Quando encerrar um produto, plano ou serviço?

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aposentado

A uma altura dessas, você já aprendeu que antes de desenvolver um produto revolucionário, deve primeiro checar com seus clientes. Mas ainda assim, existem alguns produtos que parecem não agradar nem a gregos nem aos troianos.

Manter um serviço sem clientes por muito tempo tem suas implicações na sua empresa:

  • O ônus financeiro – Produtos e planos custam dinheiro para ser desenvolvidos e mantidos. Ainda que o seu custo seja apenas a hospedagem, ainda assim é um custo. Se o seu serviço está custando mais do que ele gera, ele está pesando no seu bolso;
  • O gasto de recursos – Você está mantendo uma equipe para dar suporte a este produto? Gasta tempo investindo em novas técnicas de marketing? Treinamento da equipe? Tudo este esforço está sendo em vão;
  • O lado técnico – Seu produto precisa ser adequado a cada atualização de um software? Ele tem apresentado bugs e problemas de usabilidade? Se há esta demanda por desenvolvimento, mais um ponto negativo;
  • Ignorando outros produtos – Você pode estar dedicando a sua atenção a um produto que não vale a pena, ou seja, você está gastando tempo e deixando de investir em produtos que poderiam lhe gerar retorno melhor.

Vamos tentar definir alguns indicadores de que um produto já pode solicitar aposentadoria:

  • Produto sem cliente após 90 dias;
  • Poucos clientes após 6 meses;
  • Gerando mais custos do que lucro;
  • O lucro gerado cobre os custos, mas ainda é insignificante;
  • O natureza produto não tem relação direta com a sua empresa.

Amanhã, vamos ver como encerrar um produto.

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