Como lidar com mudanças nos preços dos planos

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Com a constante mudança dos custos de uma empresa (aguá, luz, telefone, funcionários) é difícil uma empresa manter seus preços sempre os mesmos, isto aconteceu comigo a alguns dias.

Estava querendo colocar mais qualidade nos serviços prestados e para isso necessitava fazer aumento nos planos, com uso do nosso querido WHMCS enviei e-mails a todos os clientes, avisando sobre as mudanças nos preços praticados.

Porém neste mesmo e-mail avisei que determinados planos iriam ter upgrades como SSL e IP dedicado para o domínio, emails e base de dados ilimitadas.

E nesta experiência pude perceber que se você tomar certos cuidados, seus clientes não só irão entender o aumento como também irão gostar dos valores agregados.

Mas como fazer esta mudança sem prejudicar/espantar seus clientes?
Bom a resposta para isso pode ser várias coisas ou nenhuma, mas eu acredito nesta seguinte formula.

1 – Justifique a seus clientes o por que do aumento e avise com antecedência.
2 – Caso seja possível agregue valor a este aumento (ex: um instalador de scripts, templates grátis)
3 – Uma ideia seria você disponibilizar um plano inferior ao que o cliente usava mantendo o mesmo preço.
4 – Conceder descontos em outros serviços (registro de domínios, configuração de loja virtual, instalação manual de CMS, ou outro serviço que você faça)
5 – Incentive o cliente pagar com periodicidade maior e mantenha o mesmo preço.

Bom estas são algumas ideias que me veio na cabeça, que tal você ajudar a aumentar esta lista?
De sua opinião ou até mesmo suas experiências.

Trabalha com consultoria e hospedagem de sites no Netmundo, escreve sobre estas experiências aqui no Portal do Host.
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4 COMMENTS

  1. Isso Òtimo idéia, assim o cliente não vai sentir muita diferencia pois o valor aumentado foi para oferecer um serviço melhor e de qualidade.

    e hoje que os boms clientes procura recursos e ótima qualidad.e

    Abraços

  2. Aqui trabalhamos de outra forma, ex:
    O cliente contratou um plano X com x recursos com valor x no final do ano passado.
    Hoje temos o plano x com xxx de recursos e com valor y.
    O cliente que contratou com o valor x no ano passado vai continuar pagamento x, nosso contrato não prevê acréscimo nos valor.
    Já novos clientes com valor y (geralmente poucos centavos ou reais a mais) vai ter muito mais recursos, ex: SSL, IP, WHMCS, Softaculous..etc,
    quando oferecemos isso a grande maioria dos antigos clientes já pedem para migrar (com os novos recursos e valores), geralmente ainda cobramos uma taxa para migrar para os novos planos (pois temos o trabalho de mover a conta para o novo servidor)
    Com isso depois de migrar grande parte dos clientes (e o servidor ficar quase vazio), aplicamos os recursos xxx no servidor antigo para ele se adequar as novas condições.
    Cliente antigo, vai sempre pagar o combinado no dia do contrato, se quiser os novos recursos vai ter que “renovar” o contrato, se não quiser o servidor vai continuar rodando com a conta dele como sempre ficou!
    Até hj isso tem dado muito certo, 0 de reclamações.

  3. Pode ter uma clausula no contrato para correçao dos valores.

    Um exemplo é adotar um indice financeiro, no caso o ICP-FVG ou o IPCA-IBGE. Aí voce pode colocar lá que anualmente o plano irá ter uma correção dos valores conforme a variação do indice escolhido e deixar claro que o aumento se dará conforme o total acumulado da variação do indice no aniversário da conta com relaçao aos 12 meses anteriores.

    É uma forma justa, e que voce nao perde, a nao ser que a economia entre em retraçao, esses índices podem ser negativos, mas coisa que será dificil de acontecer pelos próximos 12 anos para nós brasileiros.

    Abraços

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