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A importância de verificar as RBLs

Se você oferece email junto com seus serviços de hospedagem, já ouviu falar em RBL. As Real-time black lists são websites que monitoram domínios e endereços IP que originam SPAM. Elas existem para facilitar a vida dos pessoal que lida com email.

Neste caso, os administradores de sistema verificam os bancos de dados destes sites e bloqueiam quem estiver listado por lá. Boa parte destes websites é gratuito ou possui algum plano gratuito.

A importância de você saber disso

Se o IP do seu servidor estiver em algumas destas listas, são grandes as chances dos emails que saem do seu servidor sejam bloqueados pelo receptor, mesmo que eles não sejam maliciosos ou spam. E a maioria dos serviços ou filtros de spam procuram o IP do remetente nas RBL antes de baixá-lo.

Então, se seus clientes estão reclamando que os emails não estão chegando no destinatário, é hora de você começar a procurar seu IP nestes serviços e ver se ele está “negativado”.

Como fui parar lá?

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Existem alguns motivos que ocasionam isto, além dos óbvios. Softwares maliciosos, como vírus, trojans, podem usar computadores para envio de spam sem conhecimento do seu cliente. O envio de newsletters não solicitadas é um motivo bem comum de ser listado, basta apenas que algum destinatário reporte a mensagem como spam.

Alguns serviços até trabalham em conjunto com serviços de emails para detectar um grande volume de emails originados de um mesmo IP.

Como sair destas listas?

Como existem vários sites, é preciso achar em qual você está listado. Em todos eles, é possível solicitar a remoção do seu endereço da lista. Aí, você deve ficar verificando de tempos em tempos se seu IP já foi removido.

Onde eu verifico?

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Bom, existem os sites individuais de cada serviço, mas eu gosto de usar o MXToolbox e o RBL Watcher. Dá para verificar gratuitamente em mais de 70 RBLs e ainda é possível assinar um serviço que envia um alerta sempre que seu IP for listado em alguma delas.

Quem usa serviços especializados de email, Google Apps, ZohoMail e similares, não tem que se preocupar com isso. Porém, se email é um serviço oferecido pela sua empresa, é necessário verificar constantemente estes serviços.

Se você conhece algum serviço útil, deixe nos comentários.

Sobre o autor

Angel Costa

Trabalha com consultoria e hospedagem de sites no Netmundo, escreve sobre estas experiências aqui no Portal do Host.

3 comentários

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