O MSN ajuda ou atrapalha?

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(Última atualização: 28/10/2011)

Existem atualmente, no meu msn, 165 contatos. São eles:

  • 32% amigos, familiares e conhecidos “reais”;
  • 10% clientes e potenciais clientes;
  • 58% pessoas da web, TI’s, hosts, programadores.

Resumindo, cerca de 90% das mensagens de saída do meu msn são de ajuda, não aos meus clientes, mas a amigos. Apesar de uma conversa não interferir na outra (esta é a beleza do mundo multi-tarefa), desvia completamente a sua atenção e capacidade de produção para algo do tipo “ajudar um amigo a achar uma variável em um código”. Sem falar que você fica escravo, com o perdão da palavra, dos outros, em troca de nada. São horas no computador para ajudar pessoas que tem preguiça de aprender a usar o google. Hoje em dia, todos querem tudo mastigado e pronto. Ninguém quer mais pegar um livro ou apostila para aprender. O conhecimento que eu tenho vem sido juntado há 10 anos! Mas voltemos ao ponto. Vamos fazer um balanço do uso dos IM (Instant Messengers): Pontos bons:

  • Facilidade de acesso: muita gente tem msn, basta adicionar o seu email e pronto, o possível cliente está lá tirando suas dúvidas com você;
  • O contato fica: ele pode não assinar com você na mesma hora, mas quem sabe no futuro indica você pros amigos.
  • Propaganda: Você pode selecionar um grupo e jogar lá todos os que entraram em contato mas não adquiriram nenhum serviço. Mandar uma mensagem falando de promoções pode ser interessante;
  • Filtro: Separe os contatos por área de interesse (lembre da conversa que tiveram), assim você pode abordar cada um de acordo com a necessidade.

Pontos ruins:

  • Facilidade de acesso: gente sem interesse nenhum em conversar algo útil pode adicionar você e fazer você perder tempo;
  • O contato fica: aquele carinha que te adicionou e achou teus planos caros demais fica pedindo dica, patrocínio, ajuda. E se você recusa pode ser difamado por aí e você não quer o seu nome sujo, não é?
  • Intimidade: nada contra um relacionamento amigável com os clientes. Simpatia é tudo na hora de cativar o cliente. Mas alguns ficam batendo papo, tornam-se íntimos e esquecem das suas obrigações financeiras. Não confunda amizade com atenção.

E as soluções? Para sair dos msn’s da vida, sugiro a instalação de sistemas de atendimento online pelo site. Mas por que? Porque você tem um registro mais apurado de quem te visita como localização e quais páginas foram visitadas, clientes tem um momento certo para tratar de negócios (se o chat tiver horário), possibilidade de integrar o sistema online a algum helpdesk e por aí vai…

Trabalha com consultoria e hospedagem de sites no Netmundo, escreve sobre estas experiências aqui no Portal do Host.
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