Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Troca De Informações Prática E Rápidas.


Posts Recomendados

Olá, pessoal da PDH! Tudo bom?

 

Tive uma dúvida e achei que vocês poderiam me ajudar, mas, acho que esta dúvida poderia se tornar algo útil para os demais. Pois veja:

 

É notável o crescimento repentino de templates desenvolvidos para Joomla ou WordPress. Há, tipo, muitos mesmo! E nós, desenvolvedores, vamos perdendo um pouco o lugar no mercado. A menos que adaptemos a estas mudanças e melhoremos nossa forma de desenvolver (sair um pouco do desenvolvimento bruto e aderirmos a uma plataforma pronta).

 

Com isso, nós ganharíamos tempo na criação, e poderíamos oferecer uma plataforma de administração mais usável ao nosso cliente. (isso se não tivermos um Painel Administrativo próprio ou independente). Então, ter um website administrável hoje em dia é mais fácil do que parece. Apenas, precisa trabalhar como Joomla ou Wordpress, baixar um template pronto que mais lhe comporte e mudar sua estrutura por CSS e HTML e zás! Tudo estará lindo e perfeito como você sempre quis e seu cliente adorará.

 

Particularmente, não concordo tanto com isso, mas, infelizmente, as tendências são claras. Até mesmo no CPanel que oferecemos em nossas revendas, há possibilidade de instalar o Joomla ou o WP com apenas um clique!

 

Logo, procurar na internet sites, blogs ou fóruns de discussão sobre estas plataformas e, buscar templates prontos é fácil, mas, a questão é inovar e trazer estas melhorias aos usuários do PDH. Por fim, gostaria de destinar este tópico para conversas sobre estas duas plataformas e, principalmente, se você já está aderindo a esta forma de baixar templates de joomla ou WP, porque não divulgar seus sites? Seus tutoriais, links ou fóruns? Ajudaria tanto a você, quanto aos outros membros que estão passando pelas mesmas dificuldades em tentar desenvolver ou aprender.

 

Então, vamos nos ajudar?

Gostaria que dessem ênfase em sites ou portais a onde podemos fazer download de templates prontos (e gratuitos) destas plataformas e também de blogs com dicas e tutoriais, assim, todos poderiam contribuir de alguma forma (e quem sabe este tópico não ganha um fixo? Ou melhor! Quem sabe não é aberta uma categoria para este tipo de discussão?)

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também sou desenvolvedor.

Nos últimos tempos tenho trabalhado com o Wordpress...

Porém desenvolvo o próprio tema... personalizado para o cliente, a partir de um layout já definido e aprovado pelo mesmo cliente.

 

Isso reduz tempo, já que me preocupo apenas com o front do site, tendo em vista que o back á está pronto pelo WP.

 

Mas, em situações específicas, o bom e velho jeito de programar na unha é o que resolve, e não tem WP que dê jeito.

 

E dica pra quem quer se enveredar em produzir temas para o WP: estude o CODEX.

Nem só de html vive o tema de WP.

As vezes o que salva é o seu conhecimento em PHP e MYSQL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo que você disse é verdade. Contudo sempre falo, produtividade é a palavra de ordem. Não vejo problemas em trabalhar com CMS open source como o Wordpress e/ou o Joomla. Existe um mercado gigantesco e crescente nas áreas de desenvolvimento de temas, plugins e extensões para essas plataformas.

 

Outra questão é desenvolvendo o projeto totalmente do zero custa horas técnicas. Será que a maioria dos clientes estão dispostos a pagar por essas horas técnicas investidas?

 

Estou desenvolvendo o meu gerenciador do zero, mas certamente 90% dos clientes ainda vão preferir usar o Wordpress ou Joomla. Até meu próprio site decidi fazer usando Wordpress.

 

Outra questão é começar a estudar os temas desenvolvidos por grandes empresas como a themeforest. Sei que muita gente é contra, mas sou viciado em baixar nulled e estudar como o tema foi feito. Aprendi muito com isso, sobretudo na estrutura que eles fazem. Jé tem temas que num único pacote instala tanto no Joomla como no Wordpress, e aprendi fuçando como se faz.

 

Pra finalizar existem, também outras alternativas que é usar os frameworks, que ajuda bastante no desenvolvimento de sistemas CMS próprios. Estou estudando feito um louco o Codeigniter para minhas próximas soluções;

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Plataformas próprias são as melhores soluções para públicos-alvo específicos, ainda não me entra na cabeça fazer uma imobiliária em Wordpress, absurdo.

 

Wordpress e Joomla são voltados para jornais, blogs e revistas e para por aí. Outras finalidades começam a ficar tão dispendiosas devido ao alto custo de manutenção futura, e a falta de garantia do suporte do desenvolvedor oficial, que o obriga a conhecer profundamente a programação dessas aplicações. Exemplo Woo comerce...

