Como lidar com clientes desagradáveis

3

Provavelmente se você trabalha com o público, já teve um cliente um tanto quanto… desagradável.

  • “Seu serviço é uma bosta”
  • “O seu concorrente é MELHOR”
  • “QUERO MEU DINHEIRO DE VOLTA”
  • “Vou registrar uma ocorrência contra vocês”
  • “Vou processar vocês”
  • “QUE LIXO!!!”
  • “Vou criar uma reclamação no reclame aqui para essa porcaria!!!”
  • “NADA FUNCIONA!!!!!!!!!!!!!!!”
  • “VOCÊ SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO??????????”

Pois bem, se você é um Empresário, quer que seus clientes gostem de sua marca, correto?
Pois é. Eu tenho uma péssima notícia para você: Nem sempre é possível agradar todo mundo, mas, esse nem é o caso.. o caso é que cada pessoa tem um temperamento diferente.

Mantendo a calma

Mantenha a calma como se você tivesse ouvindo uma cena de um filme. (Embora alguns filmes e seriados venham a mexer com contigo, correto? Rsrsrs )
Mas a situação aqui é outra, você retrucar o cliente não vai te ajudar em nada e muito menos melhorar sua vida, vai apenas piorar. Responda calmamente e educadamente.

Não insista

Em alguns casos, insistir em dizer que o cliente é o culpado pode deixa-lo ainda mais irritado. Em vez disto, tente achar a solução com eu cliente, informe o que pode ser feito e se você quer mesmo ajudar, ajude-o a resolver.
Em caso de cancelamentos, oferte uma vez algo como “migração para novo servidor e 1 mês gratuito como garantia de que o serviço melhorá”. Se o cliente não aceitar, não insista.

Não fique ofendido

Alguns clientes tem o prazer e falar mal do seu produto. Isto por que, é o temperamento dele e não temos como mudar isto. Novamente fique calmo e responda adequadamente para cada situação.

Se for o caso, assuma o erro

Vamos ser sinceros, em alguns casos você pode cometer erros. O melhor a fazer neste caso é assumir que houve alguma falha e pedir desculpas ao cliente e resolver a situação o quanto antes. A sinceridade é sempre a melhor resposta para o cliente, independente do caso.

Existem N caso em que podemos ocorrer problemas com clientes, mas sempre manter a calma e ver a melhor opção para resolver o problema, é a melhor opção.

3 COMMENTS

  1. A relação cliente e produtor sempre foi e, provavelmente, sempre será muito delicada. O cliente atual é muito sagaz e o seu trato requer enorme sensibilidade e percepção. Felizmente, há atualmente no mercado digital um meio de empreendimento em que a tensão deste relação é enormemente suavizada. Confira em nossa página. Também convido a conhecer nossa Fan Page no facebook.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here