Novidades Para Micro Empreendedores

47 posts in this topic

Posted · Report post

Bem não concordo com você em alguns pontos, vamos começar que pelo simples nacional não é mais possível realizar o cadastro de empresas de hospedagem, o que deve ser feito apenas no lucro presumido ou lucro real, o Marco da Webin em outro tópico inclusive fala sobre isso. Lucro presumido ou real não é viável para quem ainda está engatinhando no mercado.

Outro ponto é que a UOLHOST não se enquadra como MEI porque concerteza o seu faturamento anual passa de R$60.000,00.

A CNAE que falei OUTRAS ATIVIDADES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO NÃO ESPECIFICADAS ANTERIORMENTE pode emitir notas para serviços de hospedagem pelo que li no mesmo tópico que citei do Marco.

Não estou dizendo que é o correto a se fazer, mas não entendo isso como ilegal. Não estou sonegando imposto sendo que minha empresa tem um faturamento anual inferior a R$60.000,00 e estou usando uma cnae que me permite emitir notas fiscais para esse tipo de serviço, inclusive tem uma outra cnae que me permite trabalhar com VOIP (Outras atividades de telecomunicações não específicadas anteriormente).

Não é porque seu cnpj é para vender abacaxi que você não pode vender banana, pelo menos é assim que vejo essa situação.

Bom, eu não vou aprofundar sobre o simples, porque não entendo disso, mas na época meu contador não falou sobre isso... inclusive vou perguntar umas coisas a ele... sobre o CNAE - OUTRAS ATIVIDADES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO NÃO ESPECIFICADAS ANTERIORMENTE... eu desconhecia... mas sei lá, eu se fosse fazer um CNPJ agora, eu não escolheria ele... sobre o tal ilegal que citei foi referente a ele possuir um CNPJ no MEI e realizar outro ramo... foi isso que me referi... onde dei aquele exemplo...

Ah e uma coisa, é ilegal sim trabalhar como empresa sem cnpj, cadê os impostos? kkkk

foi como eu disse, eu não sei mas parece que ele está começando nesse ramo de hosting... ele não deu detalhes... foi como eu falei no outro post... não falei pra ele viver sem CNPJ, apenas citei sobre ele esperar a empresa dele crescer... ai sim, ele poderá arcar com os custos de um bom contador... é chato demais você se tornar empresário e depois passa 2 anos fica trocando o CNPJ... então é melhor você ver como é primeiro e depois se formalizar, até porque HOJE nem todos que começam no hosting, seguem em frente... então...

EDIT:

ah é claro, se ele logo de cara alugar um ponto na cidade, colocar o slogan da empresa dele, ai sim, ele logo de cara vai ter que ter um CNPJ, a empresa crescendo ou não...

mas... todos conhecem como é nosso mercado...

Abraços.

Posted · Report post

cuidado com certos contadores que dizem que não é possível ter o cnae de hospedagem no simples...

Posted · Report post

sinceramente não acho ilegal

Você usar o MEI?

Uso MEI sim, nas seguintes categorias:

OUTRAS ATIVIDADES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO NÃO ESPECIFICADAS ANTERIORMENTE

Edição de cadastros, listas e de outros produtos gráficos.

Marketing direto

Outras atividades de telecomunicações não especificadas anteriormente.

Eu não trabalho só com hospedagem, trabalho com consultoria de marketing e criação de sites e sistemas...

Posted · Report post

Uso MEI sim, nas seguintes categorias:

OUTRAS ATIVIDADES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO NÃO ESPECIFICADAS ANTERIORMENTE

Edição de cadastros, listas e de outros produtos gráficos.

Marketing direto

Outras atividades de telecomunicações não especificadas anteriormente.

Eu não trabalho só com hospedagem, trabalho com consultoria de marketing e criação de sites e sistemas...

O que você declarou como atividade principal? Não existe mais esta opção no cadastro do MEI:

"OUTRAS ATIVIDADES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO NÃO ESPECIFICADAS ANTERIORMENTE"

Posted · Report post

Essa é minha atividade principal: "OUTRAS ATIVIDADES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO NÃO ESPECIFICADAS ANTERIORMENTE"

Tem sim, eu fiz a alteração ontem e coloquei essa atividade como principal...

