Backup é cortesia ou obrigação?

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(Última atualização: 31/01/2013)

Imagine comigo a seguinte cena: você deixou seu carro no estacionamento de sempre, onde paga uma mensalidade de R$75,00. Você sempre vê a placa “não nos responsabilizamos por pertences deixados dentro do veículo” ou algum blá-blá-blá do tipo. Um belo dia, saindo do trabalho, o seu carro não está mais lá. E agora? Imagine agora a mesma coisa com seu site.

Examine com cuidado os termos de serviço das maiorias das empresas de hospedagem, a maioria não cita nada sobre backups (procurei nos termos de serviço ou contrato das maiores – corrijam-me se eu estiver errada, por favor). As que citam backup o mencionam como uma forma de cortesia ou então que ele é de responsabilidade do usuário. O curioso é que quase todo site tem como recurso anunciado o tal do backup “diário ou semanal”.

Evitando confusões

Não sei se vocês já precisaram disto ou os seus clientes. Mas é bom esclarecer para os novatos que o backup é sobrescrito sempre por uma versão nova. Quando se anuncia backup diário, seu cliente pode pensar equivocadamente que há um backup para cada dia (haja espaço em HD). Seja bem claro no seu contrato especificando se o backup é feito, quando é feito e com que frequência.

Retenção de backup

É comum empresas reterem backup de clientes inadimplentes. Isto é muito comum, o cliente não paga, solicita acesso a conta para pegar os arquivos e provavelmente transferi-los para outro host. Acessando o atendimento online de uma empresa agora cedo, fui informada de que o backup é feito diariamente mas só é disponibilizado caso o problema tenha sido da empresa (como um downtime ou perda de arquivos).

Custo X Benefício

Manter backups de todos os seus clientes é um custo sim. Alguns de vocês estão se arriscando não tendo um serviço de backup. Mais que uma “cortesia” o backup é uma espécie de seguro contra problemas com clientes. Da pouquíssima experiência que tenho e da dos amigos, observo que clientes aguentam um certo período de turbulência ou instabilidade nos serviços, mas perda total de arquivos é quase certeza de saída da empresa.

Opções

Várias empresas oferecem serviços de backup, um bacana é o da NetRevenda (fico devendo o link) em parceria com a R1Soft. Se você é pequeno e não pode arcar com algo assim, ou mesmo gostaria de ter o backup do seu site, em nosso fórum existe uma rotina para backup através do cPanel.

Enfim, independente de como você apresenta o recurso “backup” para seu cliente, é importante sempre tê-lo.

Agora, digam-me: como vocês oferecem backup para os clientes? Gratuito? Semanal? Mediante taxa? Somente em caso de problemas? Não tem backup?

Trabalha com consultoria e hospedagem de sites no Netmundo, escreve sobre estas experiências aqui no Portal do Host.
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22 COMMENTS

  1. O nosso backup é diário, porém armazemos sempre os últimos 5 dias.
    O cliente pode solicitar uma restauração mensal gratuitamente, porém a segunda restauração dentro do mesmo mês, cobramos uma pequena taxa para evitar aqueles que querem uma restauração de 5 em 5 minutos…
    Quanto a reter backup de contas inadimplentes é mais do que justo. O inadiplente, que inclusive quer arquivos para mudar de empresa, já não tem vínculo com os nossos serviços e não podemos ficar trabalhando gratuitamente. Contudo deveria realizar seu próprio backup antes do vencimento do serviço contratado.

  2. Aqui realizamos backups diariamente, mais não damos acesso ao cliente.
    Caso o cliente queira ter o acesso a ele, é necessário pagar uma taxa mensal junto ao seu serviço.

  3. Aqui depois que tivemos problemas com os clientes ai mantemos backups dos últimos 5 dias dos servidores. Mas em nosso termo de uso pedimos para o cliente manter um backup sempre.
    E hoje usamos o R1Soft para backup e podemos ficar tranquilos.
     

  4. Tenho uma revenda na Kinghost. Já precisei solicitar backup para 2 domínios. Um backup de emails e outro de arquivos. O de e-mail funcionou perfeitamente, o de arquivos não, pois já não tinham os arquivos que o cliente queria (mas podia ter sito excluido pelo proprio cliente, já que o backup é feito apenas dos arquivos que foram modificados). Na KH se cobra 15 reais por backup solicitado. Nas duas ocasiões eu mesmo arquei com os custos, pois eram clientes antigos.

  5. Nós da iPhostweb disponibilizamos backup diário direto do cPanel do cliente, quando este serviço é solicitado, orientamos o cliente a fazer o backup pelo seu cPanel atravéz do R1Soft (de até 15 dias atraz). Por segurança mantemos um backup semanal, para casos extremos. É uma ferramenta bem prática.

