A chegada das grandes empresas… (Parte III)

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(Última atualização: 28 de outubro de 2011)

Para você que ainda não leu nada sobre a série “A chegada das grandes empresas…”, segue links das outras máterias:

Parte 1: http://www.zamorablog.com/zamora-blog/wordpress/2009/08/opiniao-a-chegada-das-grandes-empresas-parte-i/
Parte 2: http://www.zamorablog.com/zamora-blog/wordpress/2009/08/opiniao-a-chegada-das-grandes-empresas%e2%80%a6-parte-ii/

Continuando…

“Marketing e divulgação”

Acho que minha opinião é semelhante à de vocês: “Estou CANSADO daqueles sites padrões que possuem imagens de americanos num call center ou executivos pegas no Google e informam: Hospedagem de Sites, Revenda, E-mails Profissionais, etc.”

Se você anuncia em um site de conteúdo voltado à programadores/profissionais web, eles estão fartos de saber que uma empresa de hospedagem “hospeda sites”.

Não divulgue em seus banners, links patrocinados e afins o que os outros divulgam, saia do padrão.

– Como sair do padrão?

Se você já tem uma empresa (ou EUpresa, como nossa amiga Angélica do Blogdohost.com diz) há algum tempo no mercado, com certeza tem algum diferencial – que não seja o preço – e o mantenha até hoje no ar.

Pense, por exemplo, no seu tempo de resposta à um chamado. Mesmo que não tenha sistema de tickets, que seja por MSN. É um diferencial. Você não tem burocracia no atendimento e consegue sanar as questões rapidamente.

Se você tem a versão ABC do Joomla! ou do Magento em seu instalador automático, também é um diferencial.

Você monitora periodicamente os sites de seus clientes e tem a capacidade de detectar erros antes mesmo que eles entrem em contato? Olha só, outro diferencial.

Preocupe-se com a divulgação do seu diferencial. Não basta conhecê-lo, deve divulgá-lo!

– Há regra na divulgação?

Sim, regras existem e devem ser seguidas (e às vezes, quebradas).

Diria que existem três regras básicas na divulgação/venda de uma pequena empresa de hosting:

– Deixar bem claro que você tem a solução e não só mais um problema: Se o seu nicho de mercado é compatível com clientes leigos, o que eles saberão sobre Python e Ruby on Rails?

– Seja breve, porém objetivo(a): Sem rodeios, vá direto ao assunto, exponha o seu diferencial e faça dois gols ao mesmo tempo: 1- Se você é objetivo no anuncio, imagine no atendimento; 2- O cliente leigo está cansado de procurar e ver sempre a mesma coisa. A objetividade fará com que ele não pare de ler o seu anúncio/site na metade e vá para seu concorrente.

– Deixe o preço por último: Uma excelente (e funcional) tática de venda é expor todas as condições favoráveis de um produto antes de anunciar o seu preço. Fará com que o cliente fique interessado em assiná-lo e, ao perceber tantas qualidades, vai até achá-lo barato demais!

Simples demais!

– Imagem ou ícone?

Há aquele ditado que diz: “Uma imagem vale mais do que mil palavras…” em hosting, ele é modificado para: “Um ícone vale mais do que mil imagens…”. Faça uma busca por “hospedagem de sites” no Google. De 20 sites que você encontrar, 35 terão alguma imagem padrão de uma atendente de telemarketing sorrindo. Ela não te deixa em paz, parece que está perseguindo você.

Por que não mudar o padrão e “sair do baú” envelhecido deste nosso mercado?
Coloque um ícone que represente o que você deseja (um exemplo pode ser encontrado no novo site reformulado da Maxihost: www.maxihost.com.br ou no site da HostNet: www.hostnet.com.br).

A Web 2.0 está aí, os ícones redondos e bem modelados fazem com que seu site fique mais atraente ao olhar do consumidor final (e mais “clean” também).

– Dicas rápidas

1- Centralize o seu website. Pessoas com monitor Widescreen (padrão em PCs hoje) podem ter experiências não tão boas com a sua página. Sem contar que você ganha espaço para divulgação de produtos e promoções.

2- Seja DIRETO com o seu anúncio ao pegar links patrocinados. Ao invés de comprar palavras-chave concorridíssimas, como: “hospedagem de sites”, “revenda de hospedagem”, pegue: (para revendas -> “Monte seu próprio negócio”, “estou desempregado”, “idéias para negócios”, “idéias para ganhar dinheiro”) – (para hospedagem -> “como migrar meu site”, “como colocar um site no ar”, “como criar um site”). Palavras-chave específicas podem fazer com o que seu ROI (Retorno sobre o investimento, do inglês Return On Investment) seja maior e mais lucrativo!

3- Colha a maior quantidade de informações possível. Talvez você não tenha tempo para ler livros específicos do mercado, porém o conhecimento é a alma do negócio. Invista tempo na sua atualização técnico-comercial – por exemplo, assine nosso Feed ;-).

Por hoje é só.
Espero que tenha sido um texto produtivo, caso contrário, deixe um comentário com a sua opinião!

Não basta ler, este é um blog de OPINIÃO, poste a sua e vamos debater juntos!

Ainda esta semana:

Entrevista com 3 CEOs de médias empresas de hospedagem do Brasil!
Aguardem!

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