Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Script Uptime + SMS ilimitado + Emails = Grátis


Posts Recomendados

Olá pessoal... a alguns anos atrás eu achei uma ferramenta (script) gratuita de envio de sms e email (não faz medição de uptime) integrada a agenda do google que é disparada quando seu site fica offline. Ela era razoável e dava alguns falsos positivos em qualquer situação.

 

Ela envia o SMS para o telefone cadastrado na conta Google, envia email e deixa salvo os dois momentos em sua agenda, horário que caiu e horário que ficou online novamente.

 

Ela foi atualizada pelos desenvolvedores e está 200% melhor, apenas meus servidores do azure (que não aceitam nem ping) que não funciona de forma alguma, sms o dia inteiro.

 

Vou postar o tutorial aqui e colocar os créditos no final.

 

Requisitos:

 

  • Conta do Google (free ou paga)
  • Celular para SMS
  • Site(s) para ser(em) monitorado(s), óbvio! (pode ser site, ip, dns, etc., ilimitados no mesmo script)

Segue o tutorial em portunhês...

 

Website Monitor HD

 

Você tem um site ou um blog? Gostaria de receber alertas instantâneos, logo que o seu site vai para baixo ou se torna inacessível para os usuários? Gostaria de receber esses alertas de downtime por e-mail, mensagens de texto em seu telefone celular, ou ambos?
 
A maioria dos proprietários de sites utilizam "freemium" serviços de monitoramento de website  para rastrear o tempo de inatividade e tempo de atividade de seus sites. Estes serviços têm planos gratuitos, mas são muitas vezes obrigados a atualizar para a versão premium para ilimitados alertas de e-mail ou SMS ou se você gostaria de monitorar um grande número de websites. Essa é uma alternativa gratuita.
 
Construa seu próprio monitor de Uptime

Você pode usar o Google Spreadsheets para monitorar o status de seu site(s) e, ao contrário dos serviços comerciais, o Google não impõe restrições. Você pode acompanhar qualquer número de sites e vai enviar por alertas de e-mail/texto em caso de quaisquer problema. O monitor site é escrito com Scripts do Google e é absolutamente livre também.

Veja como você vai rapidamente configurar o Google Docs para monitorar o tempo de atividade/inatividade do seu site(s). Isso tem que ser feito apenas uma vez e a planilha irá monitorar continuamente todos os seus sites em 2° plano.

Vamos começar:

website-monitor-sms.png

  1. Registe-se à sua conta Google e, em seguida, clique aqui  para copiar esta folha Google em seu Google Drive. Você pode usar o Gmail ou sua conta do Google Apps para assinar-la.
  2. Coloque suas URLs de sites na célula B2 (separados por vírgula) e seu endereço de e-mail na célula B3. Se você deseja receber alertas por mensagens de texto , coloque Sim na célula B4.
  3. Você vai encontrar um novo menu Website Monitor em sua barra de ferramentas Google Sheets. Clique em Inicializar e você vai ter um pop-up pedindo autorização. Conceder o acesso necessário.
  4. Vá para o menu Website Monitor novamente e escolha "Start Website Monitor" para iniciar o processo de monitoramento. Feche a folha de Google.

É isso aí. A folha Google vai monitorar o seu site em segundo plano em intervalos de 5 minutos e vai enviar alertas sempre que tenha problemas para acessar o site. Se o problema for resolvido, você terá outra notificação dizendo que "tudo está bem".

Os tempos de atividade e inatividade são registrados na mesma planilha do Google para que você possa usar esses dados para analisar o desempenho de sua empresa de hospedagem web, servidor, etc.

Como Website Monitor funciona com o Google Docs

Internamente, há um simples  script Google  anexado à ficha de Google que faz o monitoramento.

O script aciona a cada 5 minutos e, em seguida, tenta buscar o seu site usando URLFetchApp.fetch, um serviço semelhante ao Google wget ou curl. Se o código de resposta HTTP for diferente de 200, isso indica que há um problema com o seu site e um alerta de e-mail é enviado.

Envio de SMS Alertas via Google Docs

Google Apps Script pode enviar mensagens de e-mail, mas o script utiliza uma solução alternativa para o envio de mensagens de texto.

Ele cria um evento no seu Calendário Google, mas com um lembrete de SMS - o evento está programado para expirar em 30 segundos e, portanto, você recebe um alerta instantâneas de texto em seu celular. Se você não está recebendo alertas de texto em seu telefone, certifique-se de que seu número de telefone está associado com o Google Calendar.

Update: Se você está recebendo email " ScriptDb está desativada" é porque você está usando a versão mais antiga do programa Website Monitor HD. Google Apps Script já não suporta o serviço ScriptDB e ele irá enviar um e-mail, como um resumo diário com o título "Resumo de falhas para o Google Apps Script." O que você precisa fazer é parar o script e fazer uma nova cópia da folha Google Monitor que é ligada acima.

É isso ai... Script simples, mas que já me alertou algumas vezes por sms quando estava sem 3G no local. Vale a pena testar!

 

Versão atual 4.0

 

Créditos: http://www.labnol.org/internet/website-uptime-monitor/21060/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho interesse em desenvolver uma solução igual porém paga. Vocês teriam interesse em comprar?

Se for "igual" não haveria necessidade de comprar. Essa é grátis, com sms grátis, relatório grátis, quantidade de sites/servers grátis.

Se for dessa forma, porém com menos falsos positivos seria de se pensar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?