Conhecendo os tipos de Marketing que são associados ao nosso ramo

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(Última atualização: 11 de agosto de 2016)

Em muitos momentos nos fazemos a mesma pergunta: O que eu posso fazer para alavancar minhas vendas?

Canso de ver Tópicos sendo abertos no Fórum sobre este assunto repetidamente. Existem hoje vários tipos de marketing.

Vamos listar alguns que são extremamente úteis em nosso mercado para alavancar vendas:

Marketing de Relacionamento;

Marketing Social;

Marketing Direto;

Marketing Indireto;

Marketing de Resposta;

Marketing de Fidelização;

Marketing Digital;

Cada um dos tipos de marketings citados acima tem suas funções positivas e de níveis de dificuldade de ser realizado.

Marketing de Relacionamento

Considero este o tipo de Marketing mais eficaz para o ramo de serviço mensalista. (Serviços que são pagos mês a mês). Podemos até chama-lo de “Marketing Alpha” se quisermos.  Este, também pode ser considerado um fator crucial para perda de atuais e futuros clientes.

O Marketing de Relacionamento tem como sua principal função manter um bom relacionamento entre empresa e cliente. A maior dificuldade de fazer este método eficaz, é quem está operando. Uma pessoa que não se mantém no controle e não sabe lidar com situações um tanto quanto desagradáveis como: Desestabilização do cliente, agressões por palavras, ameaças em tentar fazer o seu serviço do jeito que ele quer como “X empresa faz assim e vocês fazem assim” pode fazer com quê todo o planejamento no bom relacionamento com o cliente vá por água baixo. Ser agradável, compreensível e principalmente assumir os erros que acabam acontecendo, é crucial para chegar ao sucesso desta tarefa.

Este Marketing é tão positivo, que ele acaba fazendo sozinho Marketing de Fidelização e Marketing Direto para sua empresa.

Marketing Social

Já não é de hoje que empresas ajudam Ongs e projetos beneficentes para pessoas e a natureza. O Marketing Social mostra que sua empresa é uma empresa que pensa no próximo, que quer fazer algo melhor para o mundo. Isto ajuda tanto, que impacta em vendas por que o cliente sentirá que também estará ajudando a instituição que você auxilia.

Marketing Direto

Considero este tipo o que mais trás vendas para nós. O Marketing Direto envolve muita pesquisa de mercado e com seus clientes. O principal fator é conhecer o seu cliente, pois assim você chegará ao uma conclusão que a maior parte do seu público é X e você pode planejar em cima disto uma campanha para atrair mais clientes do tipo X para você.

Este processo pode ser usado pelos meios:

Divulgação em Rádio;

Google Adwords;

Portais;

Com a ajuda impecável do Marketing de Relacionamento, o Marketing Direto também é o seu cliente que faz por você. Tendo uma boa relação com seu cliente, o mesmo irá indicar sua empresa para amigos, conhecidos e afins, fazendo um Marketing Direto totalmente gratuito e apenas alcançado por causa do Marketing de Relacionamento.

Marketing Indireto

O Marketing Indireto é o menos utilizado em nosso ramo. É o time de Marketing de patrocínio. Como a sua marca na camisa de um time de futebol, na propaganda da TV ou apoiando um projeto. Este Marketing é eficaz pois grava no subconsciente das pessoas a sua marca, fazendo assim se um dia precisar, ele acaba ligando os pontos e chega até você.

Marketing de Resposta

Totalmente ligado ao Marketing de Relacionamento, este tipo de Marketing seria como um pós venda, um pós-cancelamento e uma área de solução de problemas de comunicação com o cliente. O ReclameAqui é o nosso principal inimigo. Manter uma boa postura lá, garante uma boa imagem para você.

Marketing de Fidelização

O Marketing de fidelização também é ligado ao nosso Marketing alpha que é o Marketing de Relacionamento. Neste tipo, o objetivo é fidelizar o cliente com promoções para X contratações, tempo de cliente faturas em dias, etc.. Tudo que o cliente fez de bom com a empresa deve ser levado em conta. Uma boa chamada para iniciar seria um sistema de pontos para o cliente.. pontos que são gerados por tempo de cliente, faturas em dia, etc.

Marketing Digital

Nos últimos 3 anos a comunicação em redes sociais cresceu muito. O Marketing Digital está ligado a todos os outros tipos de marketing já falados neste post.  Aqui sua empresa vai mostrar a importância que dá em se comunicar com o cliente. Quando falamos em se comunicar é deixa-lo informado sobre novidades, promoções, etc. Ter uma página no Facebook que seja bem administrada, ajuda muito na comunicação. Pois assim você também conseguirá manter sua marca forte no pensamento dos seus Clientes.

E você, conhece algum outro tipo de Marketing que seja bom para nosso ramo? E qual Marketing você acha melhor para nosso mercado? Comente!

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