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Sobre hospedagem e o SERASA

Chegou ao meu conhecimento via email e msn esta semana que algumas empresas de hospedagem tem enviado os nomes de seus clientes inadimplentes para o SERASA. E ao consultar o Reclame Aqui, de fato, constavam reclamações sobre o lançamento de cobranças indevidas. Algumas breves considerações:

Como é normalmente:

Se você contratar um serviço com a maioria das empresas de hospedagem vai ser o seguinte:

  • O plano é pré-pago – você paga e usa;
  • Parou de pagar: avisos, suspensão e eventual término da conta;
  • Cliente inativo ou inadimplente há muito tempo – o compromisso com o cliente não existe mais.

Como é nestas empresas:

  • O plano é mascarado como pós-pago, mas o pagamento deve ser feito antecipadamente.
  • O plano é renovado automaticamente, mesmo que você não pague. Para cancelar oficialmente é preciso usar o formulário correto.
  • Após um determinado período de inadimplência, sua conta é cancelada, mas as faturas não.

Olha, de verdade, eu entendo que algumas empresas queiram se proteger de calotes, mas isso parece um tiro no pé. A prática tende a assustar os clientes e prejudicar a imagem da empresa. A minha sugestão é desativar a conta do cliente que não paga (alega-se que falta de uso de produto não justifica a falta de pagamento). É assim com todos os serviços pré-pagos no Brasil.

Talvez os mais desinformados sintam-se acuados e paguem as faturas em atraso para poder tirar o nome dos órgãos de proteção ao crédito. Mas soube também que alguns já entraram com reclamações no PROCON e nos juizados de pequenas causas.

E vocês, o que acharam da prática?

 

Sobre o autor

Angel Costa

Trabalha com consultoria e hospedagem de sites no Netmundo, escreve sobre estas experiências aqui no Portal do Host.

22 comentários

  • Uma péssima prática! Melhor cancelar antes do acumulo, do que deixar acumular propositalmente e depois exigir um direito que não existe. Além de prejudicar a própria empresa de hospedagem, acaba queimando (ainda mais) o mercado.

  • Eu fui uma dessas vitimas deste “golpe” de uma “eupresa” que além de oferecer um serviço horrivel, esta semana (qual empresa séria manda um aviso de cobrança já ameaçando colocar meu nome no SPC/SERASA em um domingo?),chegou o aviso de fatura atrasada informando que em cinco dias meu nome estará no SPC/SERASA… fui ver no whmcs desta “empresa” meu plano estava cancelado e as faturas cobradas eram de agosto DO ANO PASSADO! Agora me pergunto, por que que o whmcs deles “só se lembra” agora desta minha fatura atrasada?
    Rezo pra que coloquem mesmo meu nome no SPC/SERASA para que eu possa tacar o processo neles
    Não vou divulgar o nome da empresa para não prejudicar o PDH.
     [É cada história que tenho visto de host com medo do dolar hehehe]

  • Acho um absurdo essa postura, nao sei se juridicamente isso e possivel, mais do ponto de vista ETICO, como diz a Angelica, um verdadeiro tiro no pe.

  • Também estou com o mesmo problema com uma empresa de grande porte, mas o serviço que assino é o de VoIP, recebo cobranças direto e tento cancelar sem sucesso, enquanto isso me cobram e ameaçam colocar no SERASA.

  • Olá pessoal eu não acreditei quando li mas eu recebi um email da empresa a qual eu tenho contratado um plano de revenda de hospedagem a qual eu quero mencionar o nome mas caso angel você queira editar fique avontade… a ServerSP alem de ter um pessimo atendimento e não respeitar seus clientes acabou de adotar este procedimento e mesmo antes de vencer o praso de 30 dias de atraso da cobrança ja esta enviando email com esta notificação.
    Isso é um inssulto aos clientes nos quais quando pagam antecipado não tem desconto nem um agradecimento e quando atrasam… são cobrados desta forma…

    Uma dica a todas as empresas que querem adorar tal procedimento… isso so funciona para empresas que não tem concorrencia no mercado pois a que tem vai apenas perder clientes pois sempre vai ter outra empresa que esta mais preparada para lidar com atrasos.

    So lembro eu ja estou em busca de outra para alocar meus clientes que não são muitos e alguns deles estão até dois mesesatrass comigo mas devido uma conversa com os mesmos eu entendi as dificuldadesmo e não foi por isso quei o site deles do ar ou mandei o nome deles para o Serasa.

    • E no caso quando o Cliente não quer mesmo pagar e diz que não vai pagar

      mesmo vc prestando os serviços e suporte alem do normal.
      e ainda difama seu site em sites de noticias

      coloca-se ou não no SPC SERASA ?
      TEM COMO ?
      SERIA NESCESSARIO?
      Oque Fazer nesta situação?

  • Isso nem devia existir.
    O serviço é pré-pago.
    Não pagou a hospedagem, suspende e pronto.

  • ola, a ****** sujou o nome da minha empresa por causa de R$79,90 de uma revenda de hospedagem que ganha 30 dias GRÁTIS. Porém se no 31 dias não pagar é cortado os serviços. Mais a surpresa aparece depois de 3 meses, eles enviam a carta pelos correios do SERASA e seu nome incluso no sistema de proteção ao credito. O mais chato é ler 30 DIAS GRÁTIS  e se deparar com a obrigação de pagar. Afinal não é GRÁTIS?

