pega para você... 

Você registra um domínio .br em uma empresa, ai quando vai registrar o segundo em outra não consegue pois o CPF já está vinculado na conta do Registro.br do primeiro lugar que você registrou.

 Super T Host | Revenda de Hospedagem SSD a partir de R$ 59,95 por mês
 Utilize o cupom PDH e ganhe 60% de desconto nos 3 primeiros meses nos planos de Revenda.
 www.superthost.com.br - WhatsApp 21 4125 4334

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Just now, Thiago Sabaia said:

Você registra um domínio .br em uma empresa, ai quando vai registrar o segundo em outra não consegue pois o CPF já está vinculado na conta do Registro.br do primeiro lugar que você registrou.

Isso tem dois vértices: modelo de canais de venda e questões de segurança. Na parte de canais, isso existe para atrair os canais a trazerem clientes... na parte de segurança, a que um cliente não tenha algum domínio constrangedor registrado em seu CPF/CNPJ, por exemplo a-record-e-uma-droga.com.br registrado no CNPJ da Globo. 

Tanto isso quanto a transferência seria muito facilitada por e-CPF/e-CNPJ, se funcionasse a parte de assinaturas da ICP-Brasil (que na prática não funciona de forma interoperável) e se todo mundo tivesse e-CPF/e-CNPJ e os registrars aceitassem isso nas transações. 

Enquanto isso não acontece, temos olhado alternativas para permitir um uso mais simples de vários registrars, inclusive para aumentar a competição e beneficiar o consumidor. Notar que hoje já é possível cancelar usar o Registro.br poucos dias após registrar um domínio com um provedor de serviços, e notamos que isso é o mais usado ao invés de esperar 60 dias para registrar em outro lugar. 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?