Como fazer o downgrade do Easy Apache 4 em servidores novos

1

A partir da versão v58, o cPanel por padrão instala o Easy Apache 4. Entretanto, ele é compatível somente com o Apache 2.4 e incompatível com uma série de requisitos e funções que muitos hostings necessitam, como:

– plugin NtPHPSelector;
– apache 2.2;
– nginxCP (o gratuito, não a versão cpnginx)

Isto representaria um custo adicional de, no mínimo, R$ 80 mensais a cada servidor somente para preencher os requisitos de, por exemplo, ter o PHP 5.3 disponível em seu servidor, não ter clientes solicitando suporte após sites com erros 500 (causados pela depreciação de MUITAS regras utilizadas pela maioria dos clientes no arquivo .htaccess). Além de ser necessário instalar o Engintron ou CPNginx para ter o nginx no servidor, mas além do Engintron não trabalhar com vhosts e apresentar frequentemente erros de Bad Gateway por problemas e erros simples (e precisar de ajustes manuais à cada site que utilizar cloudflare!), o CPNginx é pago e a licença custa US$ 5 por mês. Parece pouco, mas em dezenas de servidores, o custo pode comer sua margem de lucro.

Explicado nossos motivos para querer o bom e velho Easy Apache 3, temos duas formas para tê-lo de volta.

Primeira opção:

se você estiver instalando um novo servidor e ainda NÃO instalou o cPanel, é bem simples. Apenas digite o comando abaixo antes de rodar o arquivo de instalação do cPanel e ele irá instalar o Easy Apache 3:

touch /etc/install_legacy_ea3_instead_of_ea4

Após isso, prossiga com a instalação normalmente.

Segunda opção:

se você já instalou o cPanel, e não gostou do Easy Apache 4 ou se esqueceu de utilizar o comando acima, não se preocupe. Há solução.

Digite os comandos abaixo:

mkdir -p /usr/local/apache.ea3/bin
mkdir -p /usr/local/apache.ea3/conf
mkdir -p /usr/local/apache.ea3/htdocs

Feito isso, precisamos rodar o script de downgrade fornecido pela própria cPanel. Atenção: isto poderá ‘quebrar’ seu Apache se interrompido. Recomendado a usuários avançados. Atenção (2): após digitar o comando abaixo, irá levar até 30 minutos e o Apache ficará indisponível durante este período, então notifique seus clientes e faça fora do horário comercial!

/scripts/migrate_ea3_to_ea4 --revert --run

OBS: o Apache *continuará* indisponível após o comando acima e ele provavelmente irá retornar erros dizendo que não encontrou o binário do httpd. O motivo de ele não ter encontrado os binários anteriormente, é porque você nunca teve o Easy Apache 3 anteriormente, e o que o comando de reversão que digitamos acima faz é basicamente restaurar um backup. Como não o temos, não funciona! Não se preocupe, está tudo sob controle. Digite o comando abaixo:

/scripts/easyapache

Agora, o Apache estará online com a configuração default do WHM! Após o comando acima finalizar, você precisará atualizar sua página do WHM (um F5 já serve) e terá lá o conhecido Easy Apache 3, à sua disposição para customização dos seus módulos PHP.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here