Hospedagem para a vida toda, você já achou?

12
(Última atualização: 3 de junho de 2014)

Há umas semanas atrás, encontrei um texto bastante interessante em um blog que trata também de hospedagem, mas de maneir mais genérica. Ele trata da saga que é encontrar um bom provedor de hospedagem e se livrar das preocupações técnicas para poder se concentrar na sua própria empresa. Sei que muitos de vocês estão constantemente dando de cara com empresas ruins ou pelo menos é o que parece nos emails e nos depoimentos em nosso fórum. Não desistam, existem empresas boas por aí.

Segue tradução livre:

 

Você assinaria um serviço vendido como “hospedagem para a vida toda”? Duvido que sim e eu também não assinaria. A indústria de hospedagem é volátil e especialmente pequenas empresas aparecem e somem mais rápido do que poderíamos esperar. Como um cliente, é arriscado escolher o “carinha com uma revenda” para hospedar seu site, afinal, não há como saber o quão bom ou ruim ele é ou se seu negócio estará ativo amanhã de manhã. Claro que pelo outro lado você pode acabar perdendo uma hospedagem que ofereça um serviço muito mais personalizado e pessoal. Às vezes, eles são os melhores por aí e vão fazer de tudo e mais um pouco para deixar os clientes felizes.

Ao procurar por hospedagem, eu sempre recomendo escutar a familiares e amigos que possam indicar alguém. Estas indicações pessoais valem muito. Nenhuma garantia de dinheiro de volta está a altura de uma recomendação. Suas chances de escolher uma empresa ruim são drasticamente reduzidas ao seguir o conselho de um amigo. Pense como uma relatório especial do Reclame Aqui ou do Procon.

Acredit ou não, ainda há hospedagem pra vida toda por aí. De fato, eu tenho 3 contas de hospedagem com uma determinada empresa desde 2003. Houve um tempo em que eu estava pronto para deixar esta empresa pois o dono decidiu vendê-la quando estava no auge. O novo proprietário tinha uma abordagem completamente distinta do negócio e a qualidade do serviço decaiu rapidamente. Por enquanto, estou feliz com este serviço e não pretendo sair de jeito algum.

Entretanto, vender hospedagem no atacado ainda não é para todos. Há muito mais trabalho envolvido, mas enquanto eu hospedo mais de 150 domínios: tenho um certo nível de experiência; preciso de recursos que me permitam vender no atacado. A maioria dos clientes não precisa deste tipo de hospedagem. Se você quer somente hospedar 2 ou 3 domínios há opções de baixo custo para escolher. Minha recomendação é procurar por uma empresa que tinha pelo menos 3 anos ou mais de serviço. Seus servidores devem estar em um data center amplo com muitas conexões ou até mesmo um data center próprio. Você pode procurar por um provedor que ofereça cPanel ou Plesk. O preço deve ficar algo em torno de 10 dólares por mês ou se você puder pagar adiantado, terá desconto. O suporte precisa ser 24 horas e quanto mais opções melhor para você.

Conclusão: Hospedagem pode ser uma aventura, mas seu objetivo deve ser uma passagem calma. Meu propósito maior é a confiabilidade e suporte em tempo real. Não me importo com as últimas novidades e recursos, que mal acabamos usando, são apenas para encher os olhos. Gaste bastante tempo na pesquisa ao procurar seu provedor de serviço. Isto não é garantia de que tudo seguirá perfeitamente, mas reduzirá os riscos de assinar com uma empresa ruim. Talvez você encontre hospedagem pra vida toda na próxima vez.

Artigo original: WebHosting for life

Eu, atualmente, estou satisfeita com as minhas escolhas de fornecedores. É isto que me dá paz para concentrar em outros projetos. E vocês? Estão felizes com suas escolhas de provedores, meios de pagamentos ou outros serviços?

12 COMMENTS

  1. Crescer é complicado, embora a satisfação te faça dormir tranquilo, as limitações dos fornecedores que já passei desanimam na hora de migrar tantas contas de um DC para outro…. ainda tenho pesadelos a noite, mas creio que seja por um bom motivo.

  2. Fiquei numa empresa que trocou de servidor umas 4 vezes, nessas trocas, aconteceram perdas de dados, falhas no dns, entre outros problemas…. tudo isso em 2 meses.
    Para finalizar, anteontem deletaram minha conta do servidor e nem explicaram direito …
    Agora vamos ver se vou ter sorte com a próxima empresa que vou assinar, porque essa, nao recomendo nem ao meu pior inimigo.

    • É amigo, vc deve ter passado por uma empresa (ou Eupresa) bem problemática, que não deve ter fornecedores fixos. Por isso a razão de seus problemas. Recomendo conhecer minha empresa, Lá você terá instabilidade, excelente custo-benefício e suporte 24 horas.

  3. Temos um cliente desde ano passado que nos procurou devido que estava tendo problemas constantes com downtime. A conta dele está ativa desde agosto de 2010, sem NENHUM downtime. Todos os servidores são monitorados via software externos para corrigir esses problemas antes mesmo que os clientes reclamem.
    Para quem diz que CNPJ é importante, isso não diz nada. Eles hospedam uma aplicação de um banco brasileiro em 2 dedicados conosco. 🙂

  4. Olha trabalho desde o inicio com a SingleHop, nunca tive problemas com eles e ja faz quase 2 anos.
    Escolhendo a empresa certa voce tera seu serviço com qualidade. E tive somente 2 problemas mas bem no inicio que a Single resolveu de primeira.

  5.  hoje sim, durmo tranquilo com minha hospedagem. Tenho uma revenda, antes de estar na empresa atual, tinha mtos problemas, quedas constantes, tinha que ficar direto ligando na empresa cobrando pelo serviço mal feito. Eis que no fim do ano passado migrei pra esta e estou plenamente feliz, satisfeito e seguro de q meus clientes estao numa boa hospedagem. Se continuar assim, e pela fama q a empresa tem, deverá continuar, digamos q estou num casamento duradouro.,rs…

    P/ nao dizer q nao tive problemas, alguns emails e outra vez uma tentativa de phising que me causou dor de cabeça com um cliente, problema este que ocorreu por falhas do site do cliente, mas no fim, tudo se resolveu.Menos dores de cabeça, menos stress, estou numa boa e minha empresa, agora pode vender planos de hospedagem com tranquilidade de ‘pensar’ estar vendendo algo bom e que dps o cliente se decepcione com algo que nao está no meu alcance pra arrumar.

  6. Já passei por mais de 6 empresas, mas a 3 anos utilizo a kinghost, tenho mais de 3o sites hospedado com eles e não tenho absolutamente a reclamar deles. Confio todos os meus clientes nos serviços deles.

    Se continuarem assim com certeza serei cliente a vida toda.

    http://www.blogdodiego.net

  7. opa  encontrei sim. hoje hospedo com o pessoal da jpinfoweb e não tenho problema algum. Pessoal la me atende bem.

    Cada pessoal tem uma opnião, porem vale apena conferir.

  8. ja temos 5 anos no mercado de hosting, não somos tão conhecidos como os gigantes de hospedagem que tem no mercado, ja tivemos problemas, mais temos clientes fieis que confiam em nosso trabalho e estão conosco desde o inicio.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here