Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Guia Prático sobre Hospedagem


Jaime Silva

Posts Recomendados

Sei que muitos que vem aqui no fórum são iniciantes e pouco sabem sobre a administração, uso do cPanel, integração com WHMCS, criação de revendas, resolução de problemas, etc.

Pretendo lançar um guia prático sobre o assunto, inicialmente direcionado apenas a provedores de hospedagem, e gostaria de saber quais são os principais problemas e dúvidas para quem pretende ou começou a pouco tempo a trabalhar no ramo.

Não há bem nem mal que dure para sempre. Um dia tudo acaba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela iniciativa, tomara que seu guia se torne realidade.

Dúvidas:

1) Já vi várias empresas de hospedagem que colocam o login do cliente (cpanel e webmail) no próprio site da empresa. Quando se tem apenas um servidor, revenda ou VPS isto é simples, mas quanto se tem hospedagem em diferentes locais (diferentes DC's por exemplo), é possível utilizar este recurso (um único login ser capaz de identificar onde está determinada conta cpanel)?

2) Como criar um site backup da empresa? Digo, se o DC onde está o seu site estiver fora do ar, que o visitante seja direcionado para uma cópia do seu site em outro DC onde tenha hospedagem (redundância).

3) Entendo que o VPS permita um controle sobre os recursos disponíveis, e numa revenda você aceita o que lhe oferecer. Assumindo que se tenha uma revenda tecnicamente suficiente, vale a pena (financeiramente) investir num VPS? Num VPS será preciso custear todas as licenças e gerenciamentos, além de que o valor do espaço em disco também costuma ser maior também.

 

Espero que estas dúvidas lhe ajudem com o seu guia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela iniciativa, é eu também espero que este guia torne realidade!

Algumas dúvidas que já tive é tenho são:

- Como vender revenda de streaming e gerar ela automaticamente pelo WHMCS(essa é uma dúvida que tenho até hoje).

- Como criar módulos para o whmcs.

- Como, gerenciar e fazer segurança de servidores vps/dedicado linux ? (essa é uma dúvida que tenho até hoje espero que no guia tenha pelo menos um tutorial básico quanto há isto).

é só, é espero que tenha resposta ah essa dúvidas no seu Guia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela iniciativa, é eu também espero que este guia torne realidade!

Algumas dúvidas que já tive é tenho são:

- Como vender revenda de streaming e gerar ela automaticamente pelo WHMCS(essa é uma dúvida que tenho até hoje).

- Como criar módulos para o whmcs.

- Como, gerenciar e fazer segurança de servidores vps/dedicado linux ? (essa é uma dúvida que tenho até hoje espero que no guia tenha pelo menos um tutorial básico quanto há isto).

é só, é espero que tenha resposta ah essa dúvidas no seu Guia!

 

André,

 

Creio que como criar módulos para WHMCS não tenha relação com hospedagem.

 

No link ( http://docs.whmcs.com/Developer_Resources) você encontra toda documentação/referência para criar um módulos, customizações e etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela iniciativa, tomara que seu guia se torne realidade.

Dúvidas:

1) Já vi várias empresas de hospedagem que colocam o login do cliente (cpanel e webmail) no próprio site da empresa. Quando se tem apenas um servidor, revenda ou VPS isto é simples, mas quanto se tem hospedagem em diferentes locais (diferentes DC's por exemplo), é possível utilizar este recurso (um único login ser capaz de identificar onde está determinada conta cpanel)?

2) Como criar um site backup da empresa? Digo, se o DC onde está o seu site estiver fora do ar, que o visitante seja direcionado para uma cópia do seu site em outro DC onde tenha hospedagem (redundância).

3) Entendo que o VPS permita um controle sobre os recursos disponíveis, e numa revenda você aceita o que lhe oferecer. Assumindo que se tenha uma revenda tecnicamente suficiente, vale a pena (financeiramente) investir num VPS? Num VPS será preciso custear todas as licenças e gerenciamentos, além de que o valor do espaço em disco também costuma ser maior também.

 

Espero que estas dúvidas lhe ajudem com o seu guia.

Vou dá um exemplo sobre a dúvida 1 do @VTFerreira que também gostaria de saber..

O sistema da Locaweb funciona assim.

 

@VTFerreira, dá uma olhada neste tópico  deu a ideia de reabri-lo para ver se alguém conhece este método.

Ajude o fórum! Antes de postar, leiam as regras de postagem aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Anger, revi o tópico mencionado. Sim, esta é uma das minhas dúvidas e apesar da sugestão do @Rodrigo Blaldasso lá no post parecer funcional (eu não tentei), deve ter uma forma melhor do que usar iframes. Aproveitando sua colaboração, como estender este "login universal" para as contas cpanel em diferentes locais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Anger, revi o tópico mencionado. Sim, esta é uma das minhas dúvidas e apesar da sugestão do @Rodrigo Blaldasso lá no post parecer funcional (eu não tentei), deve ter uma forma melhor do que usar iframes. Aproveitando sua colaboração, como estender este "login universal" para as contas cpanel em diferentes locais?

É uma dúvida que também tenho. Tanto para cPanel e Webmail.. acho que deve seguir o mesmo padrão.

Vamos ver se o @Jaime tem alguma ideia!

Ajude o fórum! Antes de postar, leiam as regras de postagem aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é o objetivo dar dicas ou tutoriais sobre customizações. Este problema do webmail tem solução simples: ao usuário inserir o domínio, um script faz consulta à lista de servidores e localiza em qual deles o domínio está hospedado e, em seguida, redireciona o usuário para o servidor apropriado.

Não há bem nem mal que dure para sempre. Um dia tudo acaba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo bem @Jaime, sem problemas. Seu pedido foi:

 

(...) e gostaria de saber quais são os principais problemas e dúvidas para quem pretende ou começou a pouco tempo a trabalhar no ramo.

e eu, o @Anger e o @Andre Rodrigues tentamos ajudar apresentando nossas dúvidas. Fica a sugestão: seja mais específico quanto pedir alguma colaboração aos colegas do PdH.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Infelizmente, seu conteúdo contém termos que não são permitimos. Edite seu conteúdo para remover as palavras destacadas abaixo.
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?