Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Existe Cursos próprios para gerenciamento de servidores?


Diego C

Posts Recomendados

Olhe, cursos é o que não faltam. Porém tem algumas coisas que você pode aprender por conta e se você fizer depois o curso você irá aproveita-lo muito mais!

Item 1: Ter noções de lógica de programação. As rotinas SE/SENAO/SENAOSE; SECIONE CASO; LAÇO ENQUANTO; LAÇO PARA; LAÇO FAÇA ENQUANTO; serão as mais usadas. Você usará muito essas rotinas principalmente em firewall... e boa parte do curso é voltado somente para isso assim como a criação de programinhas pequenos para copiar arquivos, passar antivírus, bloquear certas ações, etc... Inclua aqui também, o conhecimento em expressão regular. É bastante usado;

Item 2: Compreender as camadas e protocolos de redes, assim como as principais topologias de rede profundamente(estudar a nível de camadas e protocolos); Abrir um tempinho para estudar com especialidade os protocolos IPV4 e IPV6 e o protocolos TCP/IP.

Item 3: Entender os comandos básicos do Shell do Linux e saber usa-lo já de maneira bem básica (copiando arquivos, vendo ip's, mac's, processos, fazendo umas besteirinhas do tipo editar um arquivo pelo VI, e por aí vai).

Seguindo os três passoas acima, você já da para entrar num cursinho desses e com certeza vai dar seu máximo por lá. Tudo isso é ensinado num cursinho, mas lembre-se os cursinhos são curtos e rápidos e o foco não é nisso, eles passam o básico a título de revisão e não de ensino.

Quando digo aprender por conta, não é ficar lendo bobagem na internet, é ir numa biblioteca e pegar livros de nível SUPERIOR a respeito do assunto, na internet terá muito bons resumos, mas não a informação por completo ou ao nível de profundidade que você precisa. A maioria das faculdades públicas tem bons livros desses no estoque e são abertas ao público em geral mediante cadastro;

E fuja dos cursos que te "ensinam a fazer", vá nos que te "ensinam porque e como fazer". Um exemplo disso é: tem cursos que oferecem o aprendizado na instalação do Courier MTA, porém este só ensinou a fazer. Um que ensinaria o porque fazer, teria o foco voltado para o protocolo POP3/IMAP/LDAP/ESMTP etc.... e por exemplificação de uso, você irá aprender a instalar um ou outro MTA, mas será capaz de no futuro instalar qqr 1.

Depois disso, se você tiver o ensino superior você pode entrar numa pós graduação em segurança da computação, segurança de redes, ou qqr coisa parecida. Ou se preferir, pode fazer algum curso oferecido online(muitas faculdades/empresas oferecem.. procure faculdades/empresas de renome nesse mercado).

Espero ter dado uma luz para seu caminho, mas quem irá trilhar é vc.

Abraços

Joao Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um curso é uma boa, mas na internet você pode aprender grande parte por conta própria. Principalmente com a experiência no dia-a- dia lidando com isso...

Eu digo sempre que o profissional certificado tem que ter expirito de um autodidata - e todo autodidata tem que ser um profiossonal certificado.

Tem muita informação na internet disponivel, mas sem uma direção apontada ou um objetivo (no que diz respeito a conhecimento) o autodidata perde muito tempo com coisas sem importancia.

Por outro lado todo profissional que tem uma certificação tem que ter o expirito de um autodidata. Vejo muita gente perder oportunidades porque já acha que sabe de tudo só por causa de uma certificação concluída. Um autodidata nunca para, nunca descança, nunca desiste de obter conhecimentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom galéra , sei que fas um tenpinho que criei o tópico mais acho que devo deixar oque decidi ...

optei pelo curso de técnico em informática no senac , as aulas deveram começar mes que vem , pelo que vi deve cair essa parte de gerenciamento de windows e linux , Mesmo tbm se eu nao trabalhar mais com host , posso trabalhar em varias outras areas , acho que foi a melhor escolha rsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Concorda com os nossos termos?