Boleto com registro ou sem registro?

30
14.421
views
boleto
(Última atualização: 18/07/2016)

Consegui com a minha agência emitir boleto bancário. Mas eles querem saber se eu quero com ou sem registro. Vale a pena usar com registro? (Marco)

Oi, Marco. Realmente, dá vontade de usar com registro. Mas não recomendo. Antes, vou explicar a diferença entre as duas para quem não sabe:

  • Sem registro – Quem emite o boleto é você, o banco não tem “noção”  de quantos você emitiu ou o código delas – a não ser quando o cliente paga. Se o cliente não efetuar o pagamento do boleto, o banco não faz nada;
  • Com registro – O banco emite os boletos e guarda todos os registros. Passado os prazos estabelecidos por você, o banco envia a cobrança para protesto, ou seja, o nome do cliente pode ir para os órgãos de proteção ao crédito, como SPC ou SERASA e outras ações jurídicas podem ser tomadas.

Bom, vamos pensar. As cobranças com registro são usadas por serviços do tipo Use-depois-Pague, pois é um meio de proteger a empresa da inadimplência, visto que o cliente já utilizou o produto. Já as empresas de hospedagem operam no modo pré-pago, porque o cliente sempre paga antes de usar o produto (com exceção dos períodos de teste). Deste modo, podemos ter inúmeras situações:

  1. O cliente assina o produto e não paga;
  2. O cliente assina no modo mensal, não paga e depois solicita o boleto em outro ciclo de pagamento;
  3. O cliente atrasa a mensalidade por motivos de falta de contato ou recebimento, erro no boleto, greve de bancos, falta de rede bancária correspondente (na sua cidade pode não haver uma agência do banco);
  4. Erro ao compensar o boleto e, apesar do cliente pagar, não aparecer na sua conta, etc.

Eu não uso boleto com registro. Acho desnecessário principalmente por causa do baixo valor da mensalidades. Ainda que o cliente escolha o plano anual, deixa de ser uma opção para mim, porque “assusta” o cliente. Já imaginou, acabar de contratar um serviço que você ainda nem usa e ler no boleto “pagar ate xx/xx/xxxx, senão irá para protesto”. Fora que tem gente que nem sabe o que é isso. E quando chegar a cobrança de um boleto que ele nem lembra mais, é confusão a caminho… Uma outra coisa que você deve saber, é que há muitos clientes menores de idade. Alguns usam o CPF do pai ou da mãe, nossos sistemas não tem como verificar automaticamente de quem é o documento. Fica aí o alerta para não prejudicar a pessoa errada. E nem a certa.

Envie você também as suas dúvidas!

Trabalha com consultoria e hospedagem de sites no Netmundo, escreve sobre estas experiências aqui no Portal do Host.
SHARE

30 COMMENTS

  1. E tem um detalhe importante: quando o serviço é pré-pago, como é o caso das empresas de hospedagem, LEGALMENTE é impossível o cliente ser inadimplemente ou devedor. Se o serviço só é prestado após o pagamento, logo o cliente nunca terá dívidas com a empresa.

  2. Olá Angel,

    Queria saber o seguinte… é difícil conseguir obter o direito de emitir boletos através do banco no qual tenho conta? Por exemplo, tenho conta na Caixa Econômica, qual exigência há?
    Tem que ser conta corrente ou poupança?

    Enfim, me diga tudo o que souber a respeito e como tenho oferecido boleto através do F2B, será que é vantagem, tendo em vista que não sei se por exemplo, poderei emitir boleto contendo logomarca ou algo que identifique melhor, até pq, nem mesmos esses meios de pagamento online tem sido 100% nesse quesito; F2B por exemplo permite a logomarca, mas não permite que, ao enviar uma cobrança por e-mail para um cliente, se utilize o nome fantasia na identificação da mensagem, daí o cliente recebe: "Cobrança de Fulado de Tal" (meu nome por exemplo).

    Já até sugeri a eles reverem isso de uma forma que mantenha a transparência que desejam evidenciar nas transações entre cliente e vendedor, seria mais uma grande sacada da F2B que gosto tanto, rumo a perfeição ou quase rs rs No boleto emitido diretamente via banco, não sei como ficariam as questões que abordei, sem falar da dúvida que tenho sobre o detalhe da conta ter de ser de pessoa jurídica e se posso usar o boleto do banco de forma online, através de algum software ou site que gerencie tal procedimento.

  3. Realmente F2B permite personalizar e colocar Logo se for pessoa física, já no caso de pessoa jurídica, pode ir um pouco além, enviando boletos para os clientes diretamente pelo sistema deles. Como não é o meu caso, sempre coloco a opção "Sacado Sem E-mail" e eu recebo a cobrança do cliente, adaptando-a para poder finalmente enviar pra ele.

