Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ética na venda de módulos.


Posts Recomendados

Prezados,

 

em 2012 fiz a compra de um módulo de pagamento. No momento da compra não tinha nenhuma informação referente a pagamentos para receber as atualizações.

Tanto que recebi as atualizações normalmente durante os anos de 2012, 2013 e 2014.

 

Hoje recebi uma notificação de um cliente referente a erro no módulo de pagamento.

 

Ao verificar o erro, fui até a página em que comprei para baixar a última versão do módulo.

Para minha surpresa não tinha mais nenhuma atualização.

 

Ao entrar em contato com o suporte desta empresa situada no brasil e devidamente inscrita em seu CNPJ, fui informado de que deveria pagar uma taxa de R$ 100,00 para receber as atualizações.

 

Pois bem, recebi durante 3 anos as atualizações, no momento da compra não fui informado sobre renovação para receber atualizações e também não recebi nenhuma notificação de mudança nos termos de uso bem como contrato de adesão.

 

Acredito que esta cobrança é abusiva visto que de uma hora para outra estão querendo me cobrar por algo que não tinha sido informado previamente ou descrito em termos.

 

Sei que é padrão de módulos whmcs esta prática de cobrar anualmente, mas implantar isto sem avisar o cliente e o mesmo sem ter de aceitar as mudanças no termo de maneira online é extremamente abusivo.

 

Clientes antigos devem ser valorizados e seu plano mantido.

 

Eu faço tudo certinho em minha empresa, com contrato e versões dos contratos, se algo muda notificamos todos os clientes e todos tem de aceitar para continuar utilizando o serviço. Muitas empresas de telecomunicação foram notificadas e multadas pelo PROCON pela mesma prática de mudar valores/contrato sem aceitação e aviso prévio. Agora simplesmente querer cobrar de maneira repentina é algo de empresa de fundo de quintal que passa fome. Desculpem o desabafo..

 

 

Qual é a sua opinião referente a isso?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos módulos que comercializo informo o prazo de 12 meses de suporte/atualizações incluso no preço.

 

edvancombr_2015_03_13.jpg
 
Não tem como manter um produto sem atualizações pagando um preço único de R$ 100,00 para toda vida.
 
Agora se for um erro no módulo eu efetuo a correção sem custos, agora já para atualizações eu negocio e ofereço um desconto na renovação.... deixando claro que o módulo não irá expirar ou perder funcionalidades apenas o cliente não terá suporte/atualizações.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados,

 

em 2012 fiz a compra de um módulo de pagamento. No momento da compra não tinha nenhuma informação referente a pagamentos para receber as atualizações.

Tanto que recebi as atualizações normalmente durante os anos de 2012, 2013 e 2014.

 

Hoje recebi uma notificação de um cliente referente a erro no módulo de pagamento.

 

Ao verificar o erro, fui até a página em que comprei para baixar a última versão do módulo.

Para minha surpresa não tinha mais nenhuma atualização.

 

Ao entrar em contato com o suporte desta empresa situada no brasil e devidamente inscrita em seu CNPJ, fui informado de que deveria pagar uma taxa de R$ 100,00 para receber as atualizações.

 

Pois bem, recebi durante 3 anos as atualizações, no momento da compra não fui informado sobre renovação para receber atualizações e também não recebi nenhuma notificação de mudança nos termos de uso bem como contrato de adesão.

 

Acredito que esta cobrança é abusiva visto que de uma hora para outra estão querendo me cobrar por algo que não tinha sido informado previamente ou descrito em termos.

 

Sei que é padrão de módulos whmcs esta prática de cobrar anualmente, mas implantar isto sem avisar o cliente e o mesmo sem ter de aceitar as mudanças no termo de maneira online é extremamente abusivo.

 

Clientes antigos devem ser valorizados e seu plano mantido.

 

Eu faço tudo certinho em minha empresa, com contrato e versões dos contratos, se algo muda notificamos todos os clientes e todos tem de aceitar para continuar utilizando o serviço. Muitas empresas de telecomunicação foram notificadas e multadas pelo PROCON pela mesma prática de mudar valores/contrato sem aceitação e aviso prévio. Agora simplesmente querer cobrar de maneira repentina é algo de empresa de fundo de quintal que passa fome. Desculpem o desabafo..

 

 

Qual é a sua opinião referente a isso?

 

Vou te dar minha opinião como programador e aluno da área de Ciência da Computação, não entrando no mérito de empresa nem nada. Querer um software, e suas respectivas atualizações e suporte para toda a vida por um valor baixo e fixo é um pouco absurdo, não acha não? Eu acho que faltou uma falta de valorização do programador pelo seu lado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com ambos. Mas no caso do Edvan, ele avisa no próprio site..

Mas nesse caso pecaram na falta de avisos e perda de funcionalidade.

E também depende muito do valor do módulo comercializado, esses aí são baratos.

 

No caso, me enviaram a correção dos arquivos e informaram a atualização de preços para clientes antigos. então a empresa solucionou o problema em questão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou te dar minha opinião como programador e aluno da área de Ciência da Computação, não entrando no mérito de empresa nem nada. Querer um software, e suas respectivas atualizações e suporte para toda a vida por um valor baixo e fixo é um pouco absurdo, não acha não? Eu acho que faltou uma falta de valorização do programador pelo seu lado.

Concordo. Isso tudo é uma questão de termos de serviço bem explicado e bom senso do comprador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É igual carro, você não compra um carro e terá garantia e troca de oleo grátis para o resto da vida.

 Super T Host | Revenda de Hospedagem SSD a partir de R$ 59,95 por mês
 Utilize o cupom PDH e ganhe 60% de desconto nos 3 primeiros meses nos planos de Revenda.
 www.superthost.com.br - WhatsApp 21 4125 4334

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, ia ser legal não precisar comprar mais pneus, óleo, pastilha, amortecedor.

O risco que a Indústria automobilística corre é de um concorrente chinês fornecer isso gratuito.

No nosso caso, lançar uma versão do módulo open-source.

O mercado é algo meio brutal.. :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, ia ser legal não precisar comprar mais pneus, óleo, pastilha, amortecedor.

O risco que a Indústria automobilística corre é de um concorrente chinês fornecer isso gratuito.

No nosso caso, lançar uma versão do módulo open-source.

O mercado é algo meio brutal.. :rolleyes:

 

Não vejo risco algum, primeiro vai precisar de alguém com disponibilidade pra desenvolver e MANTER uma versão gratuita (Open Source não significa que será grátis). Depois ainda tem questão de suporte, segurança, etc. Enfim :) Mas fico feliz que tenha resolvido com a empresa.

 

Sobre seu exemplo: nunca vi empresa nenhuma dar pneu de graça, de nenhum país.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?