  • A ServerSP faz ésta prática.
    Contratei uma Revenda por lá, e instalei meu site, o WHMCS trabalhava lento, assim como um WordPress que eu tinha, a pagina demorava ums 3 segundos pra processar no servidor, para depois abrir, e no servidor antigo, em outro datacenter, onde o load  do servidor era bem mais baixo, o site abrir muito mais rapido, (Sites dinamicos em PHP apenas, que eram lentos), e a ServerSP é pré-pago (Com contrato Pos Pago)!

    Não existe botão de cancelamento no painel do cliente (WHMCS), então, simplesmente deixei de pagar, e também de usar… 4 meses depois recebo a notificação de que meu nome ia ser incluido no SERASA em 5 dias em caso de não pagamento de 4 (Eu disse 4), faturas, sendo que o serviço havia sido suspenso 15 dias após a PRIMEIRA fatura vencida. ou seja, 3 meses sem usar, e eles cobrando, respondi o ticket, dizendo que absurdo, e que não havia botão de cancelamento no WHMCS, o Cancellation Request, que normalmente tem em outros sites, e a funcionária disse que conforme no contrato, deveria ser aberto um Ticket antes.

    Enfim, empresa ****** essa ServerSP, com esta prática absurda!!!!!

  • A ServerSP faz ésta prática.
    Contratei uma Revenda por lá, e instalei meu site, o WHMCS trabalhava lento, assim como um WordPress que eu tinha, a pagina demorava ums 3 segundos pra processar no servidor, para depois abrir, e no servidor antigo, em outro datacenter, onde o load  do servidor era bem mais baixo, o site abrir muito mais rapido, (Sites dinamicos em PHP apenas, que eram lentos), e a ServerSP é pré-pago (Com contrato Pos Pago)!

    Não existe botão de cancelamento no painel do cliente (WHMCS), então, simplesmente deixei de pagar, e também de usar… 4 meses depois recebo a notificação de que meu nome ia ser incluido no SERASA em 5 dias em caso de não pagamento de 4 (Eu disse 4), faturas, sendo que o serviço havia sido suspenso 15 dias após a PRIMEIRA fatura vencida. ou seja, 3 meses sem usar, e eles cobrando, respondi o ticket, dizendo que absurdo, e que não havia botão de cancelamento no WHMCS, o Cancellation Request, que normalmente tem em outros sites, e a funcionária disse que conforme no contrato, deveria ser aberto um Ticket antes.

    Enfim, empresa ****** essa ServerSP, com esta prática absurda!!!!!

  • Ué porque tao editando os nomes das empresas? Sao empresas “parceiras” ou “anunciantes” aqui do portal?

  • Pois é, esses dias, tivemos problemas nos acionou judicialmente pois cancelamos a conta dele, mesmo ele devendo 3 meses. Ele alega que nao recebeu as faturas, “oras as faturas todas estao disponiveis no painel dele.

    Ai vejo algumas empresas trabalharem diferentemente, onde acabo concordando com elas, e ao mesmo tempo discordando.

    Carlos Henrique

    • Temos todo o direito de suspender ou terminar a conta de um inadimplente, mas enviar o cliente pro Serasa é fora do que o código do consumidor permite.
      Realmente, a gente entende o sujeito, mas deve haver outro jeito de lidar com isso.

  • Estou tendo problemas com a ServerSP.
    No fim de 2008 aluguei uma revenda com eles, “30 dias grátis”, logo, veio a cobrança apos os 30 dias, como nosso amigo disse, pra mim pareceu um serviço pré-pago, e na verdade mascarado como pòs-pago.
    Na época, não tinha nada avisando que colocava o nome da gente no Serasa, etc.Depois de todo esse tempo, me vem uma cobrança por e-mail, e ameaçando registrar meu nome no Serasa.
    É um absurdo.Se alguem ja passou por isso, me dê alguma dica aí…

  • Mais um com problemas aqui… vejam no ReclameAqui o monte de reclamações que eles estão tendo. To achando que eles estão falindo e querem sugar o máximo possível. Vou tirar meus sites de lá enquanto posso!

  • A Hostnet tá fazendo isso, o site tava fora do ar, parei de pagar por isso, suspenderam os serviços, não tenho como cancelar, e continuam cobrando, não vou pagar e foda-se!

  • Também quero deixar aqui meu reclame pois também fui surpreendido com uma dessa essa semana. Contratei um serviço de servidor clud da Under usei o serviço por dias e nesse período perdi uns clientes e tive que solicitar o cancelamento do serviço.

    Lembrando claro que o serviço é pré-pago havia pago ja antecipado o valor de 30 dias do serviço, e pra minha surpresa quando abri o chamado solicitando o cancelamento me responderam o chamado dizendo que como a solicitação foi feita com menos de 30 dias teria que pagar a próxima fatura. Piada, esse pessoal acha que somos tao ignorante assim.

    E como diz o texto tem pessoas que se sentem acuados e acabam pagamento, até tentei achar no código de defesa do consumidor algum artigo que falasse sobre isso mas não encontrei se algum souber me avisa ou posta aqui para que o pessoal tenha conhecimento.

    Eu logico não paguei e também to doido pra eles colocarem meu nome no serasa pra eu tacar um processo neles por danos moraes, o serviço é pré-pago então não pode existir cobrança pois não pagou o serviço deve ser cancelado

    Pra mim é um absurdo e abuso dessas empresas.

  • Estou com o mesmo problema com uma empresa. Alguém sabe a lei exata do código de defesa do consumidor para eu passar pra eles e poder me defender?

    Já tentei de toda maneira explicar diretamente para o dono, mas ele não aceita.

    E ressalto que o motivo do cancelamento foi por problemas no serviço deles, que é muito ruim e atendimento nota 0.

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