Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Configurar Varnish Multisite


volkoff

Posts Recomendados

Bom dia amigos

 

Poderiam me ajudar ou me indicar um material para configurar o Varnish ? Vou contar um pouco do que preciso, tenho nesse server 4 lojas em magento e terei 2 blogs em WP, não sei se é necessario configurar no Vcl para cada dominio, mas pelo que pesquisei parece que sim.

Ja tentei algumas configurações como essa por exemplo http://stackoverflow.com/questions/3334023/configure-multiple-sites-with-varnish e ao tentar dar um restart no Varnish ele falha.

Estou usando o Varnish 3.0.4 e não configurei o Vcl esta o padrão, afinal tentei ver se funfava somente com essas configurações do site citado acima, alem de varios outros que encontrei mas não funfou.

Se tiverem um Vcl com toda otimização que o Varnish precisa e poder me orientar como fazer ficarei imensamente grato.

Obrigado pela ajuda desde ja, abraços !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, fiz um tutorial aqui no forum pra Varnish, procure que vais achar.

 

No Varnish3  não precisa mais de por cada domínio num backend específico, a não ser que queira usar IP dedicado pro domínio e ter certeza da saída dos dados no IP Dedicado.

 

Apenas vai ter que mudar os filtros da rotina vcl_fetch pois para Wordpress se usa alguns que não se aplica a Magento e vice-versa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, fiz um tutorial aqui no forum pra Varnish, procure que vais achar.

 

No Varnish3  não precisa mais de por cada domínio num backend específico, a não ser que queira usar IP dedicado pro domínio e ter certeza da saída dos dados no IP Dedicado.

 

Apenas vai ter que mudar os filtros da rotina vcl_fetch pois para Wordpress se usa alguns que não se aplica a Magento e vice-versa.

Justamente foi esse mesmo tuto que usei para montar o server, muito bom por sinal, parabens, usando um módulo para magento acabei conseguindo fazer funfar, mas ao testar o Varnish no site http://www.isvarnishworking.com/ aparece a seguinte msg:

 

Yes!

Sort of!

Varnish appears to be responding at that url, but the "Age" header is less than 1.

This means that either, 1) you checked right when Varnish cleared it's cache for that url, or 2) for whatever reason Varnish is not actually serving the content for that url from cache.

If it is the former, just check again and see if you get a more solid confirmation.

If it is the latter, perhaps one of the following is happening:

  • That url is excluded from the cache on purpose in the Varnish vcl file (in which case, yay! It's working.)
  • The application is sending cache headers that are telling Varnish not to serve that content from cache. This means you'll have to fix the cache headers the application is sending to Varnish. A lot of the time those headers are Cache-Control and/or Expires.
  • The application is setting a session cookie, which can prevent Varnish from serving content from cache. This means you'll have to update the application and make it not send a session cookie for anonymous traffic.
  • Internet Ghosts.

 

And here, for you to ponder further, are the actual headers we received:

post-15516-0-51362700-1380446454_thumb.p

 

O que fazer nesse caso amigo ? Outra pergunta, é possivel configurar o vcl_fetch para ambos CMS ? Se sim como eu poderia fazer isso ? Obrigado pela ajuda e parabens novamente pelo excelente tuto !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basicamente ele disse que está funcionando, mas não tão automatizado. Se você usa o Cloudflare não confie nele, testei com um site onde tem o cloudflare ele diz que não tem o Varnish :S.

 

Como checar se de fato o varnish está otimizado pra seu conteúdo?

 

Abra o varnishstat (digite varnishstat no shell), e compare com esse print:

 

1380460988-clip-19kb.png

 

 

Obviamente que quanto maior o % de cache, menor a carga do sistema.

 

Carga do sistema com 5.500 usuários online ( segundo Who.Amung):

 

1380461190-clip-7kb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que fazer nesse caso amigo ? Outra pergunta, é possivel configurar o vcl_fetch para ambos CMS ? Se sim como eu poderia fazer isso ? Obrigado pela ajuda e parabens novamente pelo excelente tuto !!!

 

Sim,. voce vai ter que fazer isso:

sub vcl_fetch {

	if (req.url ~ "magento.com.br" || req.url ~ "magento2.com.br" || ) {
		[...] Suas Regras para magento aqui [..]
	}elsif(req.url ~ "wp1.com.br" || req.url ~ "wp2.com.br" || ) {
		[...] Suas Regras para Wordpress aqui [..]
	}
	return (deliver)
}
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basicamente ele disse que está funcionando, mas não tão automatizado. Se você usa o Cloudflare não confie nele, testei com um site onde tem o cloudflare ele diz que não tem o Varnish :S.

 

Como checar se de fato o varnish está otimizado pra seu conteúdo?

 

Abra o varnishstat (digite varnishstat no shell), e compare com esse print:

 

1380460988-clip-19kb.png

 

 

Obviamente que quanto maior o % de cache, menor a carga do sistema.

 

Carga do sistema com 5.500 usuários online ( segundo Who.Amung):

 

1380461190-clip-7kb.png

 

Então o meu não esta nada bem rsrs esta dando entre 20 % e 30% e não tenho o Cloudflare instalado não,  não sei se é porque não tem praticamente ninguem acessando as lojas, pois o trafego é quase nulo, nesse caso deve ser porque não configurei o vl_fetch ? E parabens vc explica as coisas muito bem, explica e da detalhes do que esta falando (fala com propriedade) parabens.

 

Outra pergunta nesse Who.Amung esse segundo print que vc mandou é ele que mostra ? E cada coisa demonstra algo tipo o 1 o que representa e assim sucessivamente ? Só entendi que dos 32gb de memoria o server parece estar consumindo somente 1,6 gigas esta certo ? E eu vi no site que vc coloca o html no site, mas vc acompanha ele pelo server ? Não entendi muito rsrs mas valeu mesmo assim !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Sim,. voce vai ter que fazer isso:

sub vcl_fetch {

	if (req.url ~ "magento.com.br" || req.url ~ "magento2.com.br" || ) {
		[...] Suas Regras para magento aqui [..]
	}elsif(req.url ~ "wp1.com.br" || req.url ~ "wp2.com.br" || ) {
		[...] Suas Regras para Wordpress aqui [..]
	}
	return (deliver)
}

Desculpa por perguntar, mas como são 4 lojas em magento como colocar isso nesse campo que vc citou ?Afinal a regra pro magento sera a mesma, preciso creio eu que citar somente as lojas Magento como vc citou, assim tbm como os blogs, como fazer isso por favor ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sub vcl_fetch {

	if (req.url ~ "loja1.com.br" || req.url ~ "loja2.com.br" || req.url ~ "loja3.com.br" || req.url ~ "loja4.com.br") {
		[...] Suas Regras para magento aqui [..]
	}elsif(req.url ~ "wp1.com.br" || req.url ~ "wp2.com.br") {
		[...] Suas Regras para Wordpress aqui [..]
	}
	return (deliver)
}

Não sei se é isso que vc me perguntou.

 

Isso é na sub vcl_fetch (responsável pelo cache de fato). Agora se dizes como especificar o domínio para o backend entender, a partir do Varnish 3.0 não é mais preciso, salvo se o domínio possuir IP dedicado. Do contrário não precisa mais por na vcl_recv um backend para cada domínio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?