Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estrutura para empresa nova de Webhosting


joaopaulo

Posts Recomendados

Olá Pessoal,

Como já comentei no fórum, no próximo ano vou partir com tudo para minha empresa de produtos digitais, e por consequência, estou planejando a estrura dos servidores para ínicio. Antes que me perguntem, tenho algumas metas ousadas para crescimento... e meu carro chefe não é webhosting.

Fiz um diagrama a mão, pois estou sem o Visio por aqui, abaixo(clique para ver).

post-356-13262454380366_thumb.jpg

Gostaria de saber se alguém já trabalhou com uma estrutura parecida com essa. OU seja, clusterizar alguns serviços.... pois tenho notado que a Locaweb e Uolhost fazem isso...

Vou detalhar as características dos equipamentos e o que pretendo rodar neles:

Datacenter I

Norte Americano

Servidor I

Servidor Linux para DNS, FTP e HTTP rodando:

Nginx + DJBDNS + PHP + Python + Perl + Mysql(somente para alguns recursos do sistema, não para o uso em produção)

Configurações:

Intel Xeon Quad Core X3430 2.4Ghz

8GB Ram

2x1TBGB RAID I (Hardware)

Link 1Gbps / 10TB tráfego

Servidor II

Servidor Linux para banco de dados rodando:

Mysql + Firebird + PostgreSql + Nginx+ PHP(esses 2 somente para alguns recursos do sistema, não para o uso em webhosting)

Configurações:

Intel Xeon Quad Core X3430 2.4Ghz

4GB Ram

2x250GB RAID I (Hardware)

Link 1Gbps / 10TB tráfego

Storage

3 TB's para backups.

Datacenter II

Alemão

Servidor III

Servidor email:

Nginx + DJBDNS + PHP + Mysql + Postifx + Courier

Configurações:

AMD Opteron Quad Core 2.6ghz

4GB Ram

2x1TB RAID I (Hardware)

Link 1Gbps / 6TB tráfego

+ RoundCube Personalizado

Storage:

2TB para backup.

Datacenter III

CanadenseStorage:

6TB para backup.

-------------------------

Já vi que o cPanel é incompatível com clusters.. ele só permite no momento o cluster de BD e DNS...

Essa estrutura no momento vai me custar R$ 1368,00 mensais (dólar a 1,80).

E então, o que vocês dizem? Outra coisa, qual a opnião de vocês de colocar o servidor II com Windows para acrescentar o MS SQL? Há demanda?

Abraços

Editado por joaopaulo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marco Antonio

Hum... sempre tive essa dúvida, devido a em todas as grandes empresas deixarem-no como opcional.. e na minha pesquisa de mercado não ter encontrado um santo que o usasse.... Mas de qqr jeito vou deixar um VPS windows básico para alguns clientes de .net e correlacionados da microsoft.

@Wagner Martins

Então, meu carro chefe não será webhosting...

Mas minha meta mensal será de ao menos 50 clientes/mês para webhosting, custo básico do meu plano mais básico:16,90.

Acho que sem meta, sem planejamento, fica dificil crescer...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi Joao! Você, no caso, vai focar na parte de servidores virtuais, seria isso?

Como já falei, ficou muito bom. Bem legal todo esse estudo que você fez antes de começar a desenvolver a idéia.

Parabéns e sucesso :)

Não não, meu foco vai ser aplicativos para Web e Mobile. Aí a área de webhosting é uma consequência da definição.

Mas já estou planejando um cloud para o final dos primeiros 18 meses. Aí vou usar um colocation próprio e vou entrar na área de servidores cloud.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

João, está muito bom o seu planejamento. Parabéns aí.

ps.: sugiro que depois você monte um curso ou até um livro do que você fez até chegar isso, desde a idéia inicial, como definiu o que queria, como foi a pesquisa de mercado e de quais servidores usar etc. Será sucesso! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aew man, parabéns isso sim que e uma estrutura bem planejada e reforço como o Marco disse nem rola mexer com windows, a demanda e muito mas muito baixa.

E do jeito que você falou em deixar um VPS a disposição você não deixa os seus clientes na mão.

Forte abraço.

Sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?