Existe idade certa para se ter um host?

29
1
views
Kid-at-Computer-2

Lembro claramente que, quando iniciei o blog há 3 anos atrás, as pessoas reclamavam bastante que eu estaria dando fórmula pronta e estimulando a criação de “eupresas”. Este termo, eupresa, eu ouvi de um colega de faculdade quando ele se referia ao próprio negócio de manutenção de computadores – que era só ele.

Passei a adotá-lo porque é uma realidade que se aplica a muitos de nós, os minúsculos players do mercado de hospedagem.

Pior que a reclamação sobre a fomentação das eupresas, era a ideia de que o blog também estaria incentivando que os “sobrinhos” entrassem na área causando a tal da “prostituição” do mercado (Sim, este artigo vai conter muitas aspas para que possamos desmistificá-las mais adiante). Então, depois de muito tempo, vou dar minhas considerações sobre o assunto:

Os sobrinhos

Os sobrinhos são “profissionais” de internet que, muitas vezes por terem parentesco com algum cliente ou empresário, são contratados com salários “exuberantes”. São usados com alternativas aparentemente viáveis para fazer aquele seu projeto chulé de site ou sistema ao qual você não está muito afim de desembolsar uma boa grana por um profissional qualificado e experiente.

A Desciclopédia não está inteiramente errada sobre o seu conceito de “sobrinho”, mas muita coisa já mudou. Os sobrinhos agora já sabem usar a Internet para aprender de fato alguma coisa. A questão aqui, como o Edvan me lembra sempre, é que todos querem tudo de mão beijada, sem fazer esforço algum. Ninguém quer aprender a fazer um site, querem um site pronto. Esta pressa/preguiça é natural dos mais novos, o que me leva a outro pronto: idade tem a ver com maturidade e responsabilidade?

A idade

Vamos analisar alguns quesitos:

  • As maioria das empresas nacionais solicitam apenas o CPF, ou seja, até recém-nascidos podem contratar algum serviço. Não vi nenhuma que impusesse um limite de idade para venda;
  • Na internacionais, raramente causam algum bloqueio por conta de idade. Você pode comprar um dedicado na SoftLayer tendo 12 anos, basta ter um cartão de crédito.

É como colocar um monte de jujuba nas mãos de uma criança e dizer “tome, é para você” e esperar que ela não as coma! Se vocês realmente acreditam que pessoas com menos de 18 anos não deveriam estar trabalhando com hospedagem, é hora de acabar com a hipocrisia e colocar esta restrição quando vocês mesmos vendem revendas, vps e dedicados.

Eu mesma comecei com hospedagem somente em 2005, mas já trabalhava com desenvolvimento de sites por anos antes disso. Demorei a entrar no mercado porque queria ter certeza de que daria conta do recado. Entretanto, a maioria das pessoas faz o caminho inverso: entra primeiro e pensa depois. A triste realidade é que são raros os exemplos de responsabilidade e maturidade nos jovens “eupreendedores” de hosting.

Os mais velhos não dão bons exemplos

Existe bastante gente despreparada e irresponsável no meio da hospedagem, entretanto estas características não são exclusivas dos sobrinhos. Infelizmente, para ser desleixado com sua base de clientes não precisa ter 14 ou 16 anos.

Lembram do gerenciador lá sem suporte? E daquela empresa que tinha um “Q” de downtime o tempo todo? Bitch, please! Se maturidade do dono fosse o único sinal de qualidade de serviço, tinha um host famoso aí que estaria falido.

Enfim, se você tem menos de 18 anos, está comprometido e quer realmente alcançar o sucesso na área, eu vou esperar de você muito mais do que eu espero dos outros. Vou esperar que você me faça ver além das espinhas e da cara sem barba. E, infelizmente, isso aconteceu raríssimas vezes. E se você quer realmente aprender tem que entender que o google é seu amigo. Mas se você está fazendo isso pra ganhar uns trocados enquanto a sua mesada não sai, acho melhor você investir seu tempo em outra. E em outro site.

PS: O Jânio já ilustrou muito bem porque a área de hospedagem tem atraído tanta gente no artigo hospedagem de sites é coisa séria e deu dicas excelentes sobre o que você precisa ter e ser para poder ser levado à sério.

PS²: Aproveite e responda a enquete aqui do lado (====>) para sabermos com que idade você entrou no mercado de hospedagem.

Trabalha com consultoria e hospedagem de sites no Netmundo, escreve sobre estas experiências aqui no Portal do Host.
SHARE

29 COMMENTS

  1. Desculpe, mas eu tenho 15 Anos, sou um eupreendedor, e tenho alguns clientes pois estou começando agora, mandei recentemente uma pesquisa de satifação, e todos disseram que o supote prestado é excelente. Concordo, que ha muitas pessoas da minha idade que são pouco maduras, e por isso não conseguem gerenciar.
    Faço meu trabalho, por que gosto e não por que preciso ganhar uns trocados ou qualquer outra coisa, não penso no dinheiro ( agora) penso mais em fazer a diferença, e prestar um bom serviço e suporte aos meus clientes.

