As 10 Melhores Dicas de Marketing Digital para 2017

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As 10 Melhores Dicas de Marketing Digital para 2017

Atualmente muito se fala em Marketing Digital, SEO, SEM, Mídia Social, Mobilidade, Analytics, etc. Minha intenção com esse artigo é ser direto e trazer relevantes dicas de marketing e marketing digital que ajudará a alavancar o seu negócio, independente do tamanho ou sua área de atuação.

Que 2016 foi um ano difícil para os negócios em geral, não somente no Brasil como em inúmeros lugares do mundo, isso é fato mas, com as estratégias de marketing mais apropriadas, é possível tanto minimizar os impactos de uma economia frágil como dar a volta por cima e tornar sua empresa rentável e promissora a um período de crise ou fragilidade financeira.

As estratégias de marketing digital são fundamental para um negócio de sucesso. Claro que ter uma ideia promissora, iniciar um negócio e ter uma boa visão do mercado e seus principais concorrentes são passos mais do que importantes para o êxito mas, além disso, é preciso saber como comunicar as boas ideias aos consumidores certos, e esse é o ponto principal do marketing digital e o motivo que o torna vital para o sucesso do seu negócio.

Se as grandes empresas que estão em evidência e melhor posicionadas na mente do consumidor com verbas de marketing e comunicação mais robustas, encontram desafios para continuar crescendo e trazendo lucro, os pequenos e médio empreendedores podem ter esses desafios potencializados, uma vez que qualquer instabilidade econômica pode afetá-los numa maior proporção. Dessa maneira, imagino que essas dicas podem ser ainda mais essenciais para esses tipos de empreendedores.

 

1) Conheça o seu negócio, Área de atuação e Público-Alvo

Conhecer o seu negócio e área de atuação de uma forma detalhada lhe ajudará a entender quais suas principais características, pontos fracos, fortes, oportunidades e ameaças, ajudando-lhe a fazer uma análise mais aguçada e mapeando tudo o que considera mais importante. Uma análise macro e micro ambiental dará um diferencial competitivo considerável e no momento de planejamento das suas ações, não terá dúvidas do que priorizar.Um conhecimento do seu público-alvo (target) é igualmente essencial para uma análise mais apurada e precisa, portanto, tente entender a quem seu produto ou serviço serve, tanto fazendo uma análise baseada em fatos, caso seu negócio já esteja em funcionamento como pensando a quem seu produto ou serviço sirva, caso ele ainda não tenha sido lançado no mercado.Algumas ferramentas como o Google Analytics, poderá ajudá-lo a definir bem o seu público-alvo (informações como gênero, idade, localização, interesses, etc). Vamos lá, pegue um papel e caneta ou abra seu Bloco de Notas ou Documento Word e anote tudo que considera relevante para entender o máximo possível do seu negócio, mercado e público-alvo. Essas informações serão essenciais para um plano de marketing de sucesso.

 

2) Conheça seus Concorrentes e estratégias

Da mesma maneira que o ponto anterior, conhecer seus concorrentes é extremamente importante para um plano de marketing de sucesso. Saber onde eles estão tanto geograficamente quanto a posição que ocupam no mercado e na mente dos consumidores, lhe ajudará a competir diretamente e até mesmo a adiantar-se, criando ações ou produtos e serviços.Um outro ponto também é entender quais os produtos e serviços estes concorrentes oferecem e suas avaliações no mercado perante o consumidor, dessa maneira, é possível identificar gaps e oferecer algo a esses consumidores, fazendo esses consumidores trocar tal marca pela sua, aumentando sua participação neste mercado. Comece listando todos os seus concorrentes e depois organize um documento com as principais características para saber o que irá analisar, depois, visite seus websites, canais de rede social e websites de avaliação de produtos, serviços e empresas e entenda melhor suas atuações no mercado.Algumas ferramentas como SEM Rush, Similar Web, Buzzsumo, Alexa, Produtos MOz, Keyword Competitor, Social Mention, Rank Signals poderão lhe ajudar e muito na sua análise e criar o melhor plano possível para suas ações.

 

3) Crie seu Plano de Ação (SEO, SEM)

Tudo o que foi falado nos pontos acima, complementa esse aqui. Criar seu plano de ação é essencial para o sucesso das suas ações de marketing.Após a análise do seu negócio, mercado, público-alvo e concorrência, já terá desenhado bem tudo que lhe permite criar um plano de ação a partir dos objetivos definidos. Dividir seu plano de ação em SEO (Onsite e Offsite) e SEM (Conteúdo, Mídia Social, Publicidade, Comunicação, Eventos, etc) é a melhor maneira de estruturar seu plano de marketing da melhor forma possível.Crie uma agenda com as ações planejadas com datas de início e fim. Gere parâmetros de campanhas personalizados para suas URLs de publicidade e acompanhe o retorno via Analytics diariamente. (Veja com o profissional de Analytics da sua empresa como ajudá-lo(a) a realizar isso ou consulte a equipe de suporte local) Faça uma análise ROI (Retorno sobre Investimento) e verifique quais as ações que foram mais promissoras e valeram o investimento realizado, isso lhe ajudará não só a continuar investindo em uma ou outra ação como também melhorar sua estratégia de SEO por exemplo, uma vez que ao saber quais as palavras-chave potencial, conseguirá propor conteúdos novos ou reformular a comunicação do seu website.Algumas ferramentas como o Google Search Console, SEM Rush, Keyword Competitor e alguns sites de análise SEO, lhe ajudará muito na sua análise de SEO e permitirá que seu plano seja o mais apropriado possível para alcançar seus objetivos.

