Sua empresa está no vermelho?

1
1.088
views
Sua empresa esta no vermelho

Às vezes algumas empresas dão o famoso passo maior que a perna e acabam com o passar do tempo entrando no vermelho. Existem algumas medidas que podem ser tomadas para tentar reverter a situação em alguns passos básicos que podemos definir como “Organização”.

1 – Identifique a causa do problema

Em alguns casos, por a empresa estar no vermelho, não se sabe nem o que está gastando a mais para que isto tenha acontecido. Talvez, tenha um funcionário a mais, um produto que gaste um tempo de trabalho maior do que o retorno financeiro, ou até mesmo, gastos fúteis.

2 – Tempo é dinheiro

Não tente agregar todos os produtos disponíveis no seu ramo de atividade de uma única sóvez. Vale a pena pensar que cada produto é um setor financeiro de sua empresa, e que ele deve ser autossustentável a rentável.

3 – Excesso de gastos desnecessários

Nem todas empresas já começam com condições de ter 1 funcionário para cada tipo de função. Exe: Gerente de contas, gerenciador de serviço, suporte técnico nível 1, suporte técnico nível 2, etc. Em vez disto, procure manter um consultor que irá lhe ajudar a reverter a situação no lugar de algum funcionário.

4 – Divida bem o tempo com sua equipe

Em uma empresa de Host, os funcionários tendem a ter um tempo um pouco mais ocioso, pois nem sempre tem algum problema. Divida as tarefas em tempo mais hábeis, fazendo com que o período integral do funcionário seja realmente aproveitado.

5 – Abra o jogo

Não há por que ter vergonha em fazer uma reunião de equipe para comentar a situação da empresa e motivar o seu pessoal a dar um pouco mais de si. Aqueles que ficarem com medo da situação e já dar sinais de decadência e que já está buscando outro emprego, (é bem provável que nunca foi um bom funcionário) e, muito provavelmente estava sendo um gasto desnecessário e também só estava ali sem nenhuma motivação pessoal de crescimento. Este tipo de funcionário você deve evitar.

6 – Renegocie as dívidas

Se apertou e correu para o empréstimo bancário?  E agora a coisa ficou feia e não consegue pagar? Fale com seu gerente e renegocie um valor melhor para saldar sua dívida. E quando isto acontecer, pense seriamente quando for fazer algum empréstimo novamente, pois os sistema de créditos do mercado possuem juros altos, e isso come os recursos da sua empresa sem você perceber.

7 – Aumente suas receitas com o marketing

De nada adianta começar a reverter a situação sem começar a lucrar mais. Reserve um fôlego para o marketing, pois sem ele os seus potencias clientes não chegarão a você. Se precisar, trabalhe você mesmo um pouco mais para que isto aconteça, afinal a empresa é sua.

8 – Faça um planejamento para não entrar na mesma armadilha

Depois de a situação ter sido revertida, é bom pensar no futuro da empresa para que não aconteça um Looping e você acabe voltando para o vermelho novamente. Veja seus balancete e recursos disponíveis para investimos e melhores para manter os seus clientes e atrair os novos, dando um salto em sua receita financeira. É óbvio que todas as dicas, só serão executadas da melhor maneira possível se você tiver a capacidade de administração de empresa e estiver realmente motivado a reverter a situação.

Além do mais, com todos impostos de início de ano, é bom sempre fazer um planejamento (Mesmo estando no azul).

E lembre-se, cada caso é um caso!

Web Master, fundador e proprietário desde 2012 da iFantasy empresa de Web Host especializada em Hospedagem, Streaming, Revendas, E-mail Marketing e Domínios.
SHARE

1 COMMENT

  1. Ótimas dicas, uma outra dica é fazer um diário, abra uma arquivo em word e pelo menos uma vez por mês escreva o que você fez para aumentar o lucro naquele mês, vai acontecer que depois de alguns meses, você precisará olhar o que você fez no passado e deu certo. As vezes o que estava dando certo antes é melhor do que o que você está implementando hoje, o famoso teste A/B.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here