O Paypal e suas novas políticas

25
231
views
paypal-brasil
(Última atualização: 25/06/2016)

Pagar e receber dinheiro nestes últimos dias tem sido uma verdadeira aventura, sério, coisa digna de McGuyver. Como se já não bastasse a greve dos correios (as contas não chegam), a greve dos bancários (fica complicado de pagar) agora um política do Paypal me pegou de jeito – a de não permitir o envio/recebimento de dólares entre contas brasileiras.

O começo do fim foi quando o Sr. Paypal (PP para sermos mais breves) passou a aceitar o nosso Real, aí veio o site brasileiro, suporte em português e outros sinais do apocalipse. Um belo dia na Internet você tenta enviar dólares para o seu amigo, seja emprestando ou vendendo, e dá de cara com o PP dizendo pra você:

Você não pode fazer esse pagamento com base nas informações inseridas. Quando você tem uma conta brasileira do PayPal, deve pagar os comerciantes brasileiros em reais.

O que pra mim é o mesmo que:

Como isso mexe com a gente:

  • Quem fazia venda de dólar no paypal e tem conta brasileira, tomou no cara;
  • Você é obrigado a receber em Reais, não pode circular dólar entre contas brasileiras;
  • Você pode ter um saldo em dólar para pagar suas contas lá fora, mas não pode sacar este saldo em bancos brasileiros;
  • A câmbio do Paypal é “ligeiramente” diferente do nacional;
  • Enfim, lascou tudo.

Atualização: O Rafael Andreatta ligou lá no Paypal e informaram que é possível sim sacar o valor em dolares que estiver na sua conta (claro, convertidos em real).

A conversão do Paypal

Para mostrar a cotação do PP, simulei um depósito de 20 dinheiros americanos na ThemeForest. Eis a cotação do dólar hoje, segundo o UOL:

Em uma operação matemática simples, teríamos: 20 * 1,8815 = 37,63 reais. Mas no PP…

É sempre melhor usar a conversão do cartão de crédito, que é sempre meno
r (na minha experiência) e estorna a diferença se o câmbio for outro na data do fechamento da fatura.

E de quem é a culpa disso?

Advinha? Um amigo ligou para o escritório do Paypal para saber e informaram que “o Governo brasileiro impôs que o Paypal trabalhasse somente com cartões de crédito para conversões em dólares para que tivesse controle das divisas que saem do país”.

Com certeza, o Paypal deve ter sentido uma baixa na movimentação nas contas brasileiras por conta da restrição. Vou começar a testar o MoneyBookers (segundo meio mais usado) para ver se ele supre este vácuo de movimentação de dólar entre amigos.

Leituras adicionais: Fórum do Paypal, Webhostingtalk Brasil

Trabalha com consultoria e hospedagem de sites no Netmundo, escreve sobre estas experiências aqui no Portal do Host.
SHARE

25 COMMENTS

  1. Aqui envio dolares e recebo para contas brasileiras normalmente via Paypal.
    Também estou testando o AlertPay que até agora é muito bom.

  2. Angel, isso que o Marcos falou não tem sentido! Já fiz inúmeros testes e só funciona para contas internacionais!

  3. Por essas e outras a partir deste mês a Via Hospedagem não opera mais com PayPal. Sabemos que a culpa não é deles, mas é o famoso “bosta rolando morro abaixo”.

  4. Acho isso uma sacanagem, o governo brasileiro deveria se juntar ao PayPal e decidirem alguma coisa boa. Deveriamos poder sacar dollares em contas Brasileiras, afinal o dinheiro é nosso!

  5. aff, hoje eu tentei e recebi essa mensagem “Você não pode fazer esse pagamento com base nas informações inseridas. Quando você tem uma conta brasileira do PayPal, todos os pagamentos enviados a brasileiros devem ser feitos em reais.”
    agora que eu podia lucra um pouco com dola variando desse jeito.

  6. aff, hoje eu tentei e recebi essa mensagem “Você não pode fazer esse pagamento com base nas informações inseridas. Quando você tem uma conta brasileira do PayPal, todos os pagamentos enviados a brasileiros devem ser feitos em reais.”
    agora que eu podia lucra um pouco com dola variando desse jeito.

  7. Eu uso o WHMCS e no mesmo tem o módulo paypal (default), a qual configurei minha conta brasileira, mas quando chega na hora do pagamento o valor aparece em U$ ao invés de R$. Alguém sabe e pode me ajudar a resolver isso, pois o meu interesse é receber em reais e usar aqui mesmo no Brasil, transferindo o dinheiro para a minha conta no banco.
    Desde já agradeço.

  8. Duvida fora do contexto. 

    se eu enviar 200 dolares para uma amiga nos EUA, eu pago alguma taxa por esse envio? e ela pra receber? 
    Vlw.

  9. E os políticos cada dia Mais Ricos, e nos cada dia mais preso os juros e “leis”. 

    Isso ta quase uma Nova Ditadura, alem de pagarmos juros absurdo que não sabemos para aonde vai, eles impõem regras para que não conseguirmos meio que “burlar” essas taxas.

  10. Que merda. Angéliga, mas liguei no Paypal e perguntei sobre o maior problema de todos que é isso que você comentou “Não poder sacar os dólares que tiver para contas brasileiras.”. A atendente explicou que isso está errado, é possível sim sacar o saldo em dólares para contas brasileiras, mas haverá conversão para reais. Você tem certeza dessa informação?

    • @8999b688feaaec14565b06c1812c5d37:disqus  essa informação eu tirei do site. Mas eu vou editar o post com a sua informação, obrigada!

  11. Fiquei Puto… cancelei estes troços todos… PagSeguro, Paypal, Moip… só dor de cabeça.

    Estou tentando trabalhar com pagamentos somente à vista!

  12. Existe alguma maneira de burlar isso? eu vendia dolares no PP em 2010 e começo de 2011 e agora gostaria de voltar a vender.

    • [email protected]:disqus Até agora eu não sei de ninguém com conta brasileira que tenha conseguido.

  13. Angélica, postagem antiga, mas problema atual e pertinente, eu tava pensando em uma forma de burlar isso, caso exista uma conta para “intermediar” a negociação, será que é possível?
    Exemplo:
    Conta A – Brasileira – Que quer enviar
    Conta B – Brasileira – Que quer receber
    Conta C – Americana (ou qualquer outro país, só no Brasil que têm essa imposição injusta)

    Conta A — envia para —> Conta C —- envia para —> Conta B

    Será que funciona?
    Tow afim de testar, mas é tão na cara que tenho receio de rolar uma limitação na conta.

    • Jonathan, é possível receber em dólar se alguém de uma conta americana mandar para vc. Eu recebo alguns pagamentos de afiliados assim.
      O jeito é ter uma conta gringa algém da brasileira para isso que vc quer. Mas a movimentação excessiva pode chamar a atenção do Paypal.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here