Período gratuito x Seu dinheiro de volta

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Este post tem 7 anos. Tenha isto em mente ao ler seu conteúdo.

Afirmo com segurança que 75% de vocês, queridos leitores, ao procurar por hospedagem compartilhada, já se deixou seduzir pela frase “período gratuito” ou “30 dias para testar”. Talvez até tenha procurado especificamente por empresas que oferecessem este tipo de garantia.

O motivo do artigo/post é que várias pessoas perguntam se eu dou os tais 30 dias grátis. Não dou. Quando fiz os cálculos dos meus preços, não incluí essa possibilidade. Optei por garantir o dinheiro de volta em caso de insatisfação. Entretanto vou traçar aqui os prós e os contras de cada um dos dois.

Período gratuito

Vantagens

Algumas empresas são, justa ou injustamente, mal faladas outras tem planos que deixam qualquer um com o é atrás ou simplesmente não são conhecidas pelo cliente. Neste caso, o período de testes serve como “uma chance” para a empresa mostrar que pode sim oferecer a qualidade esperada.

Serve também para o cliente conhecer sua estrutura – se você não provê um demo, por exemplo. Se familiarizar com painéis, integrações e serviços. Às vezes, um painel complicado ou simples demais é decisivo na saída de um cliente.

No mercado, é possível ver ofertas de 15 a 90 dias grátis. O período tem que ser calculado com sabedoria para cobrir os seus custos, senão em um mês ou outro você pode acabar com mais cliente de cortesia do que pagante.

Desvantagens

Costuma atrair spammers, clientes problemáticos e inadimplentes e muita confusão.Conheço gente especializada em pular de trial em trial – é basicament como viver de amostra grátis.

Se você não tiver definido nos seus termos de uso os limites (oferece backup? transferência? uso pleno dos serviços?) e vencimentos pode arrumar confusão com seu cliente novo. Usar um filtro anti-fraude também é uma boa pedida.

Reembolso

Vantagens

Mais fácil de gerenciar, o reembolso nada mais é que um direito do consumidor. Quer mais segurança do que um vendedor dizer pra você: “Se você não gostar, devolvo o seu dinheiro”. Denota muito mais confiança em seu produto e profissionalismo. Afinal, quantas empresas grandes você vê oferecendo período de testes por aí?

O cliente paga assim que entra – é um investimento que ele faz em você. Basta você entregar tudo que prometeu e não terá problemas.

Desvantagens

É preciso ter sempre uma reserva no caixa para casos de desistência. Lembre-se que, geralmente, o reembolso aplica-se somente aos três primeiros meses – e raramente aos demais.

O reembolso pode ser prejudicial em alguns casos, como em um mês em que haja um downtime extensivamente logo (mais de um ou dois dias bastam). É certeza de ver clientes indo embora e desembolsar alguns dinheiros.

Testes X Reembolso

Os dois possuem suas vantagens, cabe a você escolher qual cabe melhor no perfil da sua empresa. É muito importante – qualquer que seja a sua escolha – que esteja tudo definido no seu contrato (embora admitamos que a maioria não lê o que está ali) para evitar maiores confusões com os clientes.

Vocês oferecem algum dos dois? Os dois? Nenhum? Por que?

14 COMENTÁRIOS

  1. O reembolso ao cliente acaba promovendo a empresa de modo mais positivo, ao invés de trial que o cliente acha que é uma obrigação e que a empresa nao tem custo nenhum se oferecer um periodo grátis, o que não é verdade.
    Aqui oferecemos trial para desenvolvedores cadastrados conosco e temos uma politica de reembolso. Para este ano algumas coisas serão alteradas e serão divulgadas melhor. Acho que se tiver uma publicidade dizendo devolução do seu dinheiro seria e acabaríamos obtendo novos clientes.

  2. Concordo com você Rulio. Oferecemos 30 dias de satisfação ou o dinheiro de volta. Válido para Hospedagem Revenda e Streaming. Ao meu ver, é muito melhor oferecer a devolução que ter problema com spammers.

  3. Putaaaa merda angel…rsrsrs
    show de bola…. essa pratica de dias gratis pelo menos aqui em nossa empresa, sempre quando abri esta possibilidade so veio tranqueira, não adoto nada disso aqui, nem dias gratis, nem garantia de satisfação, penso eu que este tipo de coisa atrai muita gente mesquinha. Todavia sempre pode existir alguma excessao quando a pessoa pessoalmente conhece agente e tal….

