Portuguese flagEnglish flagSpanish flag

Umas palavras sobre inadimplência em hospedagem


Creio que a inadimplência seja um assunto comum no cotidiano das empresas brasileiras. E não haveria de ser nem um pouco diferente com empresas de hospedagem. Especialmente, se levarmos em consideração alguns fatores não-explícitos que contribuem para isso.

A informalidade

Como a maioria dos hosts são eupresas (equipes de uma pessoa só) e não fazem questão de “disfarçar” este aspecto do cliente, fica mais fácil ficar devendo a uma pessoa do que a uma instituição/empresa. Quantos de vocês não usam o depósito como meio principal de pagamento? Será que é possível forçar o cliente a pagar multa e juros por este meio? Provavelmente, não. Acho que o fato de emitir boletos (ainda que sejam terceirizados) dá mais respaldo. Vou virar adepta do envio de faturas via correio para evitar a desculpa do “o e-mail não chegou”.

O entendimento

Pensem comigo: o serviço de hospedagem é como celular pré-pago. Você paga primeiro e usa depois (geralmente). Se acabou o seu “crédito”, está teoricamente no seu direito suspender a conta, até que o cliente regularize a sua situação. Se o cliente deseja ter serviço initerrupto, teria de pagar antes do período terminar, ou seja, aqueles 7/15 dias que você dá antes de suspender a conta são mera bondade sua.

Espaço alugado é espaço ocupado

A desculpa preferida do inadimplente talvez seja “mas eu nem usei o serviço, pois estava suspenso” ou “o site ainda nem está no ar”. E daí? Se você alugar um apartamento, o locatário não dá a mínima se você não está dormindo lá. O fato é que você está ocupando um espaço dele, como o espaço do seu servidor, que podia estar sendo ocupado por alguém que realmente pagasse.

Hay que endurecer pero sin perder la ternura jamás

Eu suspendo após 15 dias. Sem dó. Pode ser até da minha mãe. Adotei essa postura depois de perceber que as pessoas se aproveitavam da minha “bondade”. Mando o WHMCS suspender, mas basta dar 8 horas que começa um festival de Wrong (toque do meu celular, do Depeche Mode). 75% das chamadas são avisos de que vão pagar no mesmo dia, pois a fatura não chegou, estavam viajando, o peixinho dourado morreu, etc. E eu reativo as contas? NÃO. Somente depois que o dinheiro está na minha conta o milagre da reativação acontece. Os outros 25% avisam que vão pagar dia X, que é quando o salário sai. Claro que, em alguns casos, eu sou compreensiva e reativo a conta, mas para tudo há exceções.

Haja como profissional se deseja ser tratado como um. Pagamento é coisa séria.

Ah, e parabéns para o Edvan! Hoje é aniversário dele. Feliz 46 anos!!!!

Related Posts with Thumbnails

Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

Gostou do post? Receba atualizações por e-mail:

Comentários (35)

Carlos Zamora (31/08/2009 às 12:01)

@Edvan

Concordo em ordem, número e gênero, mas há uma diferença entre expor a opinião e ofender quem discorda. Não é porque a Angélica postou esta matéria no blog, expondo uma visão sobre como lidar com clientes inadimplentes que o Charlles em nos julgar "pirralhos da mamãe", "moleques", etc.

Aí ele saiu da razão :-)

Edvan (31/08/2009 às 11:51)

Cada um faz o que quiser!

Pronto falei, kkkkkkkkkkkk

Luiz Antonio Camargo (31/08/2009 às 08:38)

Pois é... há clientes e Clientes.
Quando é um Cliente com histórico de bom pagador, que nunca atrasa e quando o faz é apenas 1 ou 2 dias, vale a pena isentá-lo de algum juro ou mora, caracterizando um " desconto". Agora, tem cliente que só paga quando é bloqueado, para esse não tem moleza.
@Charlles, da mesma forma que não concordo com sua opinião, respeirto.
Portanto, meça suas palavras e me respeite também. Aqui não tem moleque, tem gente querendo trabalhar e se esforçando pra isso. Esse blog é justamente para trocarmos idéias e experiências.

Daniel Wanderley (31/08/2009 às 07:44)

Em uma parte do comentário do Charlles Farrow Mat, eu concordo mesmo que o cliente esteja agindo de ma fé temos que correr atraz e fazer esse “cliente” sorrir.
Mas e outra parte discorda tem cliente que é um Deus nos acuda.

Mas cada um tem sua opinião e seu modo de administrar.