  6. Backup deveria ser obrigação de empresas de Hosting. Afinal TODAS poe como recursos disponíveis.
    Discordo o lance do espaço em HD, pois a maioria dstas mesmas empresas oferecem “espaço ilimitado”. então teoricamente teriam espaço para backups.

    Afinal o que me faz não ter um host com o No-ip ou dyndns da vida?
    Se pagamos devemos ter um serviço completo e backup faz parte de hospedagem, pois é inclusive padrão no WHM/Cpanel.

    O que acontece é que as empresas de Hospedagem não querem assumir.
    Acho que é direito sem sombra de dúvidas, sem pagamento de adicional.

    Como adicional, acredito que pode ser cobrado sim quando cliente ultrapassar uma cota de restauração etc.

    A Hostdime é uma pessima empresa, perdi quase todos os arquivos de sites numa revenda que tinha. Eles simplesmente soltaram apenas um “infelizmente” e tchau…
    A minha sorte é que achei backups antigos e que no fim deu certo.
    A politica da Hostdime é a mais tirana que acho, desonesta ao extremo.
    A Hostdime só permite backup após 22horas para ser feito pelo cliente e quando voce precisa de um backup nos mandam ler os termos do serviços e não tem os backups que precisamos.

    Resultado:
    Cheguei a ter na Hostdime 2 servidores dedicados e 4 revendas de hospedagem.
    Hoje graças a deus não tenho nada.

    Por fim, só sabemos se um serviço é bom realmente quando precisamos. e por isso é bem melhor pagar mais caro, mas que tenha segurança do seus dados.

  7. Não sou do ramo mas vou dar pitaco.

    Para o Host o backup deve sempre existir, dentro das disponibilidades técnicas, de custo e de espaço. Mas sua disponibilização ao cliente pode ser através de cortesia ou um serviço adicional, cada um deve avaliar o resultado disso em seu negócio.

    Afim de resguardo, o Host deve fazer uma política de regras onde deixe claro ao usuário que se algo de ruim acontecer ele não possa ser responsabilizado.

    O mais importante é orientar o cliente que backup e acidentes são coisas que devem ser previstas sempre. O cliente não pode/deve confirar cegamente no Host e nem o Host deve achar que o usuários fará sua parte sempre.

    Para o usuário esperto, tem tres itens que resolvem esse e qualquer problema:

    Backup
    Backup
    Backup

    Lauro Faria
    http://www.bdibbs.com.br

    PS: Faça o que digo mas não faça o que faço. 🙂

  8. Mantemos os backup dos ultimos 7 dias de toda a hospedagem do cliente com a opção de 1 restore incluso. Afinal, para poder ofertar um serviço de baixo custo, você tem que ter o minimo de administração possivel. O 2o restore em diante tem custo. Os clientes tem a opção de adquirir o backup por um periodo superior se desejar, e paga-se o adicional a esse serviço.
     

  9. O meu serviço de backup é da seguinte forma:
    – Grátis caso o servidor caia, ou o cliente perda algum dado devido a problemas do serviço
    – Pago, caso o cliente cometa algum erro, como por exemplo apagar aquele banco de dados tão importante sem antes fazer o própio backup.

  10. Realizamos Backups diariamente, como uma cortesia. Porém somente disponibilizamos o backup caso haja algum problema técnico por parte da empresa, caso o cliente queira uma restauração, nós cobramos uma taxa para cada restauração solicitada.

    Nós não somos responsáveis por arquivos e/ou dados
    que residam na conta do cliente. O cliente deve estar ciente que concorda em tomar toda a
    responsabilidade pelos arquivos e dados transferidos e manter backups
    de todos os dados armazenados nos servidores.

  11. Na PortoFácil realizamos backups diários (em alguns casos backups até com mais frequência), como cortesia para o cliente. A responsabilidade pelos dados é deles.

    O problema de espaço em disco pode ser contornado facilmente com backups incrementais e links simbólicos. Enviando os arquivos não compactados (como é o backup do cPanel, por exemplo) podemos tirar proveito deste fator de economia de espaço.

    Anunciamos que mantemos os backups por até cinco dias, mas na verdade mantemos os últimos 30 dias: um “dump” completo do banco de dados e um “espelho” do “home” de cada conta, diariamente. E já foi necessário restaurar backup de 15, 20 dias antes devido a problemas por parte do cliente.

    Não cobramos pela restauração dos dados, quando necessário, porque ao longo dos anos não temos sofrido com abusos deste tipo.

    Também nunca precisamos reter o backup de clientes inadimplentes, mas sinceramente não acho que seja “sacanagem” do host fazer isso. Como o colega acima citou, se ele está inadimplente e quer ir para outras paragens, automaticamente o vínculo está desfeito. Além do mais, os serviços da PortoFácil são pré pagos, ou seja: se o cliente deixar de pagar uma fatura, ele estará implicitamente dizendo que não nos quer mais como fornecedores de hospedagem, e a conta é excluída, simplesmente.

