Em geral, nos meses de dezembro e janeiro inicia-se o período de matrícula de escolas e faculdades. Lembro disso porque tenho dois filhos e também porque tenho um curso superior pendente. Depois de passar por outros cursos (Letras e Psicologia), encontrei a minha real vocação em um curso de Análise de sistemas. E com o nascimento do segundo filho, o curso foi trancado faltando apenas um ano para eu receber o meu canudo.
Esta semana estou efetuando minha matrícula e um fato me veio à mente: quando eu era Psi, muitos tinham o curso como uma alternativa/hobby/backup, pois cursavam direito, odontologia e administração. Não viam a psicologia como finalidade – o curioso é que a maioria agora está com empregos medianos na área. Já o curso de Análise era formado por gente de todas as áreas que quer se aprimorar no que já sabe.
Ok. Informática é algo que se pode aprender sozinho. Mas é preciso um diploma? Dentre os meus amigos que mexem com hospedagem, existem contadores, advogados, psicólogos e administradores. Poucos tem curso de Computação, Sistemas de informação e afins.
Vamos aos fatos: 75% de tudo o que eu sei é conhecimento adquirido via google. Na faculdade, aprendi a programar PHP, Java, C++, entender redes, cabeamento, arquitetura de sistemas operacionais, UML, a acessar orkut e meebo via 4proxy.de,etc (vai dizer que nunca fez isso?). Penso que serviu para consolidar ou dar uma base para o que já sabia. Não sei se um curso técnico me valeria do mesmo jeito – ou eu teria que fazer vários para poder compor algo igual à minha grade curricular.
Eu dei sorte de encontrar um curso com uma grade curricular muito boa, parece que foi feito pra mim (que sou web/software e nenhum pouco hardware), voltado direto para o mercado de trabalho atual. Meu único problema é a qualidade de alguns professores – a cidade ainda não tem muitos profissionais gabaritados. Mas o que falta lá, a gente compensa no Google, não é mesmo?
Quero muito saber a opinião de vocês:
- Você tem curso superior? É na área de informática?
- Se não tem, pretende fazer algum?
- É necessário ter um diploma?
- Já perdeu algum serviço por não ser graduado?
- E quanto a cursos técnicos?




Netmundo
WebAngel