Financeiro » O Paypal e suas novas políticas
Financeiro

O Paypal e suas novas políticas

Pagar e receber dinheiro nestes últimos dias tem sido uma verdadeira aventura, sério, coisa digna de McGuyver. Como se já não bastasse a greve dos correios (as contas não chegam), a greve dos bancários (fica complicado de pagar) agora um política do Paypal me pegou de jeito – a de não permitir o envio/recebimento de dólares entre contas brasileiras.

O começo do fim foi quando o Sr. Paypal (PP para sermos mais breves) passou a aceitar o nosso Real, aí veio o site brasileiro, suporte em português e outros sinais do apocalipse. Um belo dia na Internet você tenta enviar dólares para o seu amigo, seja emprestando ou vendendo, e dá de cara com o PP dizendo pra você:

Você não pode fazer esse pagamento com base nas informações inseridas. Quando você tem uma conta brasileira do PayPal, deve pagar os comerciantes brasileiros em reais.

O que pra mim é o mesmo que:

Como isso mexe com a gente:

  • Quem fazia venda de dólar no paypal e tem conta brasileira, tomou no cara;
  • Você é obrigado a receber em Reais, não pode circular dólar entre contas brasileiras;
  • Você pode ter um saldo em dólar para pagar suas contas lá fora, mas não pode sacar este saldo em bancos brasileiros;
  • A câmbio do Paypal é “ligeiramente” diferente do nacional;
  • Enfim, lascou tudo.

Atualização: O Rafael Andreatta ligou lá no Paypal e informaram que é possível sim sacar o valor em dolares que estiver na sua conta (claro, convertidos em real).

A conversão do Paypal

Para mostrar a cotação do PP, simulei um depósito de 20 dinheiros americanos na ThemeForest. Eis a cotação do dólar hoje, segundo o UOL:

Em uma operação matemática simples, teríamos: 20 * 1,8815 = 37,63 reais. Mas no PP…

É sempre melhor usar a conversão do cartão de crédito, que é sempre meno
r (na minha experiência) e estorna a diferença se o câmbio for outro na data do fechamento da fatura.

E de quem é a culpa disso?

Advinha? Um amigo ligou para o escritório do Paypal para saber e informaram que “o Governo brasileiro impôs que o Paypal trabalhasse somente com cartões de crédito para conversões em dólares para que tivesse controle das divisas que saem do país”.

Com certeza, o Paypal deve ter sentido uma baixa na movimentação nas contas brasileiras por conta da restrição. Vou começar a testar o MoneyBookers (segundo meio mais usado) para ver se ele supre este vácuo de movimentação de dólar entre amigos.

Leituras adicionais: Fórum do Paypal, Webhostingtalk Brasil

Sobre o autor

Angel Costa

Trabalha com consultoria e hospedagem de sites no Netmundo, escreve sobre estas experiências aqui no Portal do Host.

25 comentários

  • Aqui envio dolares e recebo para contas brasileiras normalmente via Paypal.
    Também estou testando o AlertPay que até agora é muito bom.

  • Angel, isso que o Marcos falou não tem sentido! Já fiz inúmeros testes e só funciona para contas internacionais!

  • Por essas e outras a partir deste mês a Via Hospedagem não opera mais com PayPal. Sabemos que a culpa não é deles, mas é o famoso “bosta rolando morro abaixo”.

  • Acho isso uma sacanagem, o governo brasileiro deveria se juntar ao PayPal e decidirem alguma coisa boa. Deveriamos poder sacar dollares em contas Brasileiras, afinal o dinheiro é nosso!

  • aff, hoje eu tentei e recebi essa mensagem “Você não pode fazer esse pagamento com base nas informações inseridas. Quando você tem uma conta brasileira do PayPal, todos os pagamentos enviados a brasileiros devem ser feitos em reais.”
    agora que eu podia lucra um pouco com dola variando desse jeito.

  • aff, hoje eu tentei e recebi essa mensagem “Você não pode fazer esse pagamento com base nas informações inseridas. Quando você tem uma conta brasileira do PayPal, todos os pagamentos enviados a brasileiros devem ser feitos em reais.”
    agora que eu podia lucra um pouco com dola variando desse jeito.

  • Eu uso o WHMCS e no mesmo tem o módulo paypal (default), a qual configurei minha conta brasileira, mas quando chega na hora do pagamento o valor aparece em U$ ao invés de R$. Alguém sabe e pode me ajudar a resolver isso, pois o meu interesse é receber em reais e usar aqui mesmo no Brasil, transferindo o dinheiro para a minha conta no banco.
    Desde já agradeço.

  • Duvida fora do contexto. 

    se eu enviar 200 dolares para uma amiga nos EUA, eu pago alguma taxa por esse envio? e ela pra receber? 
    Vlw.

  • E os políticos cada dia Mais Ricos, e nos cada dia mais preso os juros e “leis”. 

    Isso ta quase uma Nova Ditadura, alem de pagarmos juros absurdo que não sabemos para aonde vai, eles impõem regras para que não conseguirmos meio que “burlar” essas taxas.

  • Que merda. Angéliga, mas liguei no Paypal e perguntei sobre o maior problema de todos que é isso que você comentou “Não poder sacar os dólares que tiver para contas brasileiras.”. A atendente explicou que isso está errado, é possível sim sacar o saldo em dólares para contas brasileiras, mas haverá conversão para reais. Você tem certeza dessa informação?

    • @8999b688feaaec14565b06c1812c5d37:disqus  essa informação eu tirei do site. Mas eu vou editar o post com a sua informação, obrigada!

  • Fiquei Puto… cancelei estes troços todos… PagSeguro, Paypal, Moip… só dor de cabeça.

    Estou tentando trabalhar com pagamentos somente à vista!

  • Existe alguma maneira de burlar isso? eu vendia dolares no PP em 2010 e começo de 2011 e agora gostaria de voltar a vender.

    • [email protected]:disqus Até agora eu não sei de ninguém com conta brasileira que tenha conseguido.

  • Angélica, postagem antiga, mas problema atual e pertinente, eu tava pensando em uma forma de burlar isso, caso exista uma conta para “intermediar” a negociação, será que é possível?
    Exemplo:
    Conta A – Brasileira – Que quer enviar
    Conta B – Brasileira – Que quer receber
    Conta C – Americana (ou qualquer outro país, só no Brasil que têm essa imposição injusta)

    Conta A — envia para —> Conta C —- envia para —> Conta B

    Será que funciona?
    Tow afim de testar, mas é tão na cara que tenho receio de rolar uma limitação na conta.

    • Jonathan, é possível receber em dólar se alguém de uma conta americana mandar para vc. Eu recebo alguns pagamentos de afiliados assim.
      O jeito é ter uma conta gringa algém da brasileira para isso que vc quer. Mas a movimentação excessiva pode chamar a atenção do Paypal.

Clique para comentar

PDH Recomenda

  • ServerSP
  • Limestone Networks