  12. O serviço de backup não é obrigação de um host, principalmente se este foca em preço. A questão é que: não ter backup é um perigo só para os negócios. É culpado todo aquele que, por motivos X ou Y, não administra seus próprios backups ou confia que outros farão por ele. A culpa também é de quem não se dispõe a verificar se o fornecedor oferece o serviço de backup e a que custo.

    Os meus clientes, que consomem meus serviços de suporte ou consultoria, recebem orientação sobre qual política de backup devem adotar. Aos clientes que consomem serviços de hospedagem dedicada, o papo é outro.

  13. Na uGupa Networks os backups são realizados diáriamente, mas nos termos e também na contratação informamos que para restauração cobramos R$25,00 independente do cliente ou plano. Porém, disponibilizamos o primeiro backup grátis, os restantes é por parte do cliente!

    Valeu Angel, mais um artigo muito bem feito, parabéns!

  14. Estou enfrentando um problema sério com relação a backups.
    Atualmente tenho uma revenda, em um host no qual prefiro não mencionar o nome, e estou querendo migrar para outro, pois não estou satisfeito com os serviços prestados e o suporte.

    Segundo a empresa, está disponível no cPanel a opção de backup, porém estou a 2 dias tentando realizar o fullbackup de duas contas e não estou conseguindo.

    Já pedi para a empresa que eles façam o backup das mesmas e me mandem, porém a enrolação é grande e até agora nada.

    E agora? Na opinião de vocês, a empresa está certa em fazer isso?

  15. Concordo Janio, na verdade tenho a revenda para meus sites, minha intenção não é comercializar hospedagem. Indiferente disso, acho que a empresa deveria fornecer os backups de qualquer maneira.

    Já tenho outra empresa na qual aluguei a revenda, só estou esperando o backup da outra para cancelar o plano! 🙂

  16. Bom, não conhecia o Portal do Host Até semana passada e estou chocado com a quantidade de informações e novidades que adiquiri lendo os artigos e os comentários. O trabalho de vocês está de parabéns. Mas vamos ao que interessa.
    Minha empresa não é uma empresa de hospedagem, somos uma agência de publicidade que vedemos serviços de publicidade como um todo. O nosso foco são as pequenas e médias empresas (principalmente empresas novas) e a maioria de nossos clientes não possui ou não tem conhecimento sobre o assunto de hospedagem e como nosso serviço inclui o desenvolvimento de sites, aplicações web e etc… resolvemos que poderíamos oferecer a esses clientes o serviço de hospedagem de site. Conclusão, trabalho com um serviço de revenda em um host que atende perfeitamente nossas expectativas.

    Como o nosso serviço de hospedagem é voltado para empresas que não têm uma quantidade significativa de informações e/ou conteúdo, nós hospedamos o site dos clientes com suporte 24 horas além da manutenção dos servidores de forma remota ou in loco, um serviço que não onera nosso custo quando da oferta do serviço. Sobre os back-ups, mantemos backups semanais e oferecemos gratuitamente o retorno dos mesmo para o cliente sem taxa e sem limites, uma vez que toda a manutenção é feita por nós. Os backups são feitos todas as Sextas-feiras durante a madrugada.
    Raros são os casos de clientes que preferem fazer a manutenção dos arquivos (entenda-se como atualização de sites, principalmente) e acabam por causar algum tipo de problema que necessite o retorno dos bakups. Toda nossa rotina de manutenção é documentada e repassada para os clientes. Além de dicas de como o próprio cliente pode manter uma cópia de segurança de seus arquivos, disponibilizamos uma espécie de “kit de boas vindas” que einclui entre outras coisas, editores e aplicativos de FTP gratuítos com manual e manuais qua ensinam o básico de como os clientes podem efetuar os próprios backups além dos mantidos por nós.

    Ainda não tivemos problemas (ainda bem!) com arquivos que se perderam ou coisa do tipo.
    Abraços a todos e mais uma vez, parabéns pelo trabalho.

    • Márcio, muito legal você ter chegado aqui e gostado do nosso trabalho. Achei bastante interessante o kit de boas vindas, visto que o máximo que a gente oferece é um email com informações. 🙂

  17. Tinha alguns arquivos hospedados na Hostgator, porém deixei de utilizar o servidor a um tempo e meus arquivos todos estavam lá. Segundo o termo deles depois de sua conta ficar 100 dias inativos eles apagam todos arquivos.
    Esses arquivos são de propriedade minha e não da Hostgator, eles tem esse poder de sair apagando arquivos sem ao menos guardar um backup?
    Gostaria de saber se tem alguma lei que me proteja nessa situação.
    Obrigado!

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