Quantos meios de pagamento usar?

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Já perceberam como o único meio de pagamento de empresas grandes de hospedagem é o boleto bancário – e, por vezes, cartão de crédito? É a maneira mais eficiente de centralizar os seus recebimentos, completamente compreensível.

Mas vejam o meu caso: presto serviços para várias empresas de hospedagem, porém cada uma tem um meio de pagamento principal, o que me força a ter conta em todos estes meios (F2B. MoIP, PagSeguro, Pagamento Digital e Paypal). Isto me beneficia? Sim e não. Deixem-me explicar…

Aceitando o meio que o cliente usar

Se sua empresa vende somente hospedagem para clientes finais – internautas comuns – é muito provável que eles prefiram o pagamento via boleto ou cartão, seja através de um intermediador como os mencionados acima ou através de um convênio direto com os bancos e operadoras.

Mas se você lida com revendas, vps, dedicados e/ou produtos para pessoas que trabalham com qualquer tipo de venda virtual, é quase certeza de eles já terem um meio definido. Talvez seu cliente já tenha eleito o MoIP para gerenciar suas cobranças e seu saldo esteja todo lá. Lembrando que alguns meios restrigem o número de saques não-tarifados. Então, o dinheiro que vai para você pode estar em uma conta dessas. E se você quiser recebê-lo com mais facilidade e sem atrasos, você vai ter que criar uma conta lá.

Eu só libero conta mediante pagamento, com suas devidas exceções. E pagamentos via boleto demoram no mínimo um dia útil para serem confirmados (não sei informar sobre convênio direto com cartão de crédito). Depósito em conta, transferências para banco e saldo em contas online são imediatos.

Centralizando os seus pagamentos

O lado ruim disso é ter saldo pra todo lado – bom, ter saldo nunca é ruim, não é mesmo? Mas estes “dinheiros” não estão disponíveis instantaneamente. É necessário solicitar saques, pagar taxas em determinados casos e ainda esperar um determinado número de dias para que o valor seja creditado em sua conta.

Sem mencionar que é chato quando se recebe um valor baixo em uma conta raramente movimentada, que nem vale a pena o saque. O dinheiro fica lá inativo, pois sacar R$10,00 em um conta onde a tarifa de saque é R$6,00 é muito pouco lucrativo. Você vai ficar rezando para alguém voltar a usar aquela conta para pagamento? Ou apenas dar o dinheiro como perdido? Ou sacar apenas os R$4,00?

Aconteceu esta semana comigo de um cliente usar uma conta que não verifico frequentemente – pois não possui retorno automático no WHMCS. Sua cobrança estava paga, mas eu não sabia. Quando recebeu uma mensagem avisando da possibilidade de supensão por inadimplência, ele me alertou para o pagamento realizando em tal conta dias atrás. A solução? Agora me forço a verificar o saldo de todas as minhas contas online.

Resumindo…

Por um bom tempo, usei apenas um meio como principal, depois outros foram lançados ou eu fui apresentada a eles. Fui fazendo cadastro em todos, testando uns, preferindo outros. E um belo dia consegui meu próprio boleto bancário pensando “oba, vai juntar tudo direto na minha conta”. Ledo engano. Existem clientes meus que preferem depósito em conta por poderem agendar o pagamento/transferência.

Então, decidi que no meu caso funcionou eleger um meio como principal, mas também aceitar outros. Afinal, dinheiro em conta, seja ela online ou real, é sempre uma coisa boa, não é verdade?

E você tem um meio principal de recebimento? Tem conta em mais de um meio? Usa a maioria deles?

35 COMENTÁRIOS

  1. Bom meu principal meio de pagamento hoje e o Moip e Deposito/Transferencia.
    PagSeguro e Pagamento Digital não gosto. Mas sempre tem aquele cliente que chega voce tem conta no PagS ou no PagD para não perder o cliente eu digo que tenho mas falo que temos os outros meios de pagamentos que se ele puder fazer a partir dele e melhor.

  2. Atualmente prefiro usar somente o PagSeguro por ter um módulo com retorno no WHMCS e comparando com os outros, é bem mais fácil de pagar para o pessoal que não tem muita habilidade com a internet.

    Além deste, tive que aceitar PayPal por 2 motivos, primeiro porque é a forma mais pratica de pagar os recursos que preciso como servidores, softwares e etc, e segundo é a alternativa para quem mora no exterior pagar os nossos serviços.

    Já faz um bom tempo que eliminei de vez o depósito ou transferência em conta, pois isso me dava uma dor de cabeça absurda. Passavam-se dias, semanas, e as vezes, até meses e eu não sabia de quem era o depósito porque simplesmente ninguém falava nada. Quando havia a suspensão aí eu recebia uma famosa frase "Ué, depositei, não viu lá na conta não?" rsrs.