Um grande abraço a todos

Carlos Zamora (30/08/2009 às 11:39)

Desabafo total.
Perdão por fazê-los ler isto!

Um abraço.

Natinhu (30/08/2009 às 16:43)

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

eu tive que ri .. aehuiaehuiah

calma gente .. oo povo ta extressado .. aehiaueha

como dize: .. livre abirtrio pra fala e se expressa.. aehiauehaiuehaih

tenho certeza que melhor criar um novo topico. " como responder a respostas de nobs " kkkkkkk ...

to vendo que os cara vao da e infarto aqui ..
aehuiaehiaueh

Alvaro (31/08/2009 às 06:38)

Segundo o Dr. Charlles, todas as empresas do Brasil estão erradas.

Não conheço uma empresa que faça metade daquilo que o Dr. Charlles recomenda.

Exemplo, fui cliente da SKY por 10 anos. DEZ ANOS. Sempre paguei em dia minha fatura. Um dia eu viajei e realmente esqueci da SKY e deixei de pagar.

Ao chegar em casa, o sinal da SKY estava cortado. Fui ao banco paguei a fatura com MULTA e JUROS. Liguei para a SKY e pedi para religarem. Eles pediram o FAX com o comprovante e foi enviado no mesmo momento.

Sabe qual foi a resposta deles?

- "O Sr. agora deve aguardar até 7 dias para religação do sinal"

Ou seja, a SKY ainda queria me punir pelo atraso, me deixando 7 dias sem acesso aos canais. Eu apenas respondi:

- "Porque esta punição? Eu já fui punido, paguei JUROS e MULTA no banco. Quando é uma assinatura nova voces ativam em 5 minutos, não venha me dizer que um sistema informatizado leva 7 dias pare re-ligar um sinal via satélite"

e completei:

- "Faça o seguinte, eu devo algo a vocês? Não. Então cancela minha assinatura por favor"

Em exatos 30 ou 40 segundos o sinal da SKY voltou.

Veja que eu somente pedi meus direitos porque eu estava certo e havia enviado o comprovante, além de ter pago multa e juros.

Mas segundo o Dr. Charlles, a SKY deveria ter mantido meu sinal aberto, me dado um desconto na fatura, jamais ter me pedido o comprovante.

Gostaria de saber qual empresa que o Dr. Charlles conheçe que pratica esta politica de "o cliente tem razao porque ele está pagando" - para que eu me torne cliente também.

Carlos Zamora (30/08/2009 às 11:37)

Nossa, eu li a primeira estrofe do comentário do Charlles e me enojei tanto que deixei de ler o resto.

Bem, ele se acha o empresário, o empreendedor, porém não tem em mente que 100% das grandes/médias empresas pensam deste modo.

O brasileiro é difícil de lidar, principalmente no que se diz ao "jeitinho".

Dificilmente, se você manda uma cobrança com valor errado (para menos) o seu cliente reclamará. Agora, mande uma cobrança superior e seu ouvido ficará vermelho em minutos!

Nos considera "moleques", porém não tem uma postura em seu comentário...

"Não to nem ai para o que vocês fazem..."

Típica frase de gente mimada.

Citarei os erros de português do mesmo:

"Eu não sei enquanto a mim..." (enquanto ou quanto?);
"...fecham a cara e ignora a mãe." (bela concordância... Plural? Singular?);
"Empresa feita por muleques sim" (moleque);
"Se alguem pensa dessa forma de trata cliente..." (tratar);
"Você vai fali, e vai te milhares de reclamações no RECLAME AQUI." (falir, ter)
"A palavra dele é a que vale não a sua . Afinal ele paga por isso." (Não há espaço antes de uma pontuação. Não há ponto final antes da palavra "afinal", seria uma vírgula)
"E mesmo que ele não pague ele merece toda a sua atenção. Porque ele ta disposto a pagar e você agindo feito um Muleque." (ué, se ele está disposto a pagar, por que não paga?
"Mas se você tive a paciência de espera, ligar, conversa, da um desconto" (tiver, esperar, conversar, dar... Nossa!)
Se o cliente não pagou procure ligar para ele. (Além de não receber, vou gastar ligando à todos inadimplentes? Um ou outro realmente merecem atenção, outros... Só uma suspensão)
"Faça o cliente sorri porque no final do mes quem vai sorri é vc!" (sorrir²)
"Pense em ser criativos. Poxa vida parece que vocês não gostam de trabalhar ou trabalham para so te o necessário." (concordância, de novo. Trabalhamos para quem PAGA por nossos serviços, caso contrário seriamos donos de Hospedagens Gratuitas)
Muitas empresas chegam a fecha a portas sem sabe o motivo do porque. (fechar, saber, porquê)

Acho que, para que você se considere um "empresário", deveria apenas ter o ensino fundamental completo. Brasil, meu Brasil brasileiro... É analfabeto na presidência, cantor de forró na câmara legislativa. Eita!