Posted · Report post

Essa é minha atividade principal: "OUTRAS ATIVIDADES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO NÃO ESPECIFICADAS ANTERIORMENTE"

Tem sim, eu fiz a alteração ontem e coloquei essa atividade como principal...

http://clip2net.com/s/2A5pF

Não há mais nada no O.

Posted · Report post

http://clip2net.com/s/2A5pF

Não há mais nada no O.

Acessa o site: http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/resolucao/2010/CGSN/Resol78.htm

Essa cnae está enquadrada na seguinte atividade no MEI: APURADOR, COLETOR E FORNECEDOR DE RECORTES DE MATÉRIAS PUBLICADAS EM JORNAIS E REVISTAS

Você seleciona essa opção como atividade principal que no seu cnpj vai aparecer essa cnae, foi isso que eu fiz. Qualquer dúvida fala ai que tento ajudar..

Posted · Report post

Afinal, a Receita Federal está pouco se lixando que você esteja usando uma CNAE que de certa forma não corresponde a sua atividade... Ela quer sua DAS paga em dia, e outra... Uma vez a prefeitura liberando a Nota Fiscal você consegue emiti-la na categoria de "Hospedagem" com a devida Aliquota opicional.

Outra coisa, Micro-Empresas, vocês podem já optar pelo SIMEI mantendo a categoria de Hospedagem.

Posted · Report post

Estou tentando mudar o nome fantasia, porém não estou conseguindo.

Qual é o link da pagina para fazer a mudança?

Posted · Report post

Estou tentando mudar o nome fantasia, porém não estou conseguindo.

Qual é o link da pagina para fazer a mudança?

http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual/ateracao-de-dados-cadastrais[/CODE]

Posted · Report post

http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual/ateracao-de-dados-cadastrais[/CODE]

Obrigado cara,vlw!

Posted · Report post

Afinal, a Receita Federal está pouco se lixando que você esteja usando uma CNAE que de certa forma não corresponde a sua atividade... Ela quer sua DAS paga em dia, e outra... Uma vez a prefeitura liberando a Nota Fiscal você consegue emiti-la na categoria de "Hospedagem" com a devida Aliquota opicional.

Outra coisa, Micro-Empresas, vocês podem já optar pelo SIMEI mantendo a categoria de Hospedagem.

Como funciona este SIMEI lfernando? E como regularizar através dele?

Posted · Report post

SIMEI = Simples Micro Emprendedor Individual, o MEI... Quem já é micro-empresa pode optar pelo SIIMEI, se mantendo no Simples com a Categoria de Hospedagem, isso pra quem mantem...

Eu particularmente não vejo problemas a empresa de hospedagem se formalizar através de categorias como Promoção de Vendas, Marketing, Informatica e etc... Já que consolidam a gama que os "Donos de hosting" podem se enquadrar. Já que o Imposto será o mesmo, por DAS, e será recolhido pela receita da mesma forma...

As prefeituras em si estão nem ai com isso, até mesmo o sistema de notas fiscais das prefeituras permite a emissão por qualquer categoria (até hoje a maioria que já vi fazem isso)

Hoje presto serviços ao todo 15 Meis, não sou contador formado mais tenho conhecimento como funciona, inclusive as questões de ATA de Associações Privadas e constituição de empresa, conhecimento tal adquirido pelo tempo de auxiliar de contabilidade. É até hoje NUNCA vi a receita federal se preocupar com isso.

Somente acho desnecessário a hipocrisia praticada por algumas pessoas em condenar alguns optantes, não deixamos de pagar nossos impostos, diversas vezes até alíquotas extras com relação a categoria. O que tem demais? Enganar o cliente? Não mesmo, pois aparece: "Outros serviços de informatica não especificado anteriormente." Eu tenho certeza que Hosting não deixa de ser um serviço ligado a Informática como um todo.

