É possível um bom gerenciador gratuito?

20
Este post tem 6 anos. Tenha isto em mente ao ler seu conteúdo.

Vamos voltar ao tempo onde nossas opções de meios de pagamento se resumiam a Sendep, F2b e BrPay. O Brpay foi comprado pelo UOL e virou PagSeguro; O F2b continua firme e forte. E o Sendep, bem… O Sendep foi pro buraco levando R$ 30,00 meus e milhares de dinheiros de outras pessoas.

Os meios de pagamento

Mas tal qual o ICQ, o Sendep tinha recursos em sua época que os atuais MDP (meios de pagamento) não têm hoje. O saque e envio pro Paypal era o melhor deles. O segundo melhor era a integração com o nosso coleguinha cPanel. Cadastrávamos nossas planos, inseríamos a access hash e pronto: pagamentos recorrentes e suspensão automática de inadimplentes.

E há um tempo atrás, o pessoal do MoIP entrou em contato comigo para algo parecido. Então, gastei algumas dezenas de minutos com a orelha no celular explicando como funcionava no Sendep. Cheguei a comentar sobre isso em um post e em outro. Hoje, fui dar uma olhada no fórum criado no UserVoice para isso e ele não existe mais. A página do MoIP para isso também não tem mais informações sobre o projeto. Então, parece que já era.

Outras promessas

A Hostdime iria também lançar um gerenciador para clientes (e talvez para o resto dos mortais), mas parece que o AdaptBill foi pra gaveta com o lançamento do Core. No nosso fórum, existem várias pessoas com projetos de gerenciadores em andamento.

As opções gratuitas

Não importa para onde nos viremos, vamos sempre esbarrar em dois problemas: idioma e integração com meios de pagamento nacionais. Mas isto pode ser resolvido com desenvolvimento.

O mais completo e modular é o AccountLab, também parece ser o mais fácil de customizar e adaptar à nossa realidade.

PS: O Solid State não conta na lista pois o site está

Qual o meu objetivo com isso?

Vários de vocês votaram na nossa página de sugestões pelo desenvolvimento de um gerenciador de hospedagem. O desenvolvimento de um sistema deste porte (todos vão querer que seja igual ao whmcs) demanda tempo, dinheiro, pessoal e conhecimento. Então, vamos esgotar nossas opções antes de ir para o desenvolvimento.

Eu gostaria que vocês testassem os sistemas acima e votassem em um deles para adaptarmos. Depois do resultado, podemos analisar a possibilidade de desenvolver alguma solução própria.

20 COMENTÁRIOS

  1. Angelica to dentro, é o seguinte eu estava desenvolvendo um gerenciador com base no TheHostingTool mas seria pago vi que seria uma grande dor de cabeça, se você quiser disponibilizo ele para começarmos a desenvolver o PDH Tools(achei um nome legal) ele esta quase que 100% em português para lançar a primeira versão só falta fazer os módulos para MOIP, PAGSEGURO e F2B que tem muita gente boa no fórum que desenvolve eles de boa. 
    A ideia que eu tenho seria uma empresa de hospedagem disponibilizar uma conta ftp com os arquivos la, o povo baixava fazia as modificações e colocava la novamente.

    • @d71fb1226069808f2e47fb8346136892:disqus , primeiro parabéns pela ideia. Segundo temos que ver a licença para não nos complicarmos mais adiante. Terceiramente (como diz o angel junior), podemos usar o github para um codigo com várias mãos. Vc tem um demo dele online?

      • Angelica infelizmente não tenho nenhuma demo dele, posso te upar o arquivo e lhe enviar, só que acabei de percebe que perdi a database que eu tinha feito vou te mandar com a original, e eu tinha dado uma lida rápida na licença dele e(foi um dos motivos de acabar com meu projeto) vi que desde que não tenha fins lucrativos você sim pode modifica-lo, Mas mesmo assim tem diversos sistemas abandonados na internet que pode ser usado como base, é só colocar a mão na massa, você tem msn? me envia ele como mp no fórum.

  2. Angelica, já fiz isso! Testei todos os sistemas FREE  para melhorá-lo! Porem, achei que não cabe ficar customizando os mesmo! O interessante é começar uma ideia do zero! AccontLab pode ser interessante, cheguei até dar uma olhada no Cron Job. Porem não trabalha! Acho que se pegar a API dos famosos painel, como cPanel, WHM e outros não é difícil, fazer um bom whois, e colocar suporte aos meios de pagamentos! Bem, nem gosto de falar muito, mais o interessante é colocar em pratica! Caso surgir uma ideia, estou a disposição para ajudar Abraços

    • Esta semana eu vou testar todos os sistemas também. Tenho vontade de fazer o meu, mas isso vai levar tempo e vai ter recursos adicionados ao longo do tempo. Se for pra frente, eu compartilho com vcs.

  3. Olá Angelica. Acredito que desenvolver um sistema do zero seja a solução mais ideal, utilizar sistema já pronto tira um pouco da liberdade. Iniciar um projeto próprio nos dará liberdade de implementar qualquer idéia. Claro que tudo isso demandaria tempo e até dinheiro, hojo no fórum temos algumas empresas que já estão estabelecidas e poderiam contribuir com o projeto. É importante discutir tecnologias favoráveis (Github,Framework…) acho que precisamos só de coragem e compromisso. Bom fica ai minha opinião, estou a disposição.
    Obs: Desculpem qualquer erro de escrita, estou no bom e velho trânsito de SP e no celular, abraço.

  4. O que mais me incomoda nos meios de pagamento nacionais é a falta de cobrança recorrente.    F2b me parece que oferece isso apenas para boleto bancário, sendo que PayPal oferece a cobrança recorrente para Cartão de Crédito.