  4. Realmente Angélica, o período gratuito é perigoso, mas em muitos casos acaba sendo o diferencial de uma pequena empresa ante as gigantes.

    Um outro ponto de destaque do período gratuito (positivo e negativo) é que muitas vezes a liberação é feita na hora, pelo próprio WHM/WHMCS, o que, para pessoas como eu que são ansiosas e não aguentam esperar compensações bancárias, pode ser positivo. O ponto negativo é, como você e os nossos amigos acima já mencionaram, o bando de espírito de porco que tem por aí…

  5. Olá,

    Eu acho que depende do seu publico alvo.

    Por exemplo um iniciante , 30 dias grátis é o tempo para aprender. Mas já um desenvolver de sites a oferta de dinheiro de volta é tentadora.

    Sinceramente eu prefiro 30 dias gratuitos, pois 30 dias ou + é tempo para conhecer a qualidade do host e tomar decisões.

    E como o zamorablog citou o inicio é imediato na maioria dos casos.

    Já se for plano "dinheiro de volta" eu cinto uma certa burocracia, enquanto "30 dias grátis" se o serviço não for bom simplesmente cancela no dia 30.

    Mas agora também depende se for pós ou pré-pago.
    Pós simplesmente é só não pagar no final se você não gostar.
    Pré-pago já gera maior burocracia.

    O plano ideal no meu ponto de vista seria "30 dias gráis" + pagamento pós pago, nem que a empresa leve prejuízo no último mês, acho que atrairia mais clientes.

    Até mais.

    • Marcelo, não sei se entendi bem, mas em geral o período gratuito só começa a cobrar após os xx dias de teste.

      Mas vou até ver se dá pra criar uma msitura dos dois para atrair os clientes mais ansiosos. Valeu pela dica.

  6. Hoje ofereço reembolso em serviços que exigi pagamento adiantado e período gratuito de 7 dias em alguns serviços na qual sou administrador e posso arcar com alguns prejuízos. Particularmente a política de reembolso é adotada em casos extremos de prejuízos técnicos e financeiro ao cliente contratante.

    Infelizmente muitos pensam que pagou, não sabe usar o sistema (nem entendo até hoje os motivos de gasta dinheiro com algo que não sabe utilizar) e por esta razões solicita um reembolso, ou pior, solicita reembolso pois encontrou um serviço identico ou parecido por menos preço (fizesse presquisa de preço antes de contratar) ou o “sócio”, sempre o sócio, disse que iria “analisar” mais com certeza iria continuar conosco. Bem, são mais ou menos assim que surgi neste netmundo de meu Deus. Mais somente reembolso em casos de falha técnica extrema que causou um mal estar enorme entre o cliente e a empresa.

    Demais casos são totalmente descartado.

    Acredito que cada empresa e profissional deveria adotar em seus contratados, como nós adotamos, uma política direta e em destaque em seus contratos de reembolso de valores de serviços contratados.

    • Você nunca faz reenbolso de nada… eu que o diga.
      Estou tendo problemas a meses, minha licença de CPANEL não foi paga ou foi cancelada sei lá… e não tenho meu dinheiro de volta.

  7. Acredito que o período gratuito seja importante para o cliente conhecer o serviço, saber se realmente o suporte funciona e se o site vai ficar realmente no ar em tempo integral. O que não acho legal é o reembolso… Estou tendo problemas com a ServerSP, que no site oferece reembolso mas na prática não funciona. Solicitei o serviço e usei durante 4 dias, ao contactar o suporte fui mal atendido, além da demora. Fiz o cancelamento no quinto dia após a contratação, solicitei o reembolso, esperei durante uma semana e nada… Ao entrar em contato fui informado que no meu caso não teria direito ao reembolso porque meu serviço estava funcionando corretamente. Ai pergunto a vocês experientes no ramo, existe regras para anular o reembolso? Não foi de má fé, expliquei o que aconteceu porem não fui atendido. No site deles esta escrito: “Até o 30º dia desde a aquisição do serviço, você pode solicitar reembolso, caso não esteja satisfeito com os nossos serviços e queira cancelar a sua conta.”
    Parabéns pela matéria Angélica!

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