 

4) Foque nos Canais mais relevantes para o seu negócio

Para um começo promissor, foque de 2 a 3 canais no máximo. Utilizar múltiplos canais e não conseguir administrá-los, não é interessante, lembre-se que focar em apenas um e alcançar uma massa crítica também traz excelentes resultados. Não é necessário estar em todas as mídias, principalmente se não puder atualizá-las constantemente, principalmente no caso das mídias digital. Foque nos canais que sejam mais relevantes para o seu negócio. Caso produza muito conteúdo, crie um blog. Para você é importante conteúdo em vídeo e produz constantemente? Invista no YouTube. Utilize as redes sociais que mais faz sentido estar presente e compartilhe tanto seu próprio conteúdo quanto do mercado que sejam relevantes e atrativos ao seu público-alvo. Isso ajudará não somente no engajamento do seu público como na obtenção de novos seguidores, aumentando a visibilidade da sua marca e consequentemente suas possibilidades de conversão.

 

5) Invista em conteúdo relevante e atraente

Marketing de conteúdo é muito importante e deve ser o ponto de partida das suas ações de marketing digital. Conteúdo lhe ajudará com as suas ações de SEO, no momento em que mantém um conteúdo novo e atualizado e focando nas palavras-chave mais relevantes o que proporcionará uma melhora na sua posição em busca orgânica. Criar conteúdo próprio o auxiliará no engajamento dos usuários do seu site, mídia social e em tornar-se referência em um assunto ou segmento (área de atuação do seu negócio). Para alcançar sucesso nessa área é importante destacar-se no meio de tanta informação disponível na web, para isso, o seu conteúdo precisa ser relevante, exclusivo e atrativo. Não, não é nada fácil, eu sei bem isso. É possível criar conteúdo usando o conhecimento que tem do seu negócio, mercado e público-alvo produzindo peças como textos, imagens (infográficos são muito interessantes), e vídeos que, quando criados com personalidade, criatividade e humor, com certeza terão um grande alcance e tornará a sua marca conhecida e mais visível.Ferramentas como o Google Trends, Keyword Planner, Content Ideator pode ajudar e muito sobre o que escrever dentro da área de negócio e mercado que atua.

 

6) Invista em ações de RP e Mídia Social

Ações de Relações Públicas e Mídia Social são interessantes para seu plano de Offsite SEO, principalmente porque ao gerar novos backlinks você melhorará o Score do seu website nos SERPs (páginas de busca) e consequentemente, sua posição nos resultados de busca orgânica.O ponto mais desafiador para esses tipos de ação, principalmente quando não se é profissional de comunicação, é como abordar e convencer canais relevantes a divulgarem um conteúdo criado por você no canal deles e digo que tudo isso é baseado em conteúdo. A partir do momento que tiver conteúdo interessante, relevante, atrativo e neutro, possivelmente conseguirá boas menções sociais ou até mesmo backlinks, portanto, comece agora mesmo a criar seu conteúdo falando do seu negócio, mercado, novidades, etc.Uma boa dica é verificar o seu Referral Traffic e identificar os canais que já atribuem-lhe backlinks. Talvez seja mais fácil convencer tais canais a gerar novos backlinks com novos conteúdos. Em relação às Mídias Sociais, é necessário, atualizá-las constantemente de acordo com os seus objetivos. Como dito acima, escolha os canais que mais sejam utilizados pelo seu público-alvo.

 

