Análise de mercado, você faz?

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analise de mercado
(Última atualização: 21 de agosto de 2015)

Fazer uma análise de mercado inicialmente e a cada semestre é importante para poder se preparar para todo o tipo de situação que pode vir a ocorrer.

CLIENTES/PÚBLICO-ALVO

Esse é um ponto crucial em qualquer negócio. Pois sem clientes, não existe empresa.

Antes de lançar um serviço, você precisa conhecer quem irá contratar o seu serviço. Na maioria dos casos um serviço pode abranger vários públicos alvos, mas sempre terá um que o serviço será contratado com uma % maior. É importante saber quem está contratando o seu serviço, pois quanto mais você conhecer o seu cliente, melhor saberá como trata-lo e como melhorar o seu produto para ele.

Para conhecer seu público alvo, você pode contratar uma empresa especializada em pesquisa. Também pode fazer você mesmo, com questionários e observando os seus concorrentes.

CONCORRENTES

Agora que você já conhece o seu publico, você pode começar a analisar a sua concorrência. Prestar atenção na concorrência é fundamental para desenvolver o seu serviço. Pois você pode ver os pontos positivos do serviço e melhora-lo. A partir desta analise, você pode conhecer os erros que outras empresas do ramo cometem e já cometeram, e tentar evitar os mesmos a todo custo.

 

Hoje em dia o mercado de hospedagem está saturado, é muito complicado uma empresa entrar no ramo de atividade e se manter em pé. Por isto você deve ficar atento a alguns pontos quando pensar em entrar para o ramo.

 

  • Você tem capacidade técnica e administrativa?
  • Qual será seu diferencial?
  • Conseguirá entrar com um preço competitivo?
  • Por que um cliente contrataria com você e não com alguém já consolidado no mercado?

E o mais importante: Não ter medo da concorrência.

O que os seus clientes querem?

De nada adianta a opinião sua sobre o seu serviço. O que vale é o que o cliente pensa. Fazer pesquisa com seus atuais clientes, ajuda muito e você pode ter serviços novos para oferecer a eles e ter mais um produto/serviço ao portfolio, podendo abraçar outro público. Mas lembre-se, só lance um novo serviço quando você já estiver consolidado no seu principal produto.

Estas são apenas algumas dicas de analise de mercado, você utiliza alguma outra em especifica?

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