Talvez você seja o problema do seu host

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Acompanho as grandes e médias empresas de hospedagem brasileiras e internacionais pelas redes sociais, através de feedback de clientes e ex-clientes, amigos, etc. Enfim, eu fico sabendo de muita coisa. E uma que tem me indignado bastante recentemente é o comportamento das pessoas à frente de empresas de hospedagem, ou seja, vocês.

O que não fazer

Evite falar em público sobre outras empresas

Para familiares e amigos leigos em redes sociais, eu digo o seguinte: “Um tweet equivale a gritar no meio da restaurante (Ex: Quero 2 pizzas ), uma menção seria indicar com quem você fala (Garçom, quero 2 pizzas) e uma DM seria falar em particular com o garçom sobre o seu pedido. Isto posto, sugiro:

Não importa se a empresa está mal ou se o algum CEO fez alguma burrada. Muito menos se o plano da concorrência é muito barato ou muito caro e deve haver alguma pegadinha. “Ah, Angel, eu tenho um perfil pessoal pra isso”. Não, filhote, não existe nada privado na internet. Seus clientes sabem que você é o “fulano dono da empresa x”.  É despeito, desrespeito e triste.

PS: Com a timeline do Twitter dá para acompanhar o fluxo de uma conversa tranquilamente. Exemplo? Há uns meses dois CEOs conversando sobre um serviço de uma terceira empresa (igual mulher procurando celulite na Gisele Bundchen).

Não bote a culpa no cliente em público

Claro que o seu cliente pode estar errado, ter feito uma merda colossal, mas agir como criança e sair por aí anunciando que a culpa é do cliente – que não sabe usar o serviço – é uma falta de profissionalismo e de ética sem tamanho. Você pode sim defender os seus serviços, mas sem deixar o seu cliente em uma posição constrangedora.

Postar em blogs ou fóruns da concorrência

Este é sinceramente, o cúmulo da falta do que fazer. Você passa por “desesperado”, mancha a sua reputação e ainda demonstra que você está desocupado. Gente que trabalha de verdade em empresa de hospedagem séria não tem tempo para isso.

Forjar resenhas suas e dos outros

Essa é bem comum. Existem opiniões sobre tudo na web. Aí vai você e decide criar um usuário em algum site, blog ou fórum para falar bem de quem? Da sua própria empresa. Lindo, não é mesmo? A sua empresa deve ser uma maravilha mesmo já que é preciso que você mesmo fale bem dela – e não os seus clientes. Se o seu serviço é bom, isso vem naturalmente.

Ameçar processar todo mundo

Essa é a minha favorita. Falam mal de você (não importa que seja verdade ou não) e você aciona logo seu setor jurídico – que pode ser até aquele primo recém-formado. Vão falar mal de você, isso é fato. Entretanto, o modo como você lida com isso, mostra a sua habilidade em lidar com as pessoas. Já aprendi que cão que ameaça processo não entra com ação. Um sujeito já me ligou aqui por conta de um post no fórum/blog e ficou durante vinte minutos gritando no viva-voz. Estou aguardando a carta ainda…

Evite encalhar ainda mais a nossa justiça com processos desnecessários.

O que fazer

Jogue limpo

Nada de fazer complô para dominar o mercado, nem de arrastar pequenos inocentes para o meio disso. As crianças não têm culpa de nada, gente. : )

Fique na sua

Se não tem algo bom a dizer, não diga nada.

Cuide do seu próprio negócio

Fique de olho no concorrência para não ficar alheio ao que ocorre no mercado. Mas não olhe demais pro prato da mesa ao lado, porque o seu pode ficar às moscas (não achei um ditado/provérbio decente).

É muito mais fácil ficar na sua do que fazendo besteira por aí que vai manchar a sua reputação e da sua empresa. Basta pensar duas vezes antes de dizer ou fazer algo que pode causar problemas depois.

A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar. (Sun Tzu)

Trabalha com consultoria e hospedagem de sites no Netmundo, escreve sobre estas experiências aqui no Portal do Host.
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16 COMMENTS

  1. Excelente post mesmo, que vai cair como uma luva para muitas pessoas que se dizem empresários, eupresários, etc. Enfim um post inteligente que aborda o que muita gente anda fazendo por aí. Um exemplo são os modos como donos de empresas ou eupresas postam no fórum do Portal do Host, sem inteligência, se expoem de maneira idiota e muitas outras ficam brigando com clientes ou ex clientes para todo mundo ver.

    Enfim, novamente parabéns Angélica pelo seu Post.

  2. muito com o post.
    Muita gente vai precisar parar e analisar que o problema do host é ela.

  3. Angelica, parabens pelo post!

    A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar. (Sun Tzu) muito boa deixa…

    Realmente um exemplo a ser seguido…

  4. Ótimo Post… Concordo em partes com Sun Tzu, em algumas passagens ele é feliz, não acredito ele ser o “cara”… acho muito radical!

    • Como não era de se esperar, ótimo post, como sempre.
      Lendo continuamente o PDH, já aprendi muitas coisas.
      E, como sempre passo por aqui fiquei pensando o quanto vale o PDH para nós profissionais da área de hosting, para mim tudo o que leio aqui tento seguir a risca, pois a cada visita, a cada post percebo uma qualidade superior.

      Parabéns PDH o melhor site sobre Hosting e que possue um valor incalculavel não só para mim mas para a comunidade.

      Obrigado!

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