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SEO na prática [TUTORIAL]


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Fala galera do Portal do Host, meu nome é Hugo e sou fundador da agência Boldag, somos consultores de Marketing Digital, e por quê to me apresentando? Pra vocês conhecerem mais um pouco do meu trabalho antes de iniciarmos o tutorial de SEO.
 
Para muitas empresas, o SEO é um bixo papão pois não desenvolvem estratégias especializadas, não realizam busca de palavras-chave, não analisam a concorrência e o principal fator: não se aproveitam do ponto fraco delas.
 
Mas eu vim aqui mostrar a vocês que não é bem assim, só basta focar no planejamento e desenvolver ele de forma bem feito que com certeza, você terá sucesso. Falando nisso, eu já fiz um tutorial sobre SEO aqui no fórum, se quiserem dá uma olhada:
 
Mas bora parar de enrolar e iniciar nosso tutorial, começarei com uma introdução do que seria o "SEO 2015". Bom, o SEO lá em 2012/2013 ainda era mais tranquilo pra rankear, você caçava palavras-chave e utilizaria técnicas de SEO On Page e pronto. O problema é que o algoritmo do Google foi se aperfeiçoando cada vez mais e a coisa dificultou. Então, vim aqui para mostrar mais ou menos como você trabalharia no SEO do seu site nos dias de hoje.
 
1.Feijão com Arroz 
 
Trabalhe na parte On Page como você sempre trabalhou:
 
• Título do seu site
• Descrição do site
• H1, H2, H3, H4, H5 e H6, utilize-os 
• Robots.txt
• Sitemap 
• Otimização das imagens
 
Sim, isso é o básico que você deve fazer para otimizar o primórdio do SEO no seu site!
 
1.1.Título do seu site
 
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Aí fica seu título da página, trabalhe sempre com a descrição antes da sua marca, o exemplo tá acima. 
 
Observação: se você utiliza WordPress, instale o plugin WordPress SEO do Yoast e lá ele vai indicar por onde configurar.
 
1.2.Descrição do site
 
A descrição é um ponto importante, não esqueça disso "A descrição é um ponto muito importante". Aqui, você vai trabalhar tanto no Marketing do negócio quanto na sua Palavra-Chave, ou seja otimização.
 
RQYsRuP.jpg
 
Note que utilizei a Palavra-Chave Marketing Digital, pois o nicho do site se trata disso e o SEO trabalhado na descrição mostra que quero receber visitantes que procuram sobre Marketing Digital, isso é muito básico e espero que você já tenha feito no seu site.
 
1.3.H1, H2, H3, H4, H5 e H6, utilize-os 
 
Por que essas tags são importantes? Porquê o algoritmo do Google destaca isso como um fator de destaque para conteúdos em artigos, títulos e etc. 
 
QEaMtCr.jpg
 
1.4.Robots.txt
 
Você vai utilizar o Robots.txt para avisar aos buscadores o que deve e o que não se deve indexar. Vamos ao exemplo:

User-agent: * (O asterisco libera a todos buscadores indexarem)
	 Disallow: /index.php //Isso quer dizer que a index.php será bloqueada.
	 Allow: /blog.php //Isso quer dizer que o blog.php vai ser liberado.
	 Disallow: /Admin //Isso quer dizer que a pasta inteira admin vai ser bloqueada.

Sim, mas como isso seria aplicado ao meu site? Simples, dê uma olhada na imagem abaixo:

 

y52EuA7.jpg

 

Abra um bloco de notas, copie e cole e vá configurando á sua necessidade e depois salve na pasta do seu site. 

 

1.5.Sitemap

 

Sitemap é um ponto também muito importante do SEO, pois é onde você vai solicitar as indexações de suas páginas, artigos, conteúdo... Mas como faz? 

 

5AHQsbQ.jpg

Você vai no link que tá na imagem e configurar á sua necessidade, é simples, depois de instalar o arquivo você vai transferir para a pasta do seu site. 

 

Tem que ficar assim: www.siteteste.com/sitemap.xml 

 

Observação: vá até o Ferramentas para webmasters do Google, lá cadastre seu site e envie seu Sitemap para realizar o rastreamento.

 

1.6.Otimização das imagens

 

Vou mostrar na prática que fica bem mais esclarecedor:

 

9Zciqg0.jpg

 

Essa prática tem que ocorrer, não esqueça! 

 

Pronto, finalizamos a parte mais básica do SEO, próximo passo:

 

2.Off-Page

 

Essa parte seria mais a parte "Qualitativa" da empresa, ou seja, conteúdo e como você trabalha com links/parcerias. 

 

Vamos lá

 

2.1.Link Building

 

LINK BUILDINGGGGGGGGGGGG, LEMBRE-SE!!!

 

Por que eu destaquei? Porquê é um fator muito muito muito importante para o Google, pois é onde você recebe autoria pelo seu conteúdo, serviço ou produto. Você recebe links de autoridade e assim os buscadores reconhecem isso e lhe rankeiam bem.

 

Jamais faça: diretório de links, apelação de links com parcerias sem nexo algum, links de sites com nicho nada a ver com o seu, vá com calma com links âncoras dentro do seu site (Link Juice) e vários outros fatores, onde recomendo você comprar o livro "Arte do SEO".