Sobre o ReclameAqui, poste uma resposta com esses erros ortográficos ao seu cliente e realmente verá quem é que vai falir. Um erro, tudo bem, dois... Também... Um texto inteiro para se jogar no lixo? Não tem preço.

Ricado (30/08/2009 às 10:30)

Nossa eu não acredito no que acabei de ler do "Charlles Farrow Mat" que se juga ser tão esperto, mas certamente não passa de um "Falido" na vida.

Senhor "Charlles Farrow Mat" ..

1º. Abra uma empresa de hospedagem ou outra que você tenha ao menos capacidade de administração.

2º. Venda os seus serviços e produtos, e quando um cliente não pagar pelo mesmo, dê desconto em uma mensalidade de R$10,00 por exemplo, fique ligando para ele, envie cartas, envie SMS, e vê se o Moleque somos nós ou é você que não entende nem ao menos porque veio a vida.

Pelo amor de deus, é cada traste que aparece na internet, postando coisas ridiculas e totalmente, outra coisa o pensamento irracional aqui é o seu, e não o da Angélica, se você não concorda e não tem uma empresa de hospedagem, nem Post nada fique na sua.

Esse ""Charlles Farrow Mat" se o nome for realmente verdadeiro, deve abrir as pernas para qualquer um que fique devendo algo para ele, e se o cliente não pagar mesmo, é capaz dele dar ao cliente dele a mensaliade de graça, porque com um pensamento deste, o cara não deve ter empresa nenhuma, e se tiver uma empresa de hospedagem, quem vai fechar as portas é ele mesmo..

É de rir o que uma pessoa ignorante desta consegue pensar.

Rapaz estamos vendendo aqui planos de hospedagem não um carro com parcelas de R$700,00 ao mês que tem como você trabalhar com descontos em parcelas em atraso, dá desconto em um devedor com mensalidade de R$10,00 ao mês e vê onde você vai chegar.

Desculpe o desabafo Angélica, é que aparece cada "Sabe Tudo" que não sabe nada aqui, que dá neura...

Alvaro (30/08/2009 às 09:10)

Eles esquecem de pagar, mas não esquecem de usar o serviço.

É o básico.

Quanto a você Charlles, pratique o que você disse com a sua empresa (se não tem uma, abra se for capaz) e veja o que vai te acontecer tratando brasileiro desta forma.

Cliente inadimplente não tem limite. O cara está devendo, errado e ainda te liga ameaçando de processo porque está sendo prejudicado com o serviço suspenso. O cliente inadimplente somente pensa nele, dane-se se o prestador de serviço tem que pagar servidor e impostos.

Fique passando a mão na cabeça de inadimplente e você vai ver onde você vai parar.

Carlos Zamora (29/08/2009 às 18:00)

@Angélica

Nova sugestão: ChatdoHost.com :-)

@Luiz

Como já comentado em OFF contigo, realmente o seu professor tinha uma certa razão. Mas um é essencial do outro, como o coração e o cérebro são ao corpo. Um empresário sem empreendedorismo não passa de mais um; um empreendedor sem ganhar dinheiro é um idealista!

Abraços.

Charlles Farrow Mat (30/08/2009 às 08:41)

Eu não sei enquanto a mim mas a postura de empresários vocês não têm.
Vocês parecem um bando de pirralhos que quando a mãe nao tem dinheiro para compra o doce vocês fecham a cara e ignora a mãe.

Nenhuma empresa seria trata seus clientes desta forma citada.
Empresa feita por muleques sim.

Se alguem pensa dessa forma de trata cliente como um "Objeto " ótimo!
Você vai fali, e vai te milhares de reclamações no RECLAME AQUI.

Tome postura de um empreendedor.
Se o cliente diz que não chegou o email e porque não chegou.
A palavra dele é a que vale não a sua . Afinal ele paga por isso.
E mesmo que ele não pague ele merece toda a sua atenção. Porque ele ta disposto a pagar e você agindo feito um Muleque.

Não to nem ai para o que vocês fazem afinal cada um pensa de uma maneira.

