7 dicas para organizar suas finanças

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Personal-Finance
(Última atualização: 25/06/2016)

Desde que conheci o Quicken, minha vida financeira mudou. Agora eu sei para onde está indo cada centavo do meu dinheiro. Isso não queria dizer que eu tinha controle sobre o meu dinheiro. O que realmente fez a diferença na hora de administrar o meu dinheiro e o dos meus projetos (host e PDH) foi uma dica do Carlos Zamora (quem mais, gente?). E já compartilharei ela com vocês.

Um dos maiores problemas de quem trabalha por conta própria é a frequência com que entra dinheiro em caixa. E o maior perigo é fazer uso deste dinheiro à medida em que ele chega até você. Explicando melhor: se cada R$ 100,00 que entrarem, você acabar gastando com outras coisas não relacionadas ao seu negócio, vai ser complicado acumular o dinheiro necessário para cobrir os seus custos. Então, vamos ver como colocar tudo em ordem:

1 – Contas separadas

Ter contas distintas para o seu negócio e para a sua vida pessoal é uma questão de sanidade e organização. A conta de negócios pode ser uma destas contas eletrônicas que não necessitam de comprovante de renda para abertura – até mesmo uma poupança serve. O importante é não misturar o dinheiro pessoal com o da sua empresa. Não, contas online tipo MoIP, PagSeguro e Paypal não servem e mais adiante você vai entender o motivo.

2 – Vencimentos no mesmo dia

Se possível, tente ter os vencimentos das contas para uma mesma semana, como a primeira semana de cada mês. Consegui trocar todos os meus vencimentos para o dia 10, dando tempo para acumular dinheiro ao longo do mês para quitar minhas dívidas com os fornecedores.

3 – Saque

Depois de definido o vencimento das suas contas, defina o dia do saque. Este é o dia em que você vai retirar o dinheiro de suas contas eletrônicas (MoIP e similares) para a sua conta de negócios. (É por isso que você precisa de ambas). Por exemplo, meu saque é feito todo dia 1º e meu vencimento sendo dia 10, me dá um bom espaço para este dinheiro cair na conta a tempo de pagar as contas.

4 – Pagamento de contas

Simples e auto-explicativo. O dinheiro está na sua conta? Pague os seus fornecedores.

Dica extra do zamora: Se você tem conta no F2B vale a pena pagar todas as contas por lá. Gastou 60 de luz mas trabalha em casa? Transfere 30,00 da conta “pessoa física” pra cobrir os custos.

5 – Seu salário

Em vez de ficar tirando dinheiro aos poucos – e como diria a minha mãe “desinteirando” o dinheiro – estabeleça uma porcentagem do que está na sua conta para ser o seu salário. Vamos dizer que você definiu que 25% do que está em caixa vai para o seu bolso. Então, retire esse dinheiro logo após o pagamento de todas as contas. É bom também definir um dia para retirar esse valor da conta.

PS: Alternativamente, você pode definir a porcentagem em cima do valor que entrou no mês anterior menos as contas, ou seja, sobre o lucro líquido no mês passado.

6 – Investimento

O dinheiro que ficar na conta é para investimento, fazer a sua empresa crescer. Funciona como um capital de giro. Logo, procure usar sabiamente em marketing, melhores servidores, melhor software, licenças, etc.

7 –  Acompanhamento

Para saber como você vai indo e o quanto sua empresa está crescendo, é bom anotar tudo que entra e sai das contas (incluindo as tarifas). O meu programa favorito, como já disse, é o Quicken versão Home & Business, mas atualmente uso o Buxfer por ser online. Use um gerenciador que tenha relatórios, que permita mais de uma conta e use marcadores ou categorias para classificar as transações.

Sugestões

Contas eletrônicas: Caixa Econômica, Itaú, Bradesco e Banco do Brasil

Gerenciadores de finanças pessoais: Buxfer, Quicken e Moneytrackin

Espero que vocês consigam se organizar como eu consegui com as dicas do Zamora. E vocês, como lidam com o dinheiro que ganham na web?

Trabalha com consultoria e hospedagem de sites no Netmundo, escreve sobre estas experiências aqui no Portal do Host.
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19 COMMENTS

  1. Angel, me permita indicar o curso:

    “Aprenda a administrar seu dinheiro: saia das dívidas e entre nos investimentos”.

    Curso Gratuito
    Início:10/02

    Link http://profelisson.com.br/cursosonline/como-organizar-sua-vida-financeira/

  2. Se me permite, também gostaria de indicar 2 programas de controle financeiro que eu uso e realmente funciona (pelo menos comigo) – Vale a pena testa-lo, que ainda não conhece.

    Jimbo v2 e JFinanças Zero

  3. Quanto ao item 2, vencimento no mesmo dia você se refere ao vencimento PRORATA. Você possui algum artigo dando dicas sobre este assunto

  4. Quanto ao item 2, vencimento no mesmo dia você se refere ao vencimento PRORATA. Você possui algum artigo dando dicas sobre este assunto

    • @717e6676257762dd2d60be28201455c6:disqus , não, falo do troca do vencimento (se possível) e não do pagamento parcial das contas. Trocando a data de vencimento, apenas a primeira mensalidade após a mudança seria pró-rata, as outras seguiriam com o valor integral.

  5. Eu uso o minhas economias (http://www.minhaseconomias.com.br/), que por sinal é excelente e gratuito, para minhas finanças pessoais.
    Para as finanças particulares, eu criei uma planilha no Google Docs que extrai informações importantes pra mim, como: média de gastos, descontos cobrados nos pagamentos de boletos, gráficos, etc etc..

    Como o Google Docs “excel” tem um suporte muito bom para se trabalhar com finanças e é muito fácil de se “programar”, então minha sugestão é que para algo simples como finanças pessoais, o site Minhas Economias é uma excelente opção. E para algo mais elaborado, planilhas são indispensáveis.

    O grande erro cometido pelas pessoas: Não saber traduzir dados em informações.

  6. Normalmente utilizo o WHMCS para organizar ás entradas $$$, porém não é possível organizar ás saídas $$$, estou usando em conjunto com o WHMCS o Organizze

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