Publicidade

Tópicos recentes

Publicidade

banner_160x600_portaldohost

Autor Tópico: Acentuação  (Lida 41 vezes)

Offline Carlos Zamora

• Novato
  • *
    • Ver Perfil
Acentuação
« Online: 21 de Fevereiro de 2010, 20:34 »
Olá galerinha!

Seguinte, procurei em vários sites pelo Google e até agora não consegui resolver o meu problema.

Criei um sistema em PHP para um cliente, coisa básica. Postar notícias, deletar, editar, etc.

O grande problema é... toda vez que o cliente posta alguma notícia com acentuação, os acentos não saem da forma correta.

Exemplo disso é a palavra "também", quando o cliente escreve isso no sistema sai da seguinte maneira "tamb?Šm".

Já tentei de várias formas, adicionar o código html de codificação ISO no head da página e nada funciona.

Alguém poderia me ajudar a solucionar esse problema?  :-\

Obrigado.

Offline ehupalo

• Novato
  • *
    • Ver Perfil
Acentuação
« Responder #1 Online: 21 de Fevereiro de 2010, 22:37 »
Newton,
Comigo aconteceu isso uma vez e eu resolvi alterando a codificação da página de UTF-8 para ISO.....

Offline Carlos Zamora

• Novato
  • *
    • Ver Perfil
Acentuação
« Responder #2 Online: 22 de Fevereiro de 2010, 06:53 »
ehupalo wrote:Newton,
Comigo aconteceu isso uma vez e eu resolvi alterando a codificação da página de UTF-8 para ISO.....

Pois é cara, li sobre isso também e não funcionou. Já não sei mais o que fazer! :S

Offline KleberS

• Novato
  • *
    • Ver Perfil
Acentuação
« Responder #3 Online: 24 de Fevereiro de 2010, 17:12 »
Newton, tenta o seguinte cara:

Coloque o código nos arquivos em PHP... Se tiver algum arquivo de configuração, tipo "config.php" coloque-o dentro deste para que todas ou pelo menos a maioria das páginas possuam o seguinte código:
Code: Select all
Código: [Selecionar]
<?php

header
('Content-Type: text/html; charset=iso-8859-1');

?>

Offline joaoseabra

• Novato
  • *
    • Ver Perfil
Acentuação
« Responder #4 Online: 25 de Fevereiro de 2010, 11:51 »
Newton,

O problema ocorrido é causado devido à diferença de charset/encoding em um dos seguintes pontos da aplicação:

1) Codificação do arquivo - Sim, o arquivo tem uma codificação específica, até no notepad tem como modificar)
2) Codificação da aplicação - A definição da codificação da aplicação deve ser definida no head HTML;
3) Codificação do banco de dados - A definição do encode do banco é feita na sua criação.

Caso vc tenha definido em uma dessas camadas como UTF-8 (a melhor opção), DEVE utilizar esta mesma definição em todas as outras camadas.

Abs,

João Seabra - ZCE

Offline Carlos Zamora

• Novato
  • *
    • Ver Perfil
Acentuação
« Responder #5 Online: 03 de Março de 2010, 22:15 »
Valeu pessoal. Obrigado a todos que tentaram me ajudar.

Consegui resolver seguindo os passos do João Seabra, configurei o banco de dados e tudo deu certo. Achei estranho pois eu já tinha configurado o banco e mesmo assim não tinha dado.

Pelo menos agora está funcionando!

Obrigado! :)