Angélica... cliente da muito trabalho é que nem um menino novo.
Mas se você tive a paciência de espera, ligar, conversa, da um desconto.
Você perde o cliente e nisso perde dinheiro.

Se o cliente não pagou procure ligar para ele.
Se ele não tiver condições para pagar, de um desconto.
Faça o cliente sorri porque no final do mes quem vai sorri é vc!
Pense em ser criativos. Poxa vida parece que vocês não gostam de trabalhar ou trabalham para so te o necessário.
Muitas empresas chegam a fecha a portas sem sabe o motivo do porque.
Mas pesquisadores já comprovaram. A falta de entendimento e a má administração e o que fecha as empresas.

Eu acho esse seu post de hoje totalmente irracional.
E se você trata seus clientes desta forma. E porque eles são animais não pessoas !

Charlles Farrow Mat

Luiz Antonio Camargo (29/08/2009 às 17:18)

Carlos, obrigado pelo comentário!
Pois é, pagar em dia é a obrigação do cliente. E as vezes o cliente está com dinheiro e deixa pra pagar no vencimento, mas té lá, pode ocorrer algum imprevisto e ele não efetuar o pagamento. Prefiro dar esses 10% de desconto, mas receber em dia.
Ah, certa vez um professor meu disse (não sei se a frase é dele): "A diferença entre o empreendedor e o empresário, é que o empresário sabe ganhar dinheiro com a idéia". Acho que todos nós, que nos metemos a contratar um revenda e correr atrás dos clientes, somos empreendedores. Só falta agora a gente aprender a ganher dinheiro.
Valeu!
Abraços.

Carlos Zamora (29/08/2009 às 17:05)

Luiz, excelente postagem.

O que falta muito nos microempresários do mercado é o espírito empreendedor e neste aspecto, você sobra!

Gostei muito da idéia simples e fácil:
"6- Pagando com até 3 dias antes da data, dou desconto de 10%."

Uma simples política promocional que, com certeza, deu uma queda em sua quantidade de clientes inadimplentes e beneficia os antigos que sempre pagavam em dia!

Sensacional.

Daniel Wanderley (29/08/2009 às 06:04)

@Daniel,
A dica é recomendar depósito direto no caixa se o cliente quiser a conta ativada na hora!

Sim, sim Angélica eu digo isso mas tem gente que prefere um caixa rápido (Eu so um deles, mas faço isso com 1 dia de antecedência).

Esqueci de dar maus parabéns ao Edvan!
@Edvan, felicidades e não esquenta 4.8 é tração nas quatro rodas

Mais uma vez parabéns e muita felicidade.

Luiz Antonio Camargo (29/08/2009 às 16:59)

Excelente post, pois também sofro bastante com inadimplencia de clientes.
Esse ano consegui diminuir um pouco mais esse problema, e vou compartilhar minhas experiencias.

1- Criação de CNPJ. Agora sou pessoa jurídica, passo NF quando pedem, etc e tal.

2- Só utilizo e aceito pagamento através do sistema de cobrança. Nada de depósito. E a cobrança já está no nome de pessoa jurídica.

3- Uma informação na linha de demonstrativo da cobrança, avisa que o dominio vai ser suspenso após 10 dias de atraso. O cliente fica ciente ao receber a cobrança.

4- O cliente escolhe a data de vencimento dentre tres possiveis: 5, 15 e 25. Dessa forma, espera-se que ele terá dinheiro no período do vencimento.

5- Envio a cobrança com 10 dias de antecedencia, para dar o maior prazo possivel para o cliente pagar.

6- Pagando com até 3 dias antes da data, dou desconto de 10%.

7- Para clientes com histórico de mal pagador, no dia do vencimento reemito a cobrança.

8- Envio mensagem no primeiro dia de atraso, alertando sobre a inadimplencia e reafirmando a suspensão do serviço no 10º dia. Essa mensagem se repete a cada 2 ou 3 dias. (tenho as mensagens já prontas, a trabalho e escolher os destinatários)

9- Bloquear sem dó, após o prazo de tolerancia.

Para muitos clientes, a internet não é o principal meio de comunicação, ficando atrás do telefone e até fax. E muitos têm e-mails gratuitos, feitos antes de registrarem o próprio domínio, como bol, hotmail e ig. Então não se desesperam quando suspendemos o serviço. O que eu tento fazer é convence-los a utilizar sempre seu próprio domínio, alegando que personaliza sua comunicação com clientes, dá um ar de empresa estruturada e etc. Para estimulá-los, crio papeis de carta para utilizarem no email, deixando o envio da mensagem timbrado, bonitinho. Também criei uma agenda online, que roda em PHP e MySQL, e disponibilizo gratuitamente em todas as contas. Assim, crio mais um atrativo e dependência do serviço. Ah, uma observação. Deixo claro que o papel de carta e agenda, são “cortesias” para domínios mantidos no meu servidor.