  4. Pessoal, vai uma dica para vocês!Abri há 2 meses atrás o Iconta do itaú… Nesse iconta você tem direito a uma conta corrente e não pagará taxa alguma por isso, mas claro, você deve fazer tudo pela web. Dessa forma não pagará taxa.Antes de abrir a conta fui até a gerente e fiz várias perguntas inclusive sobre a ativação de boletos. A mesma me disse que seria habilitado normalmente assim que o meu cartão de segurança chegasse.Pago 3,50 por boleto e não tenho custo operacional com a conta…Qualquer dúvida, tamo a disposição… ehehe

      • Angélica,

        então devo ter tido muita boa vontade por parte da gerente…Fui lá no banco, conversei numa boa, perguntei sobre o boleto e ela mesmo disse que não teria que esperar tempo algum e que pelo próprio painel de controle faria a solicitação do serviço de cobrança… Assim que chegou meu cartão fui lá desbloqueá-lo e em seguida a isso solicitei o serviço pela internet… não demorou mais que 20 dias para todo esse processo… 

        • Eu devia ter pedido isso na hora da abertura. No banking tenho o aviso ”      Aviso: RELACIONAMENTO COM O BANCO MENOR QUE 6 MESES. ”
          Mas eu estou contente com meu boleto de 1,61 da caixa. 🙂

        • Angélica,

          Você conseguiu padronização da taxa do boleto na Caixa?    Originalmente eles cobram diferentes taxas conforme o local em que o sacado efetuou o pagamento.

          Considerando o fato de que ao entrar no site do Banco do Brasil e verificar as tarifas consta que o preço oficial do banco, independentemente do que alguns afirmem estar pagando seja de R$ 1,50 por boleto, sem variação, acho que se você conseguiu a padronização, então conseguiu acima de tudo o melhor preço possível no país.

          Melhor que isso eu não ouvi falar que ninguém tenha conseguido, já que eu acho que o governo deveria padronizar isso em R$ 1,00 por boleto pra todos os bancos.    Sonhar não custa nada, concorda?  rs rs

        • Bom, cada banco tem um preço e cada cliente pode negociar o valor com o banco conforme o volume de boletos. O preço da tarifa não é fixo, mas seria interessante se fosse 🙂

    • Boa tarde,quero tirar uma dúvida,tenho uma movelaria abri em janeiro,quero sentir o mercado antes de abrir firma,é possível emitir boletos com CPF? Tenho conta no Itaú há mais de 3 anos.Estou precisando emitir boletos,alguém pode me ajudar com essa dúvida?

  5. Olá!
    Gostaria de saber se alguém conhece alguma empresa que esteja na internet, que emita e receba boletos, para repassar depois pra nossa conta?
    Já ouviram falar da gerêncianet?
    Alguém já utilizou os serviços dela?
    É confiável?
    Agradeço e aguardo, alguma resposta.

    • olá, tenho uma dúvida. Fiz um curso, paguei a entrada com boleto, e dividi outras tres parcelas no boleto tambem, aconteceu que o curso nao foi nada daquilo que estava no programa, uma total enganacao, gostaria de saber se eu deixar de pagar estes boletos se eles podem ir a protesto. Como sei se eles sao registrados, os boletos?? obrigada

        • Oi Angélica, obrigada pela resposta! Gostaria de saber se há um meio de averiguar se o boleto é ou não registrado. Também gostaria de saber se no caso do boleto nao for registrado, se mesmo assim a pessoa pode acionar o SPC. Obrigada!! Bjs

        • oi Angélica, desculpe te incomodar novamente, mas a única pessoa que tem conseguido me ajudar até agora (já tentei Procon e tals) é vc! Aqui dia carteira numero 17, e número do documento 177. Será que ele é registrado? Se nao for registrado e eu deixar de pagar, já que elas nao querem entrar em acordo comigo, posso mesmo assim ir pro SPC, Serasa? obrigada muitíssimo! bjs,

        • legal, obrigada Angélica! Onde eu fiz nao me informaram nada! Elas são 171 total! Obrigada mais uma vez pela ajuda!

  6. bem, para mim o ideal é com registro. assustar as pessoas pelo o que elas devem? bem não estamos no país de faz de conta.

  7. Pessoal necessito de um módulo de boleto banco BRADESCO CARTEIRA 9 para WHMCS, não estou encontrando em lugar algum, alguém sabe onde eu posso encontrar?

  8. recebi uma cobrança de boletos de um síndico sem autorição minha,gostaria de saber se aquele boleto é legal porque conseguiu meu número de cpf,se sou obrigado a pagar e se vai para o spc ou serasa?

  9. Olá,

    Eu já tinha lido anteriormente esse post, que é bem interessante.
    Mas hoje essa questão fica ainda mais complicada, pois a partir de 2017 todos os boletos terão que ser com registro. Os bancos não mais aceitarão boletos sem registro.
    Além de todos os detalhes e comparações já expostos, como será essa migração, em dezembro o cliente paga no início do mês e em janeiro pagará no fim do mês e sujeito a protesto e etc…

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here