    Na minha opinião devemos ser praticos em tudo, até mesmo para questões de recebimentos. Se tiver só 10 clientes, trabalhe corretamente para quando tiver 100 ou 1000 não embolar o meio de campo por falta de estrutura. é só minha opinião 😉
    abraços galera!

  3. Sinceramente, ainda acredito que a melhor opção é você ter o contrato direto com o Banco e usar o boleto com um custo menor, além de ter um contrato direto com as operadoras de Cartão e também ter um custo menor. No caso do boleto, é D+1, ou seja, o cliente pagou, no outro dia esta em sua conta.

  4. Grande Eltern ;D
    Diego apareceu, hehehe.

    Bom, eu uso, Boleto Próprio, Moip, Depósito/transferência, e Paypal. Justamente pelo fato, de atender aos 2 alvos, usuario final, e revenda/vps/dedicado.

    Abraços.

  5. Uso principalmente depósito, em dois grandes bancos (BB e Caixa).
    Para aqueles que preferem boleto, trabalho com a F2B (uma minoria, já que cobro adicional do boleto).
    Estou pensando em abrir uma conta em outro grande banco, para diminuir ainda mais o uso do boleto…
    O maior problema nesse sistema é que muitos clientes esquecem de avisar que pagaram, e depois recebem o tal aviso de cobrança…hehe

  6. No meu caso, acho que entre mais opçoes de para seu cliente mais ele se sentira a vontade de contratar seu serviço, e se você tem varias opções e sistemas basta se organizar e pronto.

    Atualmente uso: Pagseguro, MOIP, Boleto Bancario, Paypal, Deposito, Transferencia,

  7. Olá Pessoal ótimo assunto para discussão!

    Olha eu Uso atualmente o Moip e o F2B, e transferência bancaria, o F2B para o Boleto e a Moip para transferência bancaria, embora a Moip tenha deixado muito a desejar com os atrasos deles. Como os amigos acima afirmaram a transferência bancaria é boa mais ao mesmo tempo é ruim para confirmarmos os pagamentos mais que é maravilho você ver o dinheiro caindo na sua conta sem desconto é uma maravilha isso ninguém pode negar!

    Abraços…

  8. Concentramos todos os recebimentos no BRADESCO – depósito/DOC, boletos, etc. Já pensamos em abrir contas em outros bancos para facilitar mais os clientes que tem contas nos mesmos, mas concentrando nossa cobrança em uma unica instituição conseguimos alguns "mimos" e serviços com o BRADESCO mais facilmente, como por exemplo baixo custo de boleto (devido principalmente ao volume de cobranças), o que absorvemos não repassando isso ao cliente, limite de conta, crédito CDC, cartão de crédito com limite alto, etc.

    Usamos tb o pagseguro, mas estou pensando seriamente em troca-lo pelo MOIP (manteria infelizmente o pagseguro pois muitos clientes usam) mas apenas para recebimento via cartão de crédito – sempre direcionamos primeiro as vendas para boleto/depósito/DOC.

    Temos o Paypal pois temos vários clientes fora do Brasil (principalmente Portugal), além do fato de usarmos ele para pagamento de servidores em certos DCs.

  9. sou desenvolvedor web Angelica e tirando suas duvidas referente a cartões;

    A redecard tem o webservice deles que o pagamento é identificado na hora e demora + ou – 30 dias para ter o dinheiro em conta.

    Para isso basta ter SSL, um modulo para integração com o webservice deles atravez da tecnologia komerci deles (minha preferida) e ter contrato de webservices com eles.

    Digo a redecard pois a Cielo exige que seu servidor que vá fazer a integração sua empresa -> cielo tem de ser obrigatoriamente Windows server e isso encarece um pouco as coisas.

  10. Angélica uma dúvida, quando o cliente atrasa, com qtos dias se faz um corte?

    Eu fazia com 5, mas achei sacanagem, ai coloquei 30 dias, mas o serviço que uso, com 5 dias me corta.

    Por outro lado, o cliente só paga quando vê que o site está fora do ar, fica assustado e paga.

    Abraço.

  11. Uma coisa que acho interessante no PayPal e que sinto falta nos serviços do gênero no Brasil é aquele sistema que debita automaticamente no cartão de crédito do cliente, embora permita que o mesmo cancele esse ciclo automático de pagamentos. Será que o PayPal trará essa funcionalidade para o Brasil quando passar a atender localmente?

    Alguns clientes me pedem pra debitar automaticamente todo mês por terem medo de esquecer de realizar o pagamento, mas infelizmente o PagSeguro e os demais parecem não oferecer isso, correto?

  12. Acredito que depósito bancário faz parecer empresa “pessoal” e além da dificuldade de identificar o pagador, hoje utilizo boleto próprio com banco Bradesco e também MOIP e Pagseguro, mais estou  estudando a instalação do modulo CIELO e receber apenas por boleto e Cielo. Dessa forma me parece mais simples gerenciar a empresa.

    Marcel Venancio

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