Sim, mais uma observação. Não sou empresa de hospedagem. Eu hospedo apenas os domínios dos sites que eu crio, portanto, não tenho muitos domínios para administrar (cerca de 30), o que facilita esse gerenciamento de inadimplentes, mandar mensagens periódicas e etc. E depois que bloqueio, só desbloqueio quando o sistema de cobrança me confirma o pagamento.

Marcus (28/08/2009 às 20:15)

Existe empresas que ligam com mensagem automaticamente avisado que sua fatura venceu e etc... Ajuda um pouco a acabar com a Inadimplência e ainda é bom para Anunciar promoções

Carlos Zamora (28/08/2009 às 19:54)

Pensei em uma tática infalível!

Exemplo de e-mail a ser enviado ao seu cliente:

Remetente: promocao@seuhost.com.br
Assunto: Promoção imperídvel, você ganhou!

Olá cliente XXXX querido, tudo bem?

Nesta noite estrelada, neste dia feliz, parabenizo-te por ganhar nossa promoção!

Você é o cliente INADIMPLENTE do mês.

Pague sua fatura (link da fatura), caso contrário estará sujeito à deleção prévia de seu website!

Com carinho,
Seu amigo, Hoster ;-)

(Manda com a carinha da piscadinha mesmo, vai fazer sucesso!)

Angélica (28/08/2009 às 19:00)

@Edvan,
Que garantia eu vou ter de que não tem photoshop? Por que você não assume a idade e a careca? Poxa, a gente te ama mesmo assim!

Bruce Lopes (28/08/2009 às 19:09)

HEHEHE
Pior é os clientes dizer que não recebe aviso de cobrança, depois da data de vencimento eu envio mensagem SMS que eu envio para o celular do cliente.
E AINDA TEM A CARA DE PAU DE DIZER QUE NAO CHEGOU O TORPEDO, POR QUE ESTAVA DESCARREGADO O CELULAR OU FORA DE AREA.

A inadimplência eu acho que faz parte da cultura do BRASIL. HEHEHHEE
Opa ja ia esquecendo de manda os parabens para o EDVAN (FELIZ ANIVERSARIO pelos pelos 4.8) e ai EDVAN tem farra pra nós hoje? kkkkkkkkkk

Angélica (28/08/2009 às 18:59)

@Guilherme,
O edvan não engana mais ninguém! ehehehhe

@Ricardo,
Eu acabo esquecendo de terminar as contas, mas quando lembro, depois de 90 dias eu mando ver.

@André e @Gevanil,
Estou pensando em ser mais rigorosa para diminuir os "golpes"

@Carlos,
A dica do email é ótima! Eu vou testar no próximo inadimplente!

@Daniel,
A dica é recomendar depósito direto no caixa se o cliente quiser a conta ativada na hora!

Daniel Wanderley (28/08/2009 às 16:37)

Fugindo e voltando no assunto,
Vale lembrar outro detalhe que os deposito feito em caixa rápido, gera uma boa dor de cabeça.
O cliente quer a conta liberada, mas não sabe esperar ate o próximo dia útil.
Agora mesmo recebi uma notificação de um cliente que assinou o pagamento anual, mas fez o pagamento em caixa rápido vai ter que esperar o dinheiro cair na conta mas ele não sabe esperar ja recebi 3 e-mail deles.

André Gugliotti (28/08/2009 às 14:19)

Inadimplência é bem complicado. Aqui, temos a política de efetuar a cobrança 7 dias antes do vencimento e suspender se não for confirmado o pagto. (qdo é depósito). Infelizmente se for diferente há abusos. Há clientes antigos, q tem um certo crédito, mas a regra principal vale pra todos. Não pagou, não levou.
Atendendo o Ricardo: a exclusão ocorre com 30 dias de suspenso, ou seja, 37 dias depois de vencido e muitas tentativas de reativação.
Abraços a todos e parabéns pelo trabalho.

Gevanil (28/08/2009 às 15:46)

15 dias pra suspender? que maravilha, nós aqui suspendemos com 5 dias, entendemos em casos de ser a primeira vez, mas tem clientes que nao adianta, somente "lê" o email em caso de suspensao da conta, no caso de Dedicados a suspensao é em 3 dias. Nós filtramos dessa forma os bons clientes e evitamos os irresponsáveis e aventureiros.