  2. Mais uma vez Angelica, parabéns pelo artigo (esse já é o 3º consecutivo que venho acompanhando) – Muito completo e com uma visão excelente do mercado.

    A minha opinião é de que não existe idade certa para iniciar no mercado de hosting – o que precisa é de pessoas mais comprometidas e sérias, para que possam lidar com o mercado muito sério que é de web hosting. É por algumas pessoas que agem de modo irresponsável, que o mercado para pequenas empresas fica mais complicado.

    •  Com certeza, @MedimHost:disqus. Basta uma maçã podre pra todo mundo achar que o cesto está contaminado. É preciso se importar não com a idade, mas com a qualidade do serviço e com o comprometimento e responsabilidade do dono.

  3. Este artigo se encaixa perfeitamente em mim. Sei que muitos pensam: menores de 18 são considerados crianças em relação a responsabilidades, nem adolescentes são considerados, são considerados crianças mesmo. Não estou falando isso por falar, estou falando isso por experiência própria. Tenho 16 anos, e “estou no mercado da hospedagem” desde os 14.
    Hoje em dia, vejo que muitos que estão nesta faixa etária, começam com uma “eupresa”(gostei desse nome) de jogos, raramente incluem demais serviços. Pois bem, começam com hospedagem de jogos pois desde então, apenas vivem no mundo dos jogos, e encontram uma alternativa de ganhar dinheiro fácil com este mundo. Porém, a maioria não possue experiência (se bem que se adquire experiência com o tempo), acaba percebendo que o mercado é difícil, desiste e caí fora.
    Ao falando de Jogos, eu mesmo adquiri o meu primeiro conhecimento jogando um joguinho online um pouco mais famoso hoje, chamada Habbo. Eu tinha 12 anos, jogava como os demais, porém eu tinha a curiosidade de saber como é que se fazia um jogo, como se fazia um site. Foi aí que comecei a desenvolver sites no Dreamweaver, pesquisar assuntos relacionados a HTML, posteriormente PHP, e por aí foi indo. Sendo que mesmo em 2008 quando eu possuia 12 anos, eu fiz um curso de Web Designer básico na universidade próxima. Eu era o aluno mais jovem da turma, porém um dos que mais estava aproveitando o curso (segundo a professora, e eu mesmo). Haviam alunos de 18 a 30 anos, e apenas eu com 12 anos.
    Aos 14 anos de idade abri uma “empresa” juntamente com um amigo. Por onde começamos? Obviamente com Hospedagem de Jogos. Naquela época eu ainda possuia internet discada (sim, não escondo isso de ninguem), fazendo com que o meu amigo tomasse conta de tudo. No final de 2010, fechamos a empresa devido a ataques e falta de estrutura, sendo que trabalhavamos apenas com Jogos.
    No ano passado, no mês de Fevereiro, resolvi retornar ao mercado de hospedagem. Porém, resolvi que seria algo sério, seguiria firme, ultrapassando barreiras e dificuldades. Hoje, hospedo todos os sites dos clientes de uma agência de publicidade local, sou responsável pela configuração de e-mails em escritórios destes clientes, trabalho com streaming de áudio, servidores vps, revendas de hospedagem, configuro servidores, e possuo uma conexão banda larga adsl (rs).
    Estou muito feliz por ter chegado aqui, pois não foi muito fácil. Muitos donos de empresas médias me chamam de crianças, possuem uma certa ignorância, mas não possuem um pingo de coragem de se olharem no espelho.

  4. Você a cada se supera a cada dia… Excelente artigo!

    Gostaria de ter bastante R$ para poder te contratar. rs

  5. Também sou um eupreendedor, estou começando agora. Mais já tive experiências antigas, dentro do mercado de Hosting. Ótimo post Angélica, parabéns.

  6. Muito interessante o artigo!
    Eu tenho 20 anos, mas estou trabalhando com internet desde os 16! Comecei criando Blogs, depois fui chamado para criar o Website da minha Igreja que virou referência em toda a denominação. Com isso fui aprendendo e adquirindo experiência na criação de sites.Um certo dia um amigo me procurou para fazer o site de sua empresa de TI e ele oferecia no site criação de websites. Estranhei, mas fiz. Ele iria me indicar. Então pensei em criar um Blog para eu apenas divulgar a criação dos meus sites.Acabei que em uma conversa com esse meu amigo, ele me convidou para entrar para empresa, como Webmaster. Continuarei criando os sites, levarei os meus clientes para a empresa e a empresa também agregará seus clientes.Para atender melhor a cada um deles, compramos uma Revenda de Host e estamos oferecendo a solução completa (TI + Site + Host). Nosso foco é nessa solução para o Webmaster, atendendo principalmente Igrejas, Pequenas e Médias empresas!E esse Blog tem ajudado muito! Continuem! Paz!

  7. Idade não importa. Comecei no Host com 15 anos e nunca deixei os clientes na mão, graça a deus hoje possuo meus dedicados com 18 anos 🙂

    Idade não é responsabilidade.
    Responsabilidade é educação.
    E educação é ter os backups dos clientes rsrs’ brinquei abraços a todos do PDH.

    Att, William Kévenis
    Host Alagoas – Soluções Avançadas
    http://www.hostalagoas.com.br

  8. Muito interessante, Gostei muito realmente a maioria dos jovens mais novos não buscam trazer qualidade e bem-estar dos serviços prestados, a maioria só pensa em ganhar outros trocados. Más também é certo que temos pessoas menos de 18 anos que administram empresas de hosting com mais maturidade que uma  pessoa de 30. Minha primeira interação que realmente me deu retorno e um dos meus melhores projetos e que mais gosto de fazer são as personalizações para livezilla. Comecei a faze-las ainda de menor. Hoje já de maior vejo meu projeto crescer e a cada dia vem alcançado novos clientes, já estou espalhando esse projeto para vários outros paises. Achei muito interessante a matéria, Mais toda regra tem sua exceção. 

  9. Tenho 15 anos(faço 16 mês que vem) e comecei a trabalhar com “eupresa” de hospedagem aos 13 anos. Vejo muita gente criticando eupresas de hospedagem porque o criador é menor de idade. Idade não quer dizer muita coisa, tem muito menor de idade no mundo que é mais responsável do que um maior de idade. Muita gente já me criticou mais eu não ligo, hoje em dia eu tenho uma funcionaria, menor de idade também, que me ajuda a cuidar da parte de suporte. E quando eu tiver 18 anos, pretendo levar a empresa bem mais a sério, criando um escritório, registrando CNPJ e etc…

  10. Eu acho que não, possuo 16 anos, atualmente contratei a mais o menos a 8 meses meu plano cloudserver com a empresa http://www.mastherplayhost.com.br, eles me permitiram efetuar um cadastro e efetuar contratações, hoje trabalho com eles apesar da minha idade e não tenho problemas, recebo o atendimento sempre que preciso e até hoje graças a deus meu servidor está online e nunca se quer deu uma queda, apesar da idade tive a sorte também de entrar em uma empresa boa, eu acho que não tem idade certa para isso, estou satisfeito aonde estou.

  11. poutz 57% dos 18~20?
    não é por menos que encontramos tanto serviço bizarro por aí.
    imagina a galerinha que não sai do play enquanto o livezilla fica chamando.

  12. ! Tenho 12 anos. Estou hospedando sites, rádios, licenças whmcs, VPS, Dedicados, SSL e além do mais vou começar a revender a VPS e Colocation. Estou com Data Center próprio. Tempo na hospedagem ? mais de 4 anos, também estou desenvolvendo um tipo de WHMCS mais evoluido com sistemas mais rápidos para confirmação do pagamento!

  13. tenho 17 anos e estou no mercado de hosting a 2 anos entendo de informatica desde os 12 anos e hoje tenho um site grande e que min da uma boa renda mensal e tenho orgulho em trabalha nele. e em relacao a jogos desde pequeno tenho esse sonho de criar um grande jogo mas depois do tempo e a experiencia no mercado percebi que jogos nao levam a nada e traz somente dores de cabeças e desde 2011 vendo apenas hosting e dedicados e cloud e tenho uma boa clientela

  14. Comecei trabahar com internet em 1999 desenvolvimento de site e serviços offline estudei muito sobre hospedagem, sempre quis hospedar meus clientes, porque alem de hospedarem em um host da minha indicação eu que sempre dava todo o suporte, mas em 2007 arrisquei com uma revenda, ai começou minha experienciam e realmente percebi quanto trabalhar com host é coisa seria e exige muita responsabilidade, em 2012 ja tinha meu dedicado proprio meus vps e comecei a gerenciar TI e dar assessoria e trabalhar com o exchange, google.
    neste 15 anos minha vida mudou, gosto do que faço, tenho um ótimo faturamento, clientes fidelizados e muitas experiencia no ramos, e para mim nao importa a idade mas sim a responsabilidade de cada um em trabalhar com dedicação e amor. boa sorte aos novos empreendedores nesta areá de host.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here