7) Campanhas de E-mail Marketing Segmentadas

Pensa que o e-mail marketing é uma ação ultrapassada e que por receber centenas de e-mails diários, investir nessa ação é perda de tempo? Reveja seus conceitos. As campanhas de e-mail Marketing são ações de marketing digital muito utilizadas pois, além de terem um custo baixo, mostram uma das melhores taxas de retorno do mercado, principalmente quando utilizada para comunicar-se com sua base de clientes (usuários que realizaram opt-in na sua base) ou até mesmo para aquisição de novos clientes. Falando em opt-in, é importante ficar sempre atento a isso, pois, o envio excessivo e indiscriminado para endereços de e-mails que não tenham realizado opt-in na sua base é considerado spam e pode denegrir sua marca e, isso é tudo o que uma estratégia de marketing não quer ter como resultado. Mais importante do que criar um layout bonito, funcional e com códigos de rastreamento para cada CTA (call to action), é vital que sua base de e-mail marketing esteja segmentada e você se comunique da forma mais adequada com seus clientes. De nada adianta enviar milhares de e-mails e ter uma taxa de retorno super pequena. O melhor é enviar e-mails que atendam às necessidades de cada indivíduo aumentando assim o CTR (Click Through Rate) e consequentemente, a taxa de conversão.Existem algumas ferramentas disponíveis no mercado como o Mailchimp e o Mailjet onde é possível criar e administrar seu mailing, criar suas campanhas, desenhando o layout e texto, bem como encarregar-se do envio. Algumas dessas soluções possibilitam o envio gratuito até um determinado limite ou até mesmo por um valor bem baixo, caso você necessite enviar para uma base mais robusta. Todas elas possibilitam consultar o desempenho das suas campanhas diretamente na ferramenta. E aí, o que está esperando? Comece hoje mesmo a organizar essa atividade e tire o maior proveito dessa ação.

 

8) Aposte na Mobilidade

Apostar na Mobilidade e adaptar suas ações para este meio, não é somente necessário como vital. Em 2016, o acesso móvel ficou acima ao do desktop e pelo crescimento deste mercado, bem como, a criação de smartphones e tablets cada dia mais robustos em termos de hardware e sotwares, inúmeros usuários migrarão quase por completo, tornando essa estratégia essencial.A mobilidade é o tema da vez e alguns dos principais vendedores de publicidade do mundo como o Google e Facebook já adaptaram suas plataformas possibilitando ao anunciante criar seus anúncos e estratégias de uma forma simples e fácil de gerenciar.Algumas empresas ainda queixam-se do baixo índice de conversão via dispositivos móveis, porém, isso não quer dizer que você não deva considerar adaptar-se à mobilidade, caso ainda não tenha feito. Um dos fatores principais é que os websites adaptados para dispositivo móvel são privilegiados na busca orgânica, portanto, esse é um dos fatores importantes também na sua estratégia de SEO. Investir em 2017 em um site responsivo e adaptável às tecnologias móveis com um tempo de carregamento menor, é uma das maneiras de colocar seu website no topo.

 

9) Considere a Geolocalização

A geolocalização pode ajudar-lhe e muito na aquisição de novos clientes e no engajamento da sua atual base. Propor aos seus clientes soluções e produtos que estejam atrelados à rotina deles ou até mesmo identificar usuários mais próximos da sua área de atuação ou localização geográfica, gera inúmeras oportunidades e é uma das possibilidades em diferenciar-se da concorrência. Estamos caminhando para um mundo onde a personalização é a alma do negócio e é extremamente estimulante quando nos identificamos com uma comunicação e percebemos que algo foi criado de acordo com nossas necessidades e perfil.Utilizar as ferramentas de geolocalização traz muitas oportunidades e vantagens competitvas mas, é necessário ter bom senso e atenção para não tornar-se invasivo e ao invés de conquistar, repelir seu consumidor. Tecnologias como essas e muitas outras estão aí para serem utilizadas e só tendem a trazer benefícios, portanto, fique atento sempre!

 

10) Extraia o melhor do seu Analytics

Extrair o melhor da sua ferramenta de Web Analytics, seja ela qual for, é a maneira mais adequada para saber quais as ações que melhor funcionam e então, o que deve priorizar.As principais ferramentas do mercado, em especial o Google Analytics, possibilitam inúmeras análises mas, fazer o básico bem feito já ajuda e muito a sua empresa a descobrir grandes oportunidades de otimização e melhoria das suas campanhas/ações online.Alguns dos relatórios que considero o básico e que devem ser muito bem feitos são: Público-Alvo (saiba tudo sobre o perfil do usuário que acessa seu website), Aquisição (saiba como o seu público chegou até seu site), Comportamento (conheça o comportamento do usuário no seu site), Conversões (estabeleça metas e acompanhe o desempenho). Prestando atenção nesses principais relatórios e fazendo-os bem, você conseguirá fazer boas análises, propondo grandes melhorias tanto para as suas campanhas quanto para o seu site.

 

Com essas dicas, com certeza conseguirá tirar o melhor proveito das suas ações de Marketing, tornando a sua marca mais visível e posicionada no mercado e, consequentemente aumentando sua taxa de conversão.

Bom ano e bons negócios!

Erik é profissional da área de Comunicação e Marketing com mais de 10 anos de experiência em Gestão de Serviços / Produtos e Marketing Digital atuando principalmente em serviços de saúde e tecnologia. Possui larga experiência em Comunicação e Marketing e é especializado em Marketing Digital pela Fitzwilliam Institute em Dublin (Irlanda). Atualmente é responsável pela área de Vendas Digital da empresa OVH Hosting para os países Portugal e Brasil. Gosta de dedicar boa parte do seu tempo em entender como a mídia social impacta nas relações humanas e em buscar novas mídias que impactem positivamente o seu desempenho profissional.
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