Ricardo (28/08/2009 às 14:01)

Complementando...

Eu ia colocar exclusão e coloquei suspensão. Segue a pergunta correto, rsrs.

E quanto a Exclusão? Depois de quantos dias vocês costumam excluir do servidor um “Mal Pagador”…

Valeu

Angélica (28/08/2009 às 11:40)

@Edvan,
Ficar forjando conversa de msn é muita negação!
Tudo bem, vamos fazer de conta que vc tem "28".

Guilherme (28/08/2009 às 13:50)

Muito bom o artigo Angel

Parabéns edvan! rumo aos 5.0 eheheh
abraços

Ricardo (28/08/2009 às 13:59)

Muito bom o Post, acho que todos nós passamos por isto infelizmente, como eu possuo várias formas de pagamento para o cliente não dizer que não tem a que ele quer, etc e etc... Também adotei juros de X% após 3 dias do vencimento (Não no 1º e sim no 3º) para dar uma força para o cliente e ainda suspendo depois de 10 dias, e mesmo assim tem clientes que todo mês dá trabalho com isto, e complicado, acho que não podemos ter dó não, se não pagarmos por exemplo o servidor com certeza eles irão suspender sem dó e nem piedade, fica sem pagar sua conta de telefone e vê no que dá... Corte, com certeza.

E quanto a suspensão? Depois de quantos dias vocês costumam excluir do servidor um "Mal Pagador"...

Valeu.

Edvan (28/08/2009 às 10:56)

kkkk. Quem ver acredita, vou postar meu RG aqui.

Olha a prova do MSN, risos:

--------------------------------------------------------------------------

Edvan, diz (09:35):
46 anos foi sacanagem

Angélica diz (09:36):
ahahahah

Edvan diz (09:38):
pegou pesado
kkk
ainda bem que tenho meu RG como prova
kkk

Angélica diz (09:39):
Eu lembrei de casseta e planeta: "IH sacaneei"

--------------------------------------------------------------------------

Te peguei!

Angélica (28/08/2009 às 10:51)

@Edvan,
Você nunca deu pra mentir, agora vai começar? O que tem de mal ter 46 anos? Todos aqui somos seres humanos!

Edvan (28/08/2009 às 09:38)

Angel,

Eu já adoto essa postura de suspensão... já tive clientes "chorando" para que fizesse o desbloqueio. risos

Com a diversidade de pagamento que oferecemos é impraticável o cliente ficar devendendo ( cartão de débito/crédito, boleto e depósito/transferência)? Só se ele não quiser pagar mesmo.

Hoje minha CPU está fazendo upgrade para 2.8ghz = 28 anos e não 46.

Obrigado pela lembrança!

Abraços

Marcus (28/08/2009 às 20:29)

Ligam para o telefone do cliente cadastrado.

Edvan (28/08/2009 às 17:00)

kkkk,

Angel vou escanear o RG e sem photoshop!

Carlos Zamora (28/08/2009 às 16:06)

Façam um teste com seus clientes inadimplentes:

1- Mandem o e-mail de cobrança.
Não deu resultado?

2- Mandem um e-mail de aviso de suspensão.
Não deu resultado de novo?

3- Mandem um e-mail avisando que ele terá sua mensalidade gratuita caso responda aquela mensagem.
Pronto, acaba de pegar um mentiroso.

Alguns clientes alegam que nunca recebem os e-mails e cobrança, mas basta você mandar um e-mail com alguma promoção, que lá estarão eles cobrando o desconto e/ou facilidade que você tenha oferecido.

O brasileiro é péssimo para pagar SERVIÇOS. É excelente para vendas físicas mesmo, produtos de varejo, afinal, vai financiar e ficar inadimplente com a OPERADORA DE CARTÃO e não com o varejista :-)

A grande sacada são os planos anuais. Deixe bem claro que há alguma multa caso o contrato seja finalizado dentro de um tempo específico (caso opte por este meio de pagamento). Pelo menos assim a dor de cabeça diminui.

Andre (14/02/2010 às 13:35)

Cliente que liga pro celular do dono?
Celular? Muito profissional mesmo esse atendimento...

Comente




Tags permitidas: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

O aniversário de 2 anos está chegando (11/11). E agora?

Ver resultado

Carregando ... Carregando ...

Calendário

setembro 2010
STQQSSD
« ago  
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 

Histórico