 

A maneira mais fácil para conseguir Link Building é fechando parcerias, guest posts e criando conteúdo de qualidade focado em pessoas ou grupos, quanto mais pessoas você atingir, mais otimizado fica sua estratégia de links. 

 

Dica: procure sempre tentar fazer o melhor no seu site, nada de técnicas Black Hat, ofereça conteúdo, serviço ou produto de qualidade e inovador

 

2.2.Autoridade

 

Sim, é importante você trabalhar a autoridade sempre da maneira mais correta e objetiva. Vamos lá, como assim Hugo? Vou dá algumas dicas logo abaixo:

 

#1 - Realize cadastros nas mídias sociais e foque tanto no Marketing Pessoal quanto no produto ou serviço, página da sua empresa, instagram, pinterest, linkedin, google+ e assim vai;

 

#2 - Crie um conteúdo, seja ele um livro digital (e-book) de como "Aumentar a velocidade do seu site" até um vídeo no canal da sua empresa ou até um curso mesmo;

 

#3 - Desenvolva um relacionamento com os clientes, visitantes, prospects, leads e etc, pra isso recomendo um trabalho em Email Marketing;

 

#4 e a mais importante - produza, trabalhe, produza, trabalhe e os resultados aparecerão.

 

Nunca esqueça que SEO é com um tempo que você receberá resultados, então não se avexe não e faça o melhor!

 

Galera, termino por aqui e quero saber de vocês se posso continuar com os tutoriais sobre SEO, o próximo eu quero incluir um vídeo explicando análise de concorrência e como fazer isso na prática.

 

Um abraço e até mais  :D

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Obrigado a todos pelo feedback, vou está em constante atualização de tutoriais sobre Marketing Digital aqui no fórum :D

 

 

Alguns pontos estão desatualizados para o algoritmo atual do Google. Mas valeu pela iniciativa pra galera.

 

Os que eu citei, não. O que está desatualizado no algoritmo são as Meta Keywords, mas as técnicas citadas são válidas sim. Abraço! 

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Os que eu citei, não. O que está desatualizado no algoritmo são as Meta Keywords, mas as técnicas citadas são válidas sim. Abraço! 

 

Como eu disse, alguns dos pontos/técnicas citados estão desatualizados, não disse que estão inválidas.

 

Vou citar alguns exemplos:

  • Você esqueceu do principal para o motor de busca: o conteúdo dentro do próprio site (ebook não ajuda no SEO, ajuda na conversão, são coisas totalmente diferentes).
  • Se tratando do Google, o sitemap não precisa se chamar "sitemap.xml", apenas precisa ser enviado para a ferramenta de webmasters corretamente.
  • O Google leva em consideração a velocidade de carregamento do seu site para posicioná-lo. E o usuário também tem um limite de espera (se seu site demora mais de 8 segundos pra abrir, você vai ter uma taxa de rejeição altíssima).
  • O Google verifica se seu site é "mobile" (é responsivo ou tem uma versão para dispositivos móveis) e faz um posicionamento diferenciado para buscas em aparelhos móveis.
  • O Google não leva mais tanto em consideração atributos alt em imagens. E o atributo title em imagens não influência em nada.
E ainda tem muuuuitas outras coisas que não citei. Quem dera se SEO fosse simples assim ;)
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Obrigado novamente pelo feedback, continuarei com os tutoriais  ;)

 

 

Como eu disse, alguns dos pontos/técnicas citados estão desatualizados, não disse que estão inválidas.

 

Vou citar alguns exemplos:

  • Você esqueceu do principal para o motor de busca: o conteúdo dentro do próprio site (ebook não ajuda no SEO, ajuda na conversão, são coisas totalmente diferentes).
  • Se tratando do Google, o sitemap não precisa se chamar "sitemap.xml", apenas precisa ser enviado para a ferramenta de webmasters corretamente.
  • O Google leva em consideração a velocidade de carregamento do seu site para posicioná-lo. E o usuário também tem um limite de espera (se seu site demora mais de 8 segundos pra abrir, você vai ter uma taxa de rejeição altíssima).
  • O Google verifica se seu site é "mobile" (é responsivo ou tem uma versão para dispositivos móveis) e faz um posicionamento diferenciado para buscas em aparelhos móveis.
  • O Google não leva mais tanto em consideração atributos alt em imagens. E o atributo title em imagens não influência em nada.
E ainda tem muuuuitas outras coisas que não citei. Quem dera se SEO fosse simples assim ;)

 

 

Opa, se você ler novamente o tutorial vai ver que só especifiquei o básico do SEO e no final perguntei se poderia continuar com os tutoriais justamente para aprofundar o assunto. Além disso, os atributos de imagens são sim, super válidos e não se engane em relação a isso, SEO é um conjunto de todo trabalho planejado.

 

Aí vai um link do Yoast (especialista avançado em SEO, criador do plugin WordPress SEO): https://yoast.com/image-seo/

 

Em relação ao e-book , eu falo para você desenvolver um conteúdo e obter autoridade, assim ganhando reconhecimento no seu nicho (uma maneira prática de se obter links, o que são muito importantes para o SEO). 

 

Observação: a data da postagem do Yoast foi em 14 de janeiro de 2015, fica claro que não transmitiria informações inválidas para vocês aqui no fórum de maneira alguma, até porquê minha agência trabalha com isso. 

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