As vantagens e desvantagens de um fórum

2
3d man sitting with a laptop on the word forum. Isolated render on white background

Algumas empresas de hospedagem têm um fórum para clientes enquanto outros se perguntam se isso é uma boa idéia. Vamos falar sobre as vantagens e desvantagens de um fórum no seu site do ponto de vista do cliente, de possíveis clientes e, é claro, do seu. PS: Um fórum pirata (sem licença válida) pode fazer você parecer muito mal. Primeiro, pela infração legal. Segundo, por parecer que você não tem dinheiro (e pode ser que não tenha) para pagar a licença, o que implica em pensar que seu host não vai bem.

Vantagens

  • A equipe pode postar anúncios no fórum, como quedas, downtimes, que permite que clientes leiam, mesmo que não tenham acesso ao e-mail;
  • Clientes podem ajudar uns aos outros com questões sobre hospedagem e poupar tempo de suporte;
  • A equipe e clientes possuem interação maior, num ambiente mais amigável que o de suporte.
  • Um site com um fórum ativo tem mais conteúdo para indexação, logo aparece mais nas ferramentas de busca;
  • Desenvolve-se um senso de comunidade, onde os clientes podem pôr um “rosto” na empresa.
  • Possíveis clientes podem ver a empresa do ponto de vista dos clientes;
  • Possíveis clientes podem ver como a empresa responde às requisições dos clientes;
  • Possíveis clientes podem tirar dúvidas pré-venda.

Desvantagens

  • Se o fórum não estiver ativo, fica mal pra você. Não ter fórum é melhor do que um fórum parado;
  • Manter um fórum é um trabalho contínuo. Uma vez construído, é necessário manutenção e moderação.
  • Nem todos lidam bem com críticas em público. Alguns posts inevitavelmente serão negativos, se você remover estes posts, os membros perceberão e comentarão as suas ações. Não saber lidar com críticas negativas pode ser um problema.
  • Um fórum não é um atrativo para todos os clientes, todo o seu trabalho pode ser em vão se sua clientela preferir uma atendimento individualizado. Se isto ocorrer o fórum não deve ser o único meio de suporte.
  • Nem todos causam uma boa impressão em fóruns, incluindo a equipe do seu host. Habilidades técnicas e social não estão sempre associadas.
  • Se os clientes forem obrigados a verificar o fórum por atualizações e avisos, eles podem não gostar de ter esse trabalho.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here