Financeiro » Precauções em tempos de greve bancária
Financeiro

Precauções em tempos de greve bancária

Todo mês de setembro, temos a greve dos bancários e todo mundo que paga contas (e também os que as recebem) são afetados. Seguem algumas dicas rápidas de como lidar com isso e diminuir o prejuízo durante este período:

Alternativas de recebimento

  • Casas lotéricas & Pagamentos via representantes bancários: existem alguns bancos ou postos especializados em receber pagamentos nas principais cidades brasileiras, como supermercados, farmácias, etc, eles não fecham durante este período. Funcionam geralmente durante o horário comercial;
  • Internet banking – funciona normalmente nos horários de sempre, o único problema é se o cliente não tem senha ou permissão para fazer pagamentos online (pode precisar de autorização do gerente);
  • Cartão de crédito – os pagamentos com cartão não devem sofrer nenhuma alteração. Para recebê-los, veja nossa lista de meios de pagamento se não tiver convênio direto com as operadoras.
  • Transferência bancária & Depósito – os caixas eletrônicos funcionam normalmente para saques, depósitos e operações de rotina. Clientes podem fazer DOC para a sua conta caso não tenham conta em seu banco.

Desativando sistemas

A maioria de nós usa algum sistema como o WHMCS para automatizar a suspensão e término de contas. Esteja ciente de que se você não alterar os prazos, pode acabar suspendendo vários clientes inadimplentes por conta da greve. Sugestões:

  • Alterar o prazo para suspensão de contas;
  • Facilitar o acesso a alguma alternativa de pagamento;
  • Incluir nos emails de cobrança os links para outros meios de pagamento

Notificando o cliente

Alguns clientes podem se valer da desculpa da greve dos bancos (e dos correios se você emitir boletos por eles) para atrasar os pagamentos. Envie um email em massa para os clientes avisando das alternativas e extensões de prazos de vencimento e quaisquer outras políticas que se apliquem. Para evitar a cegueira do email (“não recebi/vi/li o email”), o comunidado pode ser feito também via twitter, facebook e um popup/aviso/banner/caixa na área do cliente ou no seu site.

Veja também as dicas do Cadu no Amigo Geek

Sobre o autor

Angel Costa

Trabalha com consultoria e hospedagem de sites no Netmundo, escreve sobre estas experiências aqui no Portal do Host.

5 comentários

Clique para comentar

PDH Recomenda

  • ServerSP
  • Limestone Networks