Pequenos detalhes que passam desapercebidos

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(Última atualização: 10 de maio de 2016)

Sejam bem vindos amigos do Portal do Host, hoje estou aqui quase que para fazer uma mea culpa sobre a primeira postagem que escrevi para ca. O post se tratava de como contratar uma revenda de hospedagem minimizando os riscos de ter algum problema.

Eu sempre segui aquele critério proposto, e até então nunca havia tido problemas. Isso mesmo, NUNCA TINHA. Mas de uns 15 dias para cá venho experimentando uma situação que se não me arrancar os restos dos cabelos vai levar boa parte deles e ao ler o post da Angel dessa semana sobre o SAC de uma empresa de hospedagem me vi numa situação parecida com algo que ela citou.

Atualmente sou o feliz proprietário de 3 revendas de hospedagem, duas delas baseadas em servidores windows e uma outra num servidor linux. Possuo aproximadamente 120 domínios distribuidos por estas 3 revendas atendendo a aproximadamente 100 clientes. Como minha empresa é bem local e a propaganda é praticamente feita boca-a-boca (estou trabalhando em um plano de marketing para melhorar isso) meus clientes tem um perfil de pequenos a médios.Até que finalmente fechei contrato com 2 empresas no mês passado cujo seus perfis estão entre médias a grandes e comecei a enfrentar alguns problemas que jamais tinha acontecido.

Vou passar uma situação aqui que exemplifica bem o que aconteceu. Tente imaginar aquela propaganda de carro que passa na TV, pode ser qualquer carro e fabricado por qualquer empresa. CARRO FULANO DE TAL POR 23.000,00 PASSE AGORA MESMO EM UMA CONCESSIONÁRIA AUTORIZADA… No final da propaganda sempre aparecem aqueles minusculos textos que não duram nem 5 segundos na tela da tv, são aqueles mesmos que nem você nem ninguem consegue ler. Então, com a contratação de uma revenda existem muitos textos pequenos que as vezes a gente não se preocupa em questionar a empresa e quando menos se espera somos pegos de surpresa.

Voltando ao assunto então, uma destas empresas que passou a ser minha cliente, possui nada mais nada menos do que 50 caixas postais e logo de início essa empresa começou a contactar meu suporte por enfrentar problemas nos e-mails. Quando fui analisar o problema descobri que 2 de minhas revendas possuia um limite por domínio de 250 mensagens por hora. Como meus outros 118 domínios são contas pequenas, esse limite seria mais do que o suficiente, e provavelmente nunca perceberia este detalhe. Entretanto se fizermos as contas para este cliente com as 50 caixas postais veremos o quão infimo é este limite tendo em vista que se cada caixa enviar 3 mensagens e 2 confirmações de recebimento por hora esse limite estoura.

Ao questionar o suporte de uma das revendas que sempre me atendeu muito bem, até então, fui surpreendido com o seguinte retorno: 250 mensagens por hora é um limite mais do que o suficiente, se o seu cliente precisar de uma solução maior do que essa ele deve fechar uma hospedagem profissional diretamente conosco, alem disso é provavel que seu cliente esteja fazendo spam e caso ocorra de novo teremos que suspender o domínio de seu cliente. Bem, não vou citar aqui o nome do individuo nem da sua empresa para não gerar de certa maneira uma publicidade para ele, mas vou sugerir a Angel que criemos lá no forum uma área onde possamos de fato avaliar o serviço que nos é prestado. Sei que já temos uma seção lá com algumas avaliações de alguns hosts, mas lá sempre tem alguem perguntando algo de alguma empresa, acho que agora é a hora de invertermos isso e começarmos a divulgar o que achamos de quem nos presta serviço.

Abraços a todos e até o próximo post.

Atuo na área de informática desde os 13 anos de idade, inicialmente cuidando de uma empresa voltada pra área de hardware, a 8.5 anos resolvi me dedicar ao mercado de hosting. Graduado em Administração de Empresas e iniciando MBA em Marketing Digital.

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