F2B e retorno automático WHMCS

6
Este post tem 8 anos. Tenha isto em mente ao ler seu conteúdo.

O querido “Malcriado” (que aparentemente não é tão mal comportado assim) tem novidades para os usuários  do F2B. Segue o texto dele postado no fórum da Hostdime.

É possível que muitos aqui utilizem a F2B como gerenciador financeiro (eu sou um deles). Também acredito que muitos utilizem o WHMCS como gerenciador do negócio em si (hospedagem).

Pois bem, muitos reclamavam da integração entre F2B e WHMCS alegando que o retorno, que eles dizem ser automático, na verdade não é. E isso é verdade. O retorno não é 100% automático e exige um pequeno, porém chato, processo manual.

Como todo mundo reclamava (com razão), mas ninguém fazia nada. Resolvi abordar este assunto diretamente com eles enquanto resolvia outros problemas de integração. Então conversando hoje com o Kleber, área técnica da F2B, expliquei a ele sobre a necessidade de um retorno automático para os usuários do WHMCS e ele me explanou várias coisas a respeito dos motivos do retorno não ser totalmente automático. Um deles seria que se o retorno fosse automático e por algum motivo o servidor onde o WHMCS estivesse instalado não estivesse disponível, o status da cobrança não seria atualizado e a F2B seria responsabilizada.

Entendi a colocação, porém não concordei. Pois neste caso a F2B não teria responsabilidade sobre a falha na comunicação entre os sistemas. Ela emitiu o novo status, o sistema que não o recebeu.

Insisti e sugeri então que este sistema fosse feito de forma que executasse essa função ao menos 2 vezes ao dia, para diminuir a probabilidade deste problema. Ou melhor que isso, que eles desenvolvessem uma rotina CRON que fizesse o WHMCS ir até a F2B, consultar o status das faturas através do serviço Web Services (que eles oferecem) e depois voltar com o status.

Ele gostou da idéia e levou à direção. Qual a boa notícia? Ele voltou e me disse, em primeira mão, que conversou com a diretoria e que até a semana que vem todos os clientes poderiam contar com o retorno 100% automático.

Essa é uma excelente notícia para os usuários do WHMCS e F2B.

De quebra, ainda solucionamos 2 problemas adicionais. A data do vcto e a data do pgto.

A verificação da F2B se fosse feita depois do dia do vcto (por exemplo, 2 dias depois), era entendida pelo WHMCS como se tivesse sido paga naquele dia. Então se a fatura venceu no dia 05, o cliente pagou dentro do vcto , mas vc so fez a verificação no dia 07, o WHMCS entendia que a fatura tinha sido paga no dia 07 e não no 05. Erro crasso que gerava multas indevidas e dores-de-cabeça.

Corrigimos isso e agora o retorno (semi-automático) já está configurado para enviar não apenas o status da fatura, mas tb a data em que foi paga.

Outra coisa que corrigimos é a data de vcto. Antes se a data de vcto era para o dia 10 e o cliente gerasse a fatura no dia 05, a data de vcto dessa fatura era para o mesmo dia (dia em que foi gerada e não para o dia do vcto original). Agora mesmo que o cliente gere a fatura antes, a data de vcto será a mesma do WHMCS.

Então agora acho que vai ficar tudo ajustado para funcionar perfeitamente com o WHMCS.

Boa notícia pra mim e pra vc.

Abs

Mais um post da categoria: “estou trabalhando no meu host e sem tempo pro portal – mas vêm novidades por aí”

6 COMENTÁRIOS

  1. É esperar pra ver. Mas acredito que será feito.

    Tecnicamente é muito fácil p eles e não vi ainda nenhuma razão sólida que justifique este "meio retorno".

      • Estão atrasados mesmo… Principalmente considerando-se o tempo de atuação no mercado brasileiro.

        Mas uma empresa deste porte (ou mesmo menor) não deixa de fazer algo por preguiça. Talvez por falta de interesse, estratégia equivocada ou mesmo descaso. Mas preguiça, não.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here