A Optação do simei pode ser feita pelo portal do empreendedor: http://www.portaldoempreendedor.gov.br

Posted · Report post

SIMEI = Simples Micro Emprendedor Individual, o MEI... Quem já é micro-empresa pode optar pelo SIIMEI, se mantendo no Simples com a Categoria de Hospedagem, isso pra quem mantem...

Eu particularmente não vejo problemas a empresa de hospedagem se formalizar através de categorias como Promoção de Vendas, Marketing, Informatica e etc... Já que consolidam a gama que os "Donos de hosting" podem se enquadrar. Já que o Imposto será o mesmo, por DAS, e será recolhido pela receita da mesma forma...

As prefeituras em si estão nem ai com isso, até mesmo o sistema de notas fiscais das prefeituras permite a emissão por qualquer categoria (até hoje a maioria que já vi fazem isso)

Hoje presto serviços ao todo 15 Meis, não sou contador formado mais tenho conhecimento como funciona, inclusive as questões de ATA de Associações Privadas e constituição de empresa, conhecimento tal adquirido pelo tempo de auxiliar de contabilidade. É até hoje NUNCA vi a receita federal se preocupar com isso.

Somente acho desnecessário a hipocrisia praticada por algumas pessoas em condenar alguns optantes, não deixamos de pagar nossos impostos, diversas vezes até alíquotas extras com relação a categoria. O que tem demais? Enganar o cliente? Não mesmo, pois aparece: "Outros serviços de informatica não especificado anteriormente." Eu tenho certeza que Hosting não deixa de ser um serviço ligado a Informática como um todo.

A Optação do simei pode ser feita pelo portal do empreendedor: http://www.portaldoempreendedor.gov.br

Certo, mas qual seria a vantagem do SIMEI em relação ao Mei convencional? E a questão de impostos, muda?

Posted · Report post

SIMEI = MEI / EI = Empresário Individual=O empresário individual (anteriormente chamado de firma individual) é aquele que exerce em nome próprio uma atividade empresarial. É a pessoa física (natural) titular da empresa. O patrimônio da pessoa natural e o do empresário individual são os mesmos, logo o titular responderá de forma ilimitada pelas dívidas.

Posted · Report post

Quando me refiro ao Sistema MEI (SIMEI) é o próprio Microempreendedor, me referi que as Micro-empresas (ME) podem fazer opção pelo SIMEI mantendo as mesmas categorias, tais como Hospedagem de Site.

Posted · Report post

Descordo plenamente com a questão de enquadramento da empresa.

Quando não há categoria para incluir, você pode adicionar a que melhor se enquadra a este.

acho que nem seria considerado ilegal.

1º para abrir uma empresa (LTDA)-(ME) existem custos com documentos - capital inicial minimo - e custo mensal com contator.

no caso de quem está começando normalmente não tem condições financeiramente para manter ou mesmo iniciar o processo de registro desta empresa.

2º Neste caso eliminamos a possibilidade de registrar uma (LTDA ) - (ME) para a maioria dos iniciantes.

pensem comigo, a maioria inicia com revenda que não custa mais de R$ 50,00. vai ter como gastar R$ 5.000,00 para abrir uma empresa.

não seria melhor investir isso em um excelente dedicado por longo período?.

3º Você registrando como MEI, apresar de não está na categoria exata você esta pagando o ISS "Imposto Sobre Serviço" tanto faz se é lanternagem de carro ou montagem de um PC ou mesmo hospedagem de um site, tudo é serviço o imposto seria o mesmo basicamente.

OBS: Fora o fato de estar contribuindo com INSS, e garantindo uma aposentadoria.

E não vamos ser hipócritas pessoal, parem e pense. vocês acham que UOLHOST iniciou-se já 100% legalizada?

tudo tem seu inicio e nada é perfeito.

agora oque adianta ser LTDA - ME ou S/A se não emite todas as notas fiscais devidas?

ou contudo não assinar carteira de seu funcionário no mesmo dia em que o mesmo for contratado?

o ponto X é nada é perfeito e tudo tem seu inicio e um inicio nunca é perfeito.

então façam tudo corretamente na medida do possível, não desista do seu objetivo por causa de um erro insignificante.

Não estou aprovando a irregularidade apenas estou sendo honesto e expondo meu ponto de vista.

