Clicky

Ir para conteúdo
Portal do Host
  • Cadastre-se

Gosta daqui? Que tal desabilitar o AdBlock? São os anúncios que tornam este site possível.


A geração que nunca presenciou uma crise!


redenflu

Recentemente em uma leitura que estava fazendo, me chamou a atenção a citação de parte do texto que o autor escrevia sobre a crise econômica. O mesmo citava que a crise foi ainda pior para "Novos", empresários.

Citar

Vale ressaltar que este texto não e uma critica a novos empresários e a nenhuma geração. Apenas uma constatação de uma dificuldade, como também, alternativas para que possam se sair bem em eventuais problemas no futuro, como dizem por ai, crises sempre vão existir.

 

Claro, uma empresa mais nova, tem maiores dificuldades em comparação com uma mais antiga em diversas áreas, como capital, conhecimento, carteira de clientes, produto já estabelecido, colaboradores, fornecedores e etc. Mas, a citação foi além destes problemas, que, logicamente foram reais, forte e cruel com a grande maioria. O que ele informa e um agravante a tudo isto, foi o fato da maior parte dos administradores de empresas atuais nunca terem passado por uma crise financeira antes. Se formos analisar e bem verdade.

Levando para nosso seguimento, diretamente ao PdH, a grande maioria são novos, com empresas iniciando. Claro, tem empresas já estabelecidas e etc. Mas, se formos por porcentagem, a maior parte tem menos de dois anos de mercado.

Não distante, vimos muitas empresas fechando, mudando de mercado, demitindo colaboradores ou vendendo a sua carteira de clientes.

Eu particularmente, acreditava que a crise iria encerar mais rápido, se vermos o histórico do PIB no Brasil, não tínhamos duas quedas seguidas nos últimos 100 anos. Porém, esta crise política, econômica e da nossa sociedade como um todo, foi muito agressiva. Os resultados são sentido por quase todos. Ainda temos mais de 13 milhões de desempregados.

PIB_crise.png

Graças a Deus, as coisas estão voltando a melhorar. Neste ano teremos novamente um PIB positivo e 2018 tem tudo para ser ainda melhor. Mas, como estamos saindo da crise e provavelmente a primeira de muitos administradores, o que podemos analisar ou, apreender com ela?

Capital de giro

Infelizmente, segundo o Sebrae, um dos maiores problemas das empresas brasileiras e a falta de capital de giro. E muito bom quando a empresa tem um grande lucro. Mas, que fique claro, este lucro e da empresa, retire apenas o seu salário. Guarde parte do mesmo sempre!

Inovação

O nosso mercado e muito competitivo, o que a sua empresa tem criado de novo?

Investimentos

A sua empresa investe parte do capital em algum outro investimento?

Existe muitas alternativas, bolsa de valores, CDB, tesouro direto e até a poupança e valido.

Dólar

A área de host e muito ligado ao dólar, em texto anterior a este, comentei o tanto que seria importante uma reserva em dólares. Leve isto a serio. A moeda americana de certa forma e estável. Instável e a nossa moeda o real. Ela oscila muito, então, nem que seja no cartão pré-pago que tem taxas elevadas. Deixe ao menos uns três meses das suas despesas mensal em dólar guardado. Se puder mais, melhor ainda. No geral, você pagará um preço mediano comprando todo mês um valor X por exemplo.

Não subestime a crise

Acreditar que a crise e passageira e logo irar passar e muito grave. Pode levar a sua empresa a falência. Corte as despesas desnecessárias o quanto antes. Lance aquele produto que e mais lucrativo. Encerre aquele produto que tem te gerado prejuízo rapidamente.

Como sabiamente diz Otacílio Coser:

Custo é igual a unha, tem-se que cortar sempre.

Com ações rápidas durante a crise, poderá garantir a sobrevivência da sua empresa e após a mesma, ter elevadas taxas de crescimento, já que estará bem estruturado, preparado para as novas demandas, diferente da maior parte do mercado.

Aqui na HostHP sentimos bem o custo do dólar em 2015/2016, mais, tínhamos uma reserva como sempre lembro, usamos a mesma e junto com todas as ações acima comentadas, estamos passando por este período de crise.

Mesmo nos anos de crise experimentamos crescimentos bem acima da media. Durante este período, não precisamos reduzir a equipe, mantemos o crescimento dos salários acima das taxas oficial do governo, iniciamos alguns benefícios aos colaboradores e todos com seus direitos CLT devidamente em dia.

Manter uma estrutura própria, mantendo o maior nível de qualidade e estabilidade, tem um elevado custo. Por isto, e necessário ações diárias de todos envolvidos na empresa para sobreviver e crescer!

Espero que este texto possa ao menor te levar a refletir sobre a sua empresa, caixa, produtos, mercado e etc.

Cordialmente,

avatar-thiago.png

Thiago C. Guimarães

www.hosthp.com.br

Sucesso a todos!



Feedback do Usuário

Comentários Recomendados



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×