 

Acredito que já estamos passados da fase do open-source genérico, as empresas já perceberam que o open-source na grande e absoluta maioria das vezes não satisfazem mais suas necessidades básicas. Hoje não adianta você ter uma hiper-mega-blaster-super-loja em Opencart, se: a emissão de nota fiscal, contabilidade, controle de estoque, etiquetas, controle de fornecedores, rma, tem que serem feitas em outros sistemas.

 

Começar uma empresa partindo do Open-source é o caminho para o início do sucesso. Porém ele só virá depois de muito trabalho e principalmente: criar soluções para problemas e diminuir a mão de obra do operador. Principalmente para quem está interessado em conquistar clientes mais exigentes, como médias empresas, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jão Paulo, discordo do seu ponto de vista com relação ao fato de Wordpress e Joomla serem para blogs. Os mesmos são assinadas como ferramentas de gerenciamento de conteúdo, dai que vem o nome CMS. Claro que para soluções como e-commerce ambas as ferramentas citadas não são as mais indicadas, pois não é esse o foco delas (mesmo dando para fazer).

 

 

Com relação ao Open Source, não vi ninguém aqui comentando isso ou aquilo sobre tais ferramentas. O cliente contrata ou pelo menos deveria contratar profissionais que ofereceram boas soluções com bom atendimento e suporte, ferramentas open source podem não ter em muitas vezes suporte oficial, mas quem implementou e quem contratou deve entrar num acordo para essa manutenção e suporte.

 

No mais grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também discordo do João Paulo. Como já foi debatido em outros tópicos, existe mercado para tudo e todos, e ambas as plataformas são maleáveis o suficiente para terem o visual desejado.

Já desenvolvi sites "na unha" como o outro colega mencionou, e desenvolver algo exclusivo exige sim bem mais conhecimento e horas de trabalho. Eu adotei o WordPress e o RVSitebuilder como plataformas de desenvolvimento para reduzir custos e claro aumentar meus ganhos.

 

Muitos clientes não querem saber se você fez tudo do zero, se usou um framework ou comprou um Tema (tem gente que até pediria nulled para reduzir custos, mas sou contra) - eles querem um site bonito e chamativo, funcional e pelo menor valor que você aceitar, rs.

 

Se o cliente for uma média ou grande empresa disposta a investir, e você possuir uma equipe contigo para desenvolver o site de forma integrada (arte, programação, conteúdo) creio que usar um CMS é dar um tiro no pé. Mas se for um eupresário e o cliente não for uma "Brastemp", o WP resolve a questão com louvor.

 

O WordPress tem "n" aplicações, plugins, opções de personalização, etc. Existem vários sites bons para assinar ou adquirir Temas e plugins (lembrando que o velho e bom repositório do WP tem muita coisa boa gratuita): Theme Forest, Woo Themes, Theme Shift, mas o melhor de todos mesmo é este aqui: link smile.png

Não acompanho o Joomla, mas existem muitos sites legais com dicas sobre o WordPress: link.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu disse depende mesmo de quanto o cliente vai estar disposto a investir. Claro que o que eu disse não significa que deve-se aprender, ou melhor saber desenvolver soluções próprias.

 

Apoio o uso de CMS, apoio o desenvolvimento de ferramentas próprios, apoio o desenvolvimento do zero ou a partir de algum, rs. Resumindo apoio boas praticas e belos projetos.

 

Depois da minha sequência de tutoriais de HTML, já falada em um tópico aqui no Fórum. Logo em seguida irei passar pelo CSS e Javascript. Logo em seguida falarei sobre Wordpress, desde a questão administrativa até a de desenvolvimento de temas ou modificação de temas existentes.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O único ponto que tenho a levantar é: O Joomla é complicado demais para o cliente-final administrar. WP já é melhor neste quesito, além também que o WP é mais "limpo" para programar e desenvolver. 

O mesmo com plataformas de ecommerces, no qual, Magento é horrível para o cliente utilizar. Os melhores sistemas são: OpenCart e Intersprire. Tanto na parte do cliente, quanto na parte de plugins e afins. É, simplesmente, excelente. 

 

Eu acho que o melhor é uma empresa ter um CMS próprio, ou, desenvolver algo para cada cliente.

 

Vinha fazendo isso, o problema é que meu programador PHP sumiu. E agora, estou com trabalhos, mas, sem alguém para faze-los :/ (falando nisso, se haver algum programador PHP disponível para freelas, me procure por PM).

 

Acho que este é o ponto negativo do Joomla, a administração para o cliente-final. Dê resto... :/

E meu conhecimento em WP ainda não é pleno. Não é ao ponto de desenvolver algo para um cliente e vendê-lo. 

 

Enfim... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?