Thiago Sabaia likes this

Posted · Report post

Isso mag, mais temos pessoas dentro é fora do forum que não conseguem ter esta mesma concepção... Além do INSS ser menor, mais de qualquer irá ter uma aposentadoria... Ainda compensa em fazer um Plano de Previdência por fora...

Afinal, deve ter muitas empresas atolada em impostos atrasados.

Posted · Report post

Isso mag, mais temos pessoas dentro é fora do forum que não conseguem ter esta mesma concepção... Além do INSS ser menor, mais de qualquer irá ter uma aposentadoria... Ainda compensa em fazer um Plano de Previdência por fora...

Afinal, deve ter muitas empresas atolada em impostos atrasados.

A própria uolhost que já foi citada não usa cnpj de hospedagem de sites, deem uma olhada no cnpj dela: 01.109.184/0004-38

CÓDIGO E DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE ECONÔMICA PRINCIPAL

63.19-4-00 - Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet

CÓDIGO E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS SECUNDÁRIAS

61.90-6-01 - Provedores de acesso às redes de comunicações

Outros serviços de informação tem no MEI, não creio que seja errado você exercer a função, o problema como meu contador diz seria se você tivesse um cnpj pra dar manutenção em computadores e vendesse comida, ai você estaria ilegal porque está mexendo com leis sanitárias e tal... Não vejo nenhum crime ou irregularidade em usar o MEI como disse a uns posts atrás.

Posted · Report post

Esse cnpj é da uolhost ou da uol?

A própria uolhost que já foi citada não usa cnpj de hospedagem de sites, deem uma olhada no cnpj dela: 01.109.184/0004-38

63.19-4-00 - Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet

61.90-6-01 - Provedores de acesso às redes de comunicações

Outros serviços de informação tem no MEI, não creio que seja errado você exercer a função, o problema como meu contador diz seria se você tivesse um cnpj pra dar manutenção em computadores e vendesse comida, ai você estaria ilegal porque está mexendo com leis sanitárias e tal... Não vejo nenhum crime ou irregularidade em usar o MEI como disse a uns posts atrás.

Posted · Report post

Galera é cnpj do dominio registrado da uolhost, de qualquer forma não devemos nos comparar com uolhost.

começando pelo capital.

eles tem muito mais dinheiro que qualquer um que está iniciando no ramo.

então mesmo que a uolhost estivesse 100% é mais que obrigação de estar pois ja tem anos no mercado, tem nome, tem dinheiro, tem milhares de clientes.

então eles tem que estar correto.

quem ta iniciando não tem a estrutura que a uolhost tem.

de qualquer forma acho que estamos fugindo do objetivo do tópico entrando em outras questões.

voltando ao foco, eu acho valido a opção do MEI para empresa de hospedagem para iniciantes.

Posted · Report post

na verdade o CNPJ da UOLHOST é esse:

NÚMERO DE INSCRIÇÃO

11.973.214/0001-60

MATRIZ COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO E DE SITUAÇÃO CADASTRAL DATA DE ABERTURA

13/05/2010

NOME EMPRESARIAL

UOL HOST TECNOLOGIA LTDA

TÍTULO DO ESTABELECIMENTO (NOME DE FANTASIA)

63.11-9-00 - Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet

Não informada

FONTE? http://ferramentas.download.uol.com.br/uolhost/contratos/Contrato_de_Hospedagem_Compartilhada_UOL_HOST.pdf

Localizado em seu contrato...

Nosso amigo em outro post, comentou o que eu quis dizer em uma de minha postagem... é raro achar alguém que começou trabalhar com hospedagem 100% correto, foi o que eu aconselhei ao amigo do tópico, não existe problema ele iniciar os serviços dele sem um CNPJ, mas como ressalvei, aconselhei ele assim que tiver com uma boa margem, regularizar a situação, até porque nosso ramo 1 mês é bom o 2 mês mais ou menos, e o 3º mês sem clientes, 4º mês começam vir de novo os clientes... então alguns desistem... então seria um tanto complicado...

Abraços.

This topic is now closed to further replies.

• Recently Browsing   0 members

No registered users viewing this page.