    Eu queria entender o que ocorre com o MoIP pra demorarem tanto pra aprovar compras feitas com boleto bancário.    Eu tenho boleto direto com o banco e uso o deles apenas em algumas situações, mas é terrível ver o cliente te cobrar a liberação de algo que você sabe que não deveria demorar 5 dias.

    Se fosse uma compra feita com cartão de crédito já seria fora do normal mesmo com um processo cuidadoso anti-fraude.    O que sinto é que o fato do poderio financeiro do UOL pesa muito a favor da rapidez de liberação do PagSeguro que pode ocorrer com ou sem tanta cautela anti-fraude, tendo em vista que o número de funcionários certamente é bem maior.

    É uma pena que o MoIP tem apenas “certa ligação” com o iG e ambas as partes não fazem tanta questão de frisar isso justamente pq parece existir na verdade uma “mera ligação”.    Já o PagSeguro parece fazer muita questão de dizer algo do tipo: “pertencemos ao UOL” e o UOL por sua vez parece fazer muita questão de dizer “somos donos do PagSeguro”.

    Falta investimento ao MoIP, falta maior comprometimento do iG que pode ter lá seus motivos pra não se “empolgar” tanto, mas torço para que apareça algum forte investimento no MoIP, independente de ser o iG ou quem seja.     Além do aporte financeiro que o MoIP receberia, haveria ainda a vantagem do nome do iG é trazer maior credibilidade ao nome MoIP junto ao grande público que compra produtos e serviços na internet.

    Enquanto isso, temos de nos virar em busca de soluções diversas para cobrar os clientes.    Torço para que apareçam novas idéias e enquanto isso, WHMCS na cabeça!

  5. Primeiramente muito gentil da sua parte Angélica de querer desenvolver algo gratuito.
    Mais talves voçê não concorde com minha opnião , mais nosso ramo esta muito prostituido ,
    Se uma empresa não conseguir pagar um soft4you pelo menos ela não deve entrar no ramo.
    Por experiencia própria ,se quer ganhar dinheiro , a pessoa tem que investir ,Ter a coragem de pegar aquele dinheiro que ela poderia comprar um carro , casa,etc e investir em algo totalmente inseguro , dependendo só de suas desições.
    Só expressando minha opnião quanto aos Intermediadores ; Depender de meio de pagamento realmente não agrada-me muito , porem devemos utilizar pelo menos 1 intermediador , para aquele tipo de cliente que está com dúvidas relacionadas a empresa e caso der erro pode pedir o “chargeback” .e para isso deve ser fundamental a “marca”(sim estou falando do pagseguro, so sincero hehe,mais gosto é gosto!)  que passa segurança ao cliente especialmente  as confirmação do pagseguro são mega rápidos.Sim eu sei que a Moip tem transferencia em 2 dias para minha conta , mais as vezes devemos pensar no cliente , não só o nosso lado “empresa”;Tendo uma boa área financeira 14 dias não é problema.Mais o melhor mesmo é sem duvidas receber por depósito/transferencia/boleto proprio.

    • @f375fde1c18a2dcd1ae681c8b49aca8d:disqus , gostei das ideias. Concordo com o que você disse sobre investir. Talvez pudessémos ter uma modalidade gratuita e outra paga do mesmo gerenciador, como uma versão online gratuita e a paga para download.
      E a integração nativa com os meios nacionais principais é obrigatória!

  6. Para suporte acredito que não precisa ser desenvolvido nada, pois já existe o Osticket que cumpre muito bem esse papel. Já experimentei ele e só não adotei-o pois não faria sentido pagar caro pelo WHMCS e acabar usando uma ferramenta gratuita.

    Quando eu encontrar um sistema financeiro feito em PHP, gratuito, código aberto, que saiba trabalhar corretamente com os clientes pessoas jurídicas, que faça a cobrança recorrente e emita a fatura junto com o boleto bancário (igual a da cia telefônica) para o email do cliente, eu largo o WHMCS. Não precisa ter cadastro automático, é até melhor fazer o cadastro manualmente no sistema tamanha a quantidade de fraudes que existem. Há, também tem que ter a possibilidade de integrar a emissão da NFE.

  7. Olha Angélica, eu entro aqui somente para falar o necessário, e creio que você já percebeu isso através das minhas postagens. Bem, eu percebo que muita gente se preoculpa em ter um sistema próprio e de preferência que seja igual ao WHMCS ou então não serve e começam falar um monte. Bem se querem mais um sistema igual ao WHMCS, compra a licença e pronto, resolvido. Porém se o caso é querer ajudar ao próximo ou querer um gerenciador que possa alterar conforme a sua necessidade, então aí sim, eu dos os parabéns. Eu sou sincero em dizer que o AccontLabPlus é o sistema mais completo que já vi até agora, porém ele é confuso por causa dos templates que acaba complicando ainda mais. Bem se houvesse uma parceria e todos se reunissem, poderíamos usar o AccountLabPlus e fazer dele uma ferramenta 100% Brasileira, com toda automação que fosse possível e com a vantagem que ele vai proporcionar a todos !
    E com isso poderíamos ter um ótimo gerenciador, no qual todos poderiam usar e as alterações feitas poderiam ser compartilhada com outros usuários. Uma das maiores vantagem que vejo no ALP é que ele é totalmente modulado, ou seja, além de melhorarmos ele para nosso uso, podemos também inserir mais funções que com isso ajudará a todos e creio eu que mesmo assim terá aqueles que não ficaram 100% felizes !!!
    Obrigado !

    • Gostei muito do que você disse, Heber. E acho que é algo que podemos por em prática. Existem algumas pessoas desenvolvendo algo em cima do ALP, mas o mesmo é pago.
      Entre em contato comigo